Faculdade de Sistemas para Internet: tudo que você precisa saber

Sistemas para Internet

Já pensou viver em um mundo sem internet? Desde que essa tecnologia ganhou força no mercado, ela se tornou, aos poucos, indispensável não só pra profissionais e empresas, mas pra qualquer pessoa em diferentes situações. É conectado que a gente navega pelos sites, checa o feed dos amigos nas redes sociais, envia mensagens instantâneas, e assim por diante.

Pra quase todas essas funcionalidades são necessários aplicativos, páginas na web e sistemas, certo? É aí que entra a importância do profissional de Sistemas para Internet. O mercado precisa dos conhecimentos desse especialista pra oferecer soluções cada vez melhores e mais ágeis pra sociedade.

Isso nos leva a uma realidade bem positiva: quem faz um curso de Sistemas para Internet tem valorização, emprego e até excelentes salários no mercado. Gostou dessas possibilidades? Então, siga a leitura deste post e descubra as principais informações sobre a graduação e a carreira na área!

O que vou aprender no curso de Sistemas para Internet?

O curso de Sistemas para Internet tem como objetivo formar profissionais estratégicos e preparados pra desbravar os desafios do mercado. Por essas qualidades, um estudante formado em uma faculdade autorizada pelo MEC consegue emprego em empresas de diferentes portes e segmentos.

Durante o curso, o profissional aprende conceitos e técnicas em posicionamento de hiperlinks, programação, experiência do usuário, metodologias de desenvolvimento de aplicações, diretrizes de criação de interfaces e assim por diante. Pra uma atuação completa, deve aprender um pouco de diferentes áreas, como marketing, comunicação, gerenciamento etc.

Sistemas para Internet é um dos melhores cursos de TI justamente porque foca um segmento promissor do mercado. Ao se graduar nessa faculdade, terá vagas no departamento de tecnologia das empresas, em consultorias, bancos e financeiras, órgãos públicos, e muito mais.

Grade curricular de Sistemas para Internet

Conhecer a grade curricular do seu curso de interesse é essencial pra entender se é mesmo a sua praia. Melhor fazer isso antes de se matricular e evitar frustrações com a graduação, concorda?

Esse não é um curso que tem o estágio obrigatório como requisito pra formação e conquista do diploma. Mas se você tiver disponibilidade, não deixe de investir nesse aprendizado. Mesmo que não seja remunerado por isso, é uma forma de relacionar melhor as disciplinas e a prática profissional, além de reforçar o seu networking.

Quais são as modalidades de ensino disponíveis para o curso de Sistemas para Internet?

Quem deseja fazer o curso de Sistemas para Internet aqui na Pitágoras pode optar pelo ensino a distância, no modo 100% online. Essa é a solução pra você que tem uma agenda cheia de compromissos ou quer estudar de onde estiver e no seu momento de maior produtividade. Basta se conectar a um dispositivo com internet pra isso!

Além da flexibilidade pra estudar, veja algumas das vantagens dos cursos EAD e a distância da Pitágoras:

  • infraestrutura digital completa com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em que você acessa as aulas online, entrega os trabalhos e encontra materiais complementares à sua disposição;
  • apoio personalizado sempre que você precisar, com professores e tutores à disposição para tirar suas dúvidas;
  • fóruns de debate pra assimilar melhor as disciplinas e trocar ideias com seus colegas de turma.

Quanto tempo leva a formação em Sistemas para Internet?

O curso de Sistemas para Internet tem duração de 4 semestres, ou seja, 2 anos. É uma graduação de curta duração que nem por isso deixa de ter qualidade. A ideia do Tecnólogo é direcionar a abordagem das disciplinas pra prática profissional e tudo o que você precisa saber pra atuar de forma estratégica.

Se você busca formas de conseguir um emprego mais rápido, o Tecnólogo é a solução. Afinal, a curta duração permite um ingresso no mercado em menor tempo que um Bacharelado em Engenharia da Computação ou Mecânica, por exemplo, que levariam cerca de 5 anos pra obter o diploma.

Por falar nisso, é bom lembrar que o diploma do Tecnólogo tem a mesma validade e aceitação de um das ênfases de Bacharelado ou Licenciatura. Aliás, as empresas não querem saber se você terminou o curso em 2 ou 5 anos: elas precisam de profissionais verdadeiramente qualificados pra contribuir em seus processos.

Por essa razão também, é importante escolher uma faculdade que aproveita bem esse tempo de graduação pra fornecer fontes de aprendizado para os estudantes — ou seja, com uma grade curricular completa e alternativas que potencializam o seu currículo. Veremos mais sobre isso adiante neste conteúdo!

Qual é o perfil do profissional da Sistemas para Internet?

