Segurança alimentar: o que é e como atuar na área?

profissionais de segurança alimentar

Desconto nota do Enem

Você sabe o que é segurança alimentar e qual é a importância da área para o mercado? A gente já adianta que esse conceito se relaciona com a garantia de que os consumidores vão ter acesso a produtos de qualidade e sem nenhum tipo de contaminação.

Quem quer trabalhar nesse setor pode fazer o curso de Nutrição na faculdade. Mas pra ter a certeza de que a graduação te oferece todas as condições pra aprender, uma boa dica é escolher uma instituição de renome e excelência pra dar início aos estudos no ensino superior.

Ficou curioso sobre o assunto? Então, é só acompanhar o post pra entender mais sobre a área de segurança alimentar e ver quais são as maiores possibilidades de atuação. Vamos lá?

O que é segurança alimentar?

A segurança alimentar é a área da Nutrição que cria as regras de produção, transporte e armazenamento de alimentos. Ela diz o que é ou não adequado pra gente consumir. O termo também fala de controle de substâncias prejudiciais à nossa saúde, evitando qualquer impacto negativo na vida social e coletiva.

Umas das intenções da segurança alimentar é, justamente, garantir que as pessoas tenham acesso a alimentos saudáveis e nutritivos — mesmo que suas condições financeiras não sejam as melhores. O objetivo é contribuir pra criação de práticas alimentares mais dignas e que proporcionam maior qualidade de vida e bem-estar pra todo mundo.

Fazer um curso superior na área de Nutrição ou Gastronomia é um dos caminhos mais indicados pra quem quer trabalhar com segurança alimentar. Os nutricionistas, por exemplo, desenvolvem as habilidades e os conhecimentos técnicos específicos pra produzir e disponibilizar alimentos seguros pra consumo.

Mas, pra isso, é preciso ir em busca de uma formação acadêmica, um diferencial que pode abrir diversas portas pra quem quer atuar no setor. O mais importante é ver o quanto essa área é importante pra manter a saúde das pessoas e, por isso, pede toda sua dedicação e responsabilidade pra lidar com os desafios da carreira.

Como está o mercado e quais são as possibilidades de atuação?

Nos últimos anos, a segurança alimentar e o acesso a produtos de qualidade é um assunto recorrente, né? Não só na agenda dos governantes, mas entre a população também. Por conta disso, diversas instituições, órgãos e empresas perceberam a importância do setor pra melhorar os processos de produção.

Criaram diversas políticas públicas no país pra garantir maior poder de escolha e mais opções pra população ter uma alimentação segura e saudável. O que muitos não sabem é que o nutricionista é o agente que mais oferece contribuições pra área.

Pensando nisso, se liga em como está o mercado de trabalho e como você pode atuar no setor de segurança alimentar.

Campo de atuação

A formação acadêmica te prepara pra planejar, executar e acompanhar a criação de políticas e programas de segurança alimentar. Por conta disso, o campo de atuação é amplo e oferece uma série de oportunidades de emprego na indústria alimentícