Quais são as principais oportunidades de trabalho no 3º setor?

mulher vendo oportunidades de trabalho no terceiro setor

A saúde econômica de um país acontece quando, entre outras coisas, ele concilia o lucro de empresas privadas com o retorno social, de preferência sem sobrecarregar os empresários e os trabalhadores com tributação excessiva. E isso, com certeza, tem a ver com criar oportunidades de trabalho no 3º setor.

Mas como os três setores da economia se relacionam? Existe uma relação de interdependência entre eles? O que vale mais a pena, ser funcionário público, privado ou ligar-se profissionalmente ao meio-termo que representa o terceiro setor?

Essas são algumas das perguntas que pretendemos responder neste artigo. Leia até o fim e saiba o que essa área da sociedade civil significa, bem como as oportunidades de trabalho que ela apresenta. Daremos mais detalhes sobre as seguintes oportunidades:

  • Administração;
  • Assistência Social;
  • Educação;
  • Enfermagem;
  • Jurídica;
  • Relações Públicas;
  • Tecnologia.

Afinal, o que é o 3º setor?

É claro que, se há um terceiro setor, também existem um segundo e um primeiro. Essa terminologia, que representa uma maneira de dividir as iniciativas econômicas da sociedade civil, vem da Sociologia.

O primeiro setor é formado por todas as instituições, governos, secretarias e empresas públicas de qualquer espécie. Sua finalidade é promover o bem-estar social e, portanto, ele não tem como finalidade o lucro.

O segundo setor é formado pelas empresas privadas, cuja premissa é a livre iniciativa, e o objetivo, o lucro. Exceto pelo pagamento de impostos que devem ser revertidos em benefícios à população, não existe nenhuma obrigação social do segundo setor.

O terceiro setor, por sua vez, é um misto dos dois anteriores: ele é composto por iniciativas privadas sem fins lucrativos. Ou seja, acontece quando empresas ou instituições privadas se propõem a oferecer serviços de interesse público sem lucrar.

Quais são as principais oportunidades de trabalho na área?

Então, agora que está mais familiarizado com o tema, você já sabe que as organizações não governamentais (ONG’s), as organizações beneficentes formadas por voluntários, as instituições religiosas e outras se enquadram aqui.

Mas e quando falamos das oportunidades de trabalho no 3º setor? Elas funcionam de um modo mais parecido com a iniciativa pública ou com a iniciativa privada? Abaixo, você confere detalhes sobre esse assunto e cada uma das profissões envolvidas.

Administração

As ONG’s e outras instituições do terceiro setor devem ser geridas com muito rigor. Embora não tenham tantas dificuldades de conseguir recursos quanto a iniciativa pública — que enfrenta burocracia nas licitações —, o terceiro setor deve prestar contas de tudo. E são os profissionais formados em um curso de Administração que equacionam a renda e os gastos dessas instituições.

O terceiro setor pode receber capital advindo de doações, de prestação de serviços ou de verba pública. Em todos os casos, deve ser gerido com parcimônia e prestar conta desses valores. Muitos dos pontos exigidos dos profissionais do terceiro setor estão de acordo com o conceito de Administração do futuro.

Assistência Social

Também os formados no curso de Serviço Social encontram muitas e ótimas oportunidades de atuação em ONG’s e em entidades semelhantes. Vale lembrar que a função desse profissional é oferecer suporte a comunidades e famílias que enfrentam os efeitos das mazelas sociais, muitas vezes atuando com grupos e em regiões de risco.

As vagas para assistente social no terceiro setor podem ser encontradas em sites de emprego, assim como são oferecidas nos próprios endereços das instituições. Não é raro que as indicações pesem no processo seletivo; então, trate de fazer um bom networking.

Quanto a essas vagas, é bom ficar atento também ao mercado de trabalho de Psicologia. Essa área forma diversos profissionais que acabam atuando como assistentes sociais em ONG’s.

Educação

Talvez a área que mais gere oportunidades no 3º setor, a Educação nas ONG’s visa a suprir as lacunas que os serviços públicos de Pedagogia não conseguem sanar. É importante ter em mente que não são só os pedagogos os mais requisitados nos cargos.

Em cursos livres de Artes e Música, por exemplo, empregam-se muitos artistas com Licenciatura. Outras habilidades criativas também são contempladas: Artes Circences, Artesanato, Grafitti etc. A coordenação pedagógica, no entanto, é sempre dos educadores devidamente formados no curso de Pedagogia.

Enfermagem

Como serviço básico que é, a Saúde está presente como oportunidade no 3º setor. O cargo mais requisitado é o de Enfermagem, já que esses profissionais prestam serviços em comunidades de baixa renda, fazendo tratamentos e acompanhamento de doenças.

Jurídico

O setor jurídico é aquele que garante não apenas a abertura das instituições sem fins lucrativos, mas também o seu funcionamento dentro das normas de cada estado ou município. Nessa área, empregam-se advogados, promotores e outros.

O terceiro setor tem uma legislação própria e que varia de acordo com a região do Brasil em que uma organização funciona. Cabe aos profissionais dessa área orientar administradores e intermediar processos jurídico-burocráticos.

Também o Direito Administrativo é valorizado no terceiro setor. Se você ainda não ouviu falar dessa área, vale a pena pesquisar sobre o tema.

Relações Públicas (RP)

Esses profissionais, que podem ser formados no curso de Gestão Pública, arcam, principalmente, com a tarefa de realizar a comunicação interna (entre os colaboradores) e externa (com a sociedade) do terceiro setor. São, portanto, necessários em quase qualquer ONG ou instituição.

No Canal Conecta, portal de empregabilidade exclusivo dos alunos aqui da Pitágoras, você pode saber um pouco mais sobre as oportunidades de trabalho para profissionais de RP em entidades, em ONG’s e em demais instituições.

Tecnologia

Com o desenvolvimento rápido e massivo da tecnologia e da comunicação pela internet, crescem também as iniciativas de inclusão digital para jovens, adultos e, principalmente, idosos com pouca experiência digital.

Logo, são necessários profissionais de Tecnologia da Informação (TI), Marketing Digital e outros para desempenhar esse papel. Não é exagero dizer que o movimento da Tecnologia no terceiro setor é, hoje, uma das maiores tendências da economia.

O processo nessa área tende a ser tão criterioso quanto na iniciativa privada. Por isso, é preciso qualificar-se e procurar instituições de ensino que estejam ligadas ao seu propósito de vida. A Pitágoras oferece todos os cursos que citamos neste artigo. Aqui, já estamos acostumados a formar profissionais para atuar nesse mercado.

Se você gostou deste conteúdo e quer promover uma discussão saudável sobre as oportunidades do 3º setor entre os seus amigos, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.