O profissional de tecnologia, seja qual for a sua área de atuação, precisa ter familiaridade com a lógica. É assim que ele consegue solucionar problemas complexos, encontrar caminhos fora da caixa de acordo com as regras de negócio da empresa, adaptar códigos e funções etc.

Desde a graduação, ele precisa ter um perfil bem técnico, não se acomodando com conhecimentos básicos da área. Temos que considerar o quanto a área de tecnologia muda em pouco tempo, tornando obsoletos sistemas e até profissões. Por isso, não basta aprender uma linguagem de programação ou framework e achar que isso bastará pra uma atuação de sucesso contínua.

Com as novas possibilidades do trabalho remoto, o profissional de Sistemas para Internet precisa saber gerir melhor seu tempo e se automotivar no desempenho de tarefas. Isso se conquista também desde a faculdade, principalmente no EAD. Afinal, podem surgir diversas vagas interessantes no modelo home office, até mesmo fora do país.

Isso nos leva à próxima habilidade que não pode faltar no seu perfil: domínio de idiomas, sobretudo o Inglês. Pra trabalhar nessas empresas estrangeiras ou em multinacionais com sede no Brasil, você terá que se comunicar e entender bem o que seu colega/cliente deseja. Sem falar na quantidade de pesquisas e outros materiais que dificilmente chegam com tradução por aqui.

Por fim, vale ressaltar que, por mais que Sistemas para Internet e outros cursos de tecnologia sejam faculdades de Exatas, a comunicação é um ponto em comum a todos eles. Seja com seus colegas de trabalho, seja com clientes, será preciso alinhar expectativas e transmitir mensagens importantes sobre o projeto — o que só funciona com diálogos eficientes, sem ruídos de compreensão.

Como desenvolver habilidades pra ter esse perfil?

Vimos que muitas das habilidades necessárias ao perfil do profissional de Sistemas para Internet devem ser trabalhadas desde o curso superior. De fato, esse é o melhor momento pra desenvolver essas características, a partir do acesso às aulas e convívio com a comunidade acadêmica.

É importante lembrar que não vale desistir da carreira somente porque não tem essas habilidades mencionadas. Muitas delas você até já tem, só não as aprimorou no seu dia a dia. Por isso, não perca as chances de fazê-lo. Se liga nestas dicas rápidas:

  • comece a ouvir melhor o que as pessoas têm a dizer. Isso não só aprimora seu vocabulário para as interações, mas também contribui para o desenvolvimento de competências complementares — é o caso da empatia, do trabalho em equipe, e assim por diante;
  • aposte no autoconhecimento. Essa é a forma de identificar como conseguirá melhores performances em determinadas habilidades;
  • conviva com pessoas diferentes, com ideias distintas às suas. Essa é uma boa maneira de se preparar pra alguns dos desafios do mercado de trabalho e da atuação profissional, além de melhorar sua argumentação e o raciocínio rápido em conversas mais complexas;
  • com o perfil profissional de Sistemas para Internet em mente, transforme essas ações sugeridas em metas pra ser cumpridas até a sua formatura.

O que faz um profissional de Sistemas para Internet?

O profissional de Sistemas para Internet é o responsável pelo desenvolvimento de sites e outras soluções que utilizamos todos os dias ao nos conectamos pelo celular, computador e qualquer dispositivo. Sua atuação, muitas vezes, se aproxima a de um analista de sistemas.

Entre as principais atribuições, podemos destacar:

  • modelagem de dados;
  • montagem de protótipos de sistemas;
  • realização do controle de acesso a dados e recursos;
  • definição de níveis de segurança de TI;
  • estabelecimento de padrões pra um ambiente de TI.

Veja alguns dos cargos que um profissional de Sistemas para Internet pode assumir no mercado!

Desenvolvedor web

Essa área de desenvolvimento é responsável tanto pela criação de sites institucionais e blog quanto de páginas mais complexas, como as de um e-commerce. O profissional faz desde o planejamento das funcionalidades, implementação de servidores e bancos de dados às manutenções recorrentes pós-lançamento.

O profissional de Sistemas para Internet também pode cuidar da segurança desses sites. Afinal, ainda há ataques de hackers, roubo de dados, vazamentos de informações pessoais de clientes e outras atividades mal intencionadas que acontecem no mercado. As empresas investem pesado nessa área pra evitar os prejuízos dessas ações.

Há oportunidades pra Desenvolvimento Web em startups também, principalmente nas que trabalham com softwares como serviço — ou seja, produzem um sistema personalizado pra pessoas físicas ou empresas. Esse é um segmento bastante em alta e que deve permanecer em busca de colaboradores pelos próximos anos.

