Entenda a diferença entre Sociologia e Ciências Sociais

estudante de sociologia

Se você se identifica com a área de Humanas e busca um curso para entender a sociedade e os fenômenos sociais, aposto que já ficou na dúvida se faz a faculdade em Sociologia ou Ciências Sociais.

Aqui na Pitágoras, percebemos como esse dilema é comum. Afinal, estamos falando de dois campos do conhecimento que conversam entre si. Apesar disso, é fundamental conhecer a característica de cada graduação e o mercado de trabalho para acertar na escolha.

Para ajudar você a alcançar o sucesso profissional, preparamos um conteúdo para detalhar cada uma dessas áreas. Continue a leitura e descubra como elas funcionam!

O que é Sociologia?

É o estudo das formações e grupos sociais, a fim de subsidiar outras ciências — como a Pedagogia Social, Serviço Social e outras — para que possam propor intervenções visando a melhorias na sociedade.

É uma área do conhecimento que se volta para a pesquisa sobre as características de uma estrutura social e também para a forma como a humanidade se organiza e se relaciona, além de seus hábitos e costumes. A ideia é, a partir disso, explicar fenômenos que fazem parte da nossa vida, como religião, política, artes, economia, cultura e outros.

Para esse trabalho, o sociólogo atua fazendo uma análise da realidade social por meio de levantamento de dados, entrevistas e pesquisas. Dessa maneira, pode auxiliar ações da iniciativa pública e privada. Em geral, sua média salarial é de R$ 5.025,51.

O que é Ciências Sociais?

Agora que você já sabe o que é Sociologia, deve estar curioso para entender o que é Ciências Sociais, acertamos? É uma área bastante abrangente e direcionada aos estudos do funcionamento da sociedade, com especial atenção aos aspectos políticos, culturais e econômicos próprios de cada agrupamento.

Quem decide fazer faculdade de Ciências Sociais pode escolher atuar em três habilitações:

  • Sociologia;
  • Ciências Políticas;
  • Antropologia.

É um campo do conhecimento que tem um papel importante na contemporaneidade, pois auxilia a entender as causas e consequências dos acontecimentos nacionais e internacionais. Assim, possibilita até mesmo antecipar situações que possam surgir para as gerações seguintes, permitindo, dessa forma, pensar em soluções para minimizar algum problema.

O cientista social trabalha com o levantamento de dados envolvendo grupos sociais para analisar suas principais características, com salários de R$ 6.447,44. Pode se debruçar sobre temas variados, entre eles:

  • conflitos sociais;
  • migrações;
  • religiões;
  • movimentos políticos.

Pode subsidiar órgãos públicos em políticas públicas, projetos de urbanização e outras ações sociais, empresas privadas, organizações do 3º setor e até mesmo campanhas políticas.

É importante não confundir essa carreira com a de assistente social, em que o profissional é formado em Serviço Social.

Qual é a diferença entre as duas graduações?

Pelas definições, você pode estar se perguntando qual é a diferença entre Sociologia ou Ciências Sociais. É importante que entender que ambas as áreas se voltam para o estudo sobre o ser humano e o modo de vida em sociedade.

No entanto, a Ciências Sociais é um campo do conhecimento mais abrangente formado por algumas áreas, entre elas a Sociologia. Em outras palavras, como dissemos no tópico anterior, a Sociologia é um dos ramos das Ciências Sociais.

Então, qual faculdade escolher? Além de considerar os tipos de personalidade para saber qual curso combina mais com você, é importante entender como é a graduação de cada área. Veja a seguir.

Faculdade de Sociologia

O curso de Sociologia da Pitágoras é da modalidade Licenciatura. Tem duração média de 4 anos, sendo possível optar pelas aulas 100% online, o que facilita bastante a sua rotina, principalmente se precisa conciliar o trabalho e estudos.

Dessa maneira, o objetivo principal é preparar o aluno para dar aulas nesse campo do conhecimento, formando para ser professor na educação básica (ensino fundamental e médio), mas também preparando para a carreira acadêmica. Isso porque a maioria dos cursos tem a Sociologia como uma de suas disciplinas básicas.

É uma graduação com uma matriz curricular voltada para o estudo de todos os aspectos da sociedade moderna, bem como para temas das áreas pedagógicas e de metodologia de ensino.

Faculdade de Ciências Sociais

Já o curso superior em Ciências Sociais da Pitágoras pode ser feito nas modalidades Licenciatura e Bacharelado e tem duração de 4 anos. É possível fazer essa graduação na modalidade de ensino 100% online.

A grade curricular é bastante teórica, envolvendo temas sobre o Comportamento Humano, Fenômenos Sociais, História, Antropologia e Sociologia. No caso da Licenciatura, há ainda disciplinas direcionadas para o campo pedagógico.

Onde atuam esses profissionais?

Quer entender melhor o mercado de trabalho para cada uma dessas áreas? Acompanhe abaixo as possibilidades de atuação:

  • sociólogo — o campo principal de trabalho é a docência e pesquisa em Sociologia, mas o profissional pode atuar ainda em institutos de pesquisas, editoras de livros didáticos na área sociológica, empresas de consultoria e até em órgãos públicos;
  • cientista social — trabalha no planejamento e acompanhamento de ações em ONGs, na realização de pesquisas para institutos e empresas e também no setor público, assessorando diferentes órgãos. Pode ainda dar aulas e fazer pesquisas nessa área.

Quem se forma em uma dessas áreas e quer partir para a carreira acadêmica, campo com boas oportunidades, precisa fazer a pós-graduação, como o mestrado.

Qual é a importância de escolher uma boa faculdade?

Independentemente de o aluno optar pela Sociologia ou Ciências Sociais, a dica é, antes de ingressar no curso, avaliar a instituição de ensino superior. Além de ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), é necessário analisar a capacitação do corpo docente, temas abordados na grade curricular e a infraestrutura da faculdade.

Caso sua escolha seja pelo formado a distância, analise ainda como é a plataforma de ensino, a dinâmica com professores e tutores, bem como o suporte que a instituição oferece ao estudante. Aqui na Pitágoras, você tem acesso ao Portal do Aluno, apoio contínuo durante a graduação e benefícios como o Canal Conecta.

Essa leitura ajudou você a decidir entre Sociologia ou Ciências Sociais? Como mostramos, são áreas correlatas, porém, a formação para cada campo profissional é diferente, bem como as possibilidades de atuação. Pesquise a fundo essas carreiras e escolha a que combine mais com seu perfil.

Gostou do nosso post? Então, apostamos que vai gostar também de saber se vale a pena fazer Pedagogia!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 28

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content