SolidWorks: como funciona na Engenharia

estudantes de engenharia trabalhando com solidworks

Provavelmente já conhecido pelos veteranos dos cursos de Engenharia, o SolidWorks é um software de computação gráfica que permite a criação de objetos com modelagem tridimensional.

Na Pitágoras, os alunos possuem acesso e utilizam o SolidWorks no decorrer das aulas de Engenharia, o foco é o aprendizado prático e preparação para o mercado de trabalho. Ficou curioso sobre o software e como funciona? Confira o post completo e fique informado sobre:

  • o que é;
  • como usar;
  • SolidWorks para os cursos de Engenharia;
  • os diferenciais do SolidWorks na Pitágoras.

Vamos conferir?

O que é o SolidWorks

Criado em 1995, nos EUA, o software de computação gráfica SolidWorks ganhou novas funcionalidades após ser adquirido pela empresa francesa Dassault Systèmes, em 1997.

Além de ser um software de computação gráfica, para a criação de objetos com modelagem tridimensional, também funciona como um programa técnico. Seu principal objetivo é atender profissionais de diversos setores de produção, como o industrial e de transportes.

Como usar o SolidWorks

O SolidWorks fornece de maneira integrada várias ferramentas para o desenvolvimento de diversos produtos no formato 3D, desde a criação até a fabricação.

Algumas das soluções que podem ser utilizadas pelos usuários da ferramenta são:

  • criação de projeto e facilidade de uso;
  • soluções orientadas para o processo de desenvolvimento com foco no quadro geral;
  • gerenciamento de dados como foco na colaboração;
  • criação de protótipos virtuais;
  • integração do projeto à fabricação.

Para auxiliar no conhecimento sobre as funcionalidades e passo a passo do programa, separamos algumas fontes oficiais da própria empresa SolidWorks, que auxiliam os usuários no processo de aprendizagem:

SolidWorks para os cursos de Engenharia

O SolidWorks, como já citado, permite a criação de objetos e materiais 3D. Sendo assim, é amplamente utilizado no desenho de peças mecânicas, veículos de transporte, edificações e demais novos produtos. Ou seja, os cursos de Engenharia em geral podem fazer utilização desse software para o estudo e desenvolvimento de projetos em sua área específica.

Trabalhando com a tecnologia CAD (Computer Aided Design) traduzindo, desenho assistido por computador – também utilizada no software AutoCAD – o SolidWorks tem como base objetos sólidos, que podem ser modelados para a criação de outras variedades e diferenciações. 

Dentre as várias funcionalidades do SolidWorks para os estudantes de Engenharia, estão:

  • desenho e desenvolvimento de esboços;
  • construção de novos produtos e seu funcionamento;
  • simulação de movimentos;
  • projetos de animações;
  • modelagens 3D;
  • renderização realista.
interface solidworks
Interface SolidWorks

A importância da modelagem 3D para os cursos de Engenharia

Se você pretende fazer Engenharia ou Arquitetura e ainda não faz uso da modelagem tridimensional, precisamos lhe dar uma notícia: é necessário correr atrás disso!

Hoje, o estudo 3D é amplamente discutido e trabalhado no ambiente profissional em geral, pois torna a visualização dos projetos mais rápida e detalhada. Ou seja, é muito comum a utilização desse tipo de funcionalidade no mercado de trabalho, o que torna o seu estudo essencial.

Diferenciais do SolidWorks na Pitágoras

Na Pitágoras, o SolidWorks é utilizado pelos estudantes das Engenharias: Civil, Elétrica, Mecânica, da Computação e de Produção – tanto presencial quanto EAD. 

A versão paga utilizada é a 2016-2017 SP 4.0, e todos os alunos possuem acesso livre em nossos laboratórios especializados.

Através do uso constante de simuladores em laboratórios modernos, o estudante da Pitágoras possui bagagem para trabalhar em novas estruturas 3D e desenvolver o seu curso além da teoria. Fora isso, há acompanhamento de tutores e disciplinas que auxiliam na compreensão das diversas funcionalidades existentes na ferramenta.

Agora que você já sabe como usar o SolidWorks e tirou algumas dúvidas sobre esse software, confira a disponibilidade dos cursos de Engenharia na sua cidade, assim como preços, turnos e tipos de graduação! Acesse o Vestibulares.com.br e saiba mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content