Analista de sistemas

Esse analista tem diversas atribuições, dependendo do escopo do cargo. Uma delas é a implementação de sistemas automatizados na indústria, em escritórios de advocacia, no varejo e em tantos outros segmentos. Assim, garante maior produtividade e redução de custos às organizações.

Também pode criar plataformas e sistemas internos, também com objetivo de otimizar os processos das empresas. Um exemplo é a implementação de uma intranet, pra transmissão segura e rápida de dados do negócio. Com tantas tecnologias disponíveis, dá pra criar soluções de acordo com as necessidades do cliente, totalmente personalizadas.

Desenvolvedor mobile

Já reparou que a gente usa aplicativo pra tudo hoje? Existe app pra redes sociais, trocar mensagens com familiares e amigos, organizar sua agenda, fazer a gestão do tempo, acessar o banco e e-mails, entre outras funções. Pra que tudo isso seja possível, o profissional de Sistemas para Internet com habilitação em Desenvolvimento Mobile é essencial.

Pra atuar nesse segmento, você pode se especializar em um dos sistemas operacionais disponíveis no mercado (Android ou iOS) ou atuar com ambos. Cada um deles tem linguagens de programação, frameworks e características diferentes, até pra serem incluídos nas lojas de apps.

Uma alternativa que muitos profissionais não pensam é atuar com consultoria. Assim, orientam as empresas na criação de apps estratégicos e funcionais para o seu tipo de público. Também há chances de empreender, por exemplo, ao criar sistemas de anúncios pra aplicativos. Que tal?

Quanto ganha um profissional da Sistemas para Internet?

Como vimos, assim como em outras profissões na área de Tecnologia da Informação, o tecnólogo em Sistemas para Internet tem altas médias salariais no mercado. Ele costuma ganhar R$ 5.872,05*, segundo o CAGED — valor bem alto, principalmente quando comparamos com o salário mínino brasileiro, concorda?

Mas saiba que ainda é possível aumentar bastante esses ganhos ao longo da carreira. O salário pode chegar facilmente a R$ 12.974,61* quando você investe em qualificação e encontra as melhores vagas no mercado. Vale lembrar também que a média salarial sofre alterações de acordo com alguns fatores. Confira alguns deles a seguir!

Segmento da empresa

Diferentes atuações das organizações se refletem diretamente no salário dos profissionais. Conheça as médias mais altas por segmento:

  • bancos: R$ 7.614,72*;
  • serviços de escritório e apoio administrativo: R$ 6.856,94*;
  • consultoria em gestão empresarial R$ 6.855,33*;
  • desenvolvimento de programas de computador: R$ 6.051,46*;
  • consultoria em TI: R$ 5.808,26*;
  • suporte técnico, manutenção e outros serviços de TI: R$ 5.637,93*.

Progressão salarial

As empresas costumam dividir suas vagas de acordo com o nível de especialização dos colaboradores. Dependendo da experiência do profissional, ele consegue assumir maiores responsabilidades na área — e, em troca, recebe remunerações mais expressivas. Olha só as médias da progressão salarial:

  • nível júnior: R$ 5.741,10*;
  • nível pleno: R$ 6.494,51*;
  • nível sênior: R$ 7.801,40*.

Região em que se encontra a empresa

Os motivos para as diferenças de salários nos diferentes Estados do país são variados. Isso pode acontecer pela oferta e procura de profissionais na região, os custos de vida da população, o porte das organizações do mercado e assim por diante. Veja alguns exemplos a seguir:

  • São Paulo: R$ 6.531,42*;
  • Rio de Janeiro: R$ 6.025,88*;
  • Distrito Federal: R$ 5.942,44*;
  • Paraná: R$ 5.172,91*;
  • Ceará: R$ 5.091,25*;
  • Rio Grande do Sul: R$ 5.040,00*.

Cargos concursados

Quem faz Sistemas para Internet também pode prestar um concurso público e trabalhar como servidor. A remuneração média pra esses cargos é de R$ 6.069,10*, 3% mais alta que as vagas em empresas privadas. Uma das vantagens dessa escolha é a estabilidade do emprego e os benefícios, que muitas vezes compensam mais que a remuneração.

Pra conquistar essas vagas, é preciso ir muito além de entender as técnicas, conceitos e ferramentas do segmento da tecnologia. Ser aprovado em um concurso exige uma dedicação extra aos estudos de outras áreas do saber, que você encontra nos editais.

Será que vale a pena investir na carreira em Sistemas para Internet?

Diante de tantas possibilidades de atuação e remunerações promissoras, dá pra dizer que vale a pena sim se jogar nessa carreira. Se tantas pessoas buscam valorização profissional e reconhecimento de sua importância pra sociedade, você certamente encontrará esse retorno com Sistemas para Internet.

Mas também há outros fatos que comprovam o quanto essa carreira é promissora. O primeiro deles é a quantidade de pessoas de usam a internet todos os dias. De acordo com o Global Overview Report, são 4,66 bilhões em todos os países. Ou seja, o público que, a cada diz, cria novas demandas aos profissionais de tecnologia não para de crescer.

O uso dos aparelhos celulares pra múltiplas funções é igualmente expressivo. Segundo o mesmo estudo, mais de 66% da população mundial utilizam os dispositivos móveis regularmente. Isso equivale a nada mais, nada menos que 5,22 bilhões de pessoas. São números impressionantes, concorda?

Agora vamos pensar nas possíveis especializações do profissional e as perspectivas de futuro na área. Olha o comércio eletrônico, por exemplo. Pra você ter uma ideia, só nos primeiros 3 meses de 2021, o aumento das vendas online foi de 57,4%, o que equivale a 78,5 milhões de transações.

O mercado de startups, empresas que contratam bastantes profissionais de Sistemas para Internet, também está em crescimento. De acordo com o relatório de impacto do Google, a previsão é que existem mais de 13 mil empresas com essas características no Brasil. São mais de 15 mil empregos gerados e R$ 35 bilhões de investimento feitos por essas organizações.

Por fim, vale lembrar um dado importante pra todo o segmento de tecnologia: o deficit previsto de 24 mil profissionais qualificados pra atender as demandas das empresas. Isso significa que os especialistas podem escolher em quais organizações trabalhar, seja pelo seu renome no mercado, seja pelos benefícios oferecidos.

Também quer dizer que, com os conhecimentos certos, você chega muito longe nessa carreira. As possibilidades são diversas, e certamente terá uma rotina bem dinâmica em qualquer uma delas. Se você tem afinidade com a área, não pense duas vezes antes de agarrar essa chance!

Qual é a importância da faculdade na formação em tecnologia?

Você provavelmente já ouviu casos de uma ou outra pessoa que conseguiu emprego em tecnologia sem ter um diploma, não é mesmo? Mas saiba que esse não é o caminho mais indicado pra quem deseja investir em qualificação de forma eficiente. De fato, existem materiais de estudo na internet, mas nada substitui a formação acadêmica.

Os motivos são simples. A faculdade prepara uma grade curricular completa, atualizada e de acordo com as tendências de mercado. São conteúdos que estão dispostos em uma ordem que facilita a assimilação e torna o aprendizado mais natural. É por isso que existe o formato Tecnólogo, tão focado na prática, mesmo quando trata da teoria.

Isso sem falar que você não fica diante somente de textos e explicações soltas. Há um corpo docente especialmente selecionado pra compartilhar suas experiências com os estudantes, de modo que eles aprendam com quem já esteve em seu lugar. Pra tirar dúvidas e vislumbrar melhor as oportunidades futuras, é bem melhor ter alguém com quem contar, concorda?

Ainda mais quando você escolhe estudar na Pitágoras, existem benefícios para o seu currículo que o colocam à frente de qualquer concorrência nos processos seletivos. Além de ser uma das faculdades com vestibular online, que facilita o seu ingresso, veja o que mais podemos oferecer para o seu futuro:

  • Canal Conecta, portal recheado de vagas de emprego e estágio que ficam disponíveis de acordo com o seu perfil;
  • Estudos Dirigidos, que são atividades complementares trazendo as Habilidades Digitais para o seu aprendizado;
  • Trilhas de Carreira pra complementar o seu perfil profissional com outras competências que o mercado procura em um especialista;
  • Aula Destaque com profissionais renomados em diferentes áreas, oferecendo a chance de aprender com desafios e vivências que os levaram ao sucesso.

Quero estudar com bolsa na Pitágoras“: é possível? A boa notícia é que sim! Além do curso já ter um excelente custo-benefício, com mensalidades de R$ 129,00*, você tem chances de obter desconto com a sua nota do Enem, ao atender aos requisitos financeiros, pagando até certa data todos os meses e muito mais!

Invista no seu futuro profissional com a Pitágoras!

A faculdade de Sistemas para Internet é ideal pra quem tem familiaridade com a área da tecnologia e deseja ingressar em uma profissão com grandes possibilidades para o futuro. Agora que você conhece a importância da instituição de excelência e, sobretudo, de investir na qualificação, não fique pra trás.

Gostou de saber como funciona o curso de Sistemas para Internet e as possibilidades para os profissionais qualificados? Então, aproveite que está por aqui e já faça a inscrição para o vestibular da Pitágoras. Vem estudar com a gente e faça a diferença no seu futuro!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.