O que é preciso para alcançar o sucesso profissional?

sucesso profissional

Desconto nota do Enem

Desde o começo do ensino médio, você sonha com uma carreira sólida e que te permita ter realização? Pois saiba que esse sucesso profissional está mais próximo do que você imagina — mas, antes, é preciso ter algumas questões em mente.

A primeira delas é que essa glória não chega na vida das pessoas assim, de bandeja. Além disso, também não acontece de uma hora para outra, como muitas vezes pensamos ao ver os famosos na tevê. Eles trabalharam duro para chegar ali, sabia? E é sobre esse “por trás das câmeras” que vamos falar neste post.

Quer saber como alcançar o sucesso profissional? Então, confira o artigo que preparamos para você! Nele, você vai conferir detalhes de nossas principais dicas:

  • priorize a organização;
  • invista em capacitação técnica;
  • tenha noções de gestão de pessoas;
  • garanta uma boa comunicação;
  • adote a visão empreendedora;
  • busque proatividade;
  • não se esqueça de ter responsabilidade em suas ações.

Priorize a organização em sua rotina

Já tentou realizar um objetivo sem ter um planejamento? Se não, talvez você esteja no caminho certo. Quando você tem uma rotina organizada, impede o caminho para a procrastinação e não perde tempo com distrações. É a forma perfeita para otimizar as suas atividades e tornar-se uma máquina de aprendizado.

Por isso, o primeiro passo é fazer uma lista com seus afazeres e tempo disponível. Então, é só distribuir os itens nos espaços mais indicados — lembrando sempre de separar períodos de descanso e de lazer, bem como aqueles para os imprevistos. Essa dica vale tanto para quem está cursando uma graduação quanto para aqueles que desejam organizar a vida pessoal e profissional.

E não vá pensando que essa rotina vai deixar a sua vida presa! É ela que vai libertar você para os passeios com amigos e o episódio da sua série preferida toda semana. Não é porque você precisa se dedicar com afinco ao aprendizado a fim de se tornar um profissional de sucesso que deve se distanciar do que gosta de fazer, certo?

Invista em capacitação técnica

Para ser um profissional que vai fazer a diferença no mercado de trabalho, é preciso investir na capacitação técnica. Afinal, essa será a sua base, que permitirá o seu crescimento pessoal contínuo dali em diante. A faculdade é o caminho ideal nesse cenário, já que permite uma formação completa, além da valiosa troca de experiências com professores e outros estudantes.

Sabe o que também pode ajudar o seu sucesso profissional ao cursar uma faculdade? Conseguir um estágio! Essa é a melhor maneira de colocar os seus conhecimentos recém-adquiridos em prática sem ter que esperar o diploma sair. Se você é estudante aqui da Pitágoras, boas notícias: o Canal Conecta pode ser o que precisa para conquistar aquela vaga dos sonhos.

Nosso aluno, Pedro do Amaral é mais uma história de sucesso do Canal Conecta! Confira a história dele a seguir:

Tenha noções de gestão de pessoas

O que é sucesso profissional para uma pessoa pode não ser para outra. Mas uma coisa é certa: ainda que o trabalho individual seja importante, a atuação em equipe é um diferencial muito apreciado pelas melhores empresas do mercado.

Tour pela prova do Enem

Nesse sentido, ter noção de gestão de pessoas ajuda você a liderar pelo exemplo — mesmo que não seja um líder direto. Isso não significa sair dando ordens para seus colegas, não confunda! Mas grandes equipes sempre precisam de uma voz de sabedoria para definir as prioridades do negócio e colocar ações em prática.

Manter uma relação amigável com seus colegas, superiores ou liderados é um poderoso aliado do seu sucesso profissional, principalmente quando coloca o respeito acima de tudo. Fica a dica!

Garanta uma boa comunicação

Para lidar com pessoas, a comunicação é fundamental. Quando somos mal interpretados, não importa quão boa foi a nossa intenção: o ruído é capaz de criar inimizades ou impressões difíceis de se desfazer. Por isso, um diálogo coerente e claro tem que estar no topo das prioridades de quem almeja o sucesso profissional.

Isso também vale desde cedo, nas etapas de entrevistas de estágio ou mesmo para um emprego. Se você quer ser contratado para a vaga, deve colocar as cartas na mesa e posicionar-se diante dos recrutadores. Essa é uma excelente forma de eles conhecerem seu perfil profissional e de você aperfeiçoar a sua comunicação interpessoal.

Além disso, comece a investir em seu marketing pessoal. Não precisa ficar se vangloriando ou contando vantagem, nada disso! Trata-se de entender quem você é enquanto profissional, usar os recursos do networking, cumprir com a sua palavra sempre e, é claro, alimentar uma presença digital (tão importante nesse mercado pautado pelas redes sociais!).

Adote a visão empreendedora

Se você pensa que empreendedorismo é coisa apenas de quem faz Administração, está muito enganado! Todo profissional que incorpora essa competência em sua carreira é capaz de ir mais longe. Sabe por quê? Quem tem essa visão consegue analisar os cenários do mercado de forma ampla e analítica, vislumbrando oportunidades nos desafios.

Então, mesmo que você não queira abrir o próprio negócio, leve a visão empreendedora para a sua atuação profissional. Assim, verá como pode contribuir com ideias inovadoras para a empresa em que trabalha ou até mesmo dentro da sala de aula — por que não empreender durante a faculdade, não é mesmo?

Busque proatividade em suas atitudes

Até o momento, já deu para perceber que o sucesso profissional e pessoal depende muito de seus esforços, não é mesmo? São as suas atitudes que vão colocar ou não você em uma boa posição no mercado, em destaque para as empresas e para os colegas de atuação. Por isso, aprenda desde já a ser proativo!

Essa palavrinha pode não fazer parte do seu vocabulário, mas é bem simples. Nada mais é do que deixar de ser acomodado e agir em vez de esperar as ordens ou os pedidos dos outros. Desde lavar a louça após o almoço na casa dos seus pais sem ser solicitado até ajudar um colega de trabalho com uma demanda urgente que, originalmente, não era de sua responsabilidade: tudo isso é proatividade.

Não se esqueça de ter responsabilidade em suas ações

Você sabia que nem só de acertos vive o profissional de sucesso? Faz parte de suas atribuições aprender com os erros e reinventar-se durante os potenciais fracassos ou desafios. Assumir a “culpa” não te faz uma pessoa pior, viu? Muito pelo contrário! Isso demonstra maturidade e responsabilidade.

Sejam quais forem as suas metas para o ano, não deixe de incluir as dicas deste post na sua rotina. Da mesma forma, invista ao máximo em sua qualificação para chegar ainda mais próximo do tão esperado sucesso profissional. Uma formação completa, que contemple tanto o teórico quanto o prático, coloca você em ótimas posições no mercado de trabalho.

Ainda não se convenceu da importância de buscar uma formação superior? Então, aproveite a sua visita ao blog para conferir alguns bons motivos para investir em educação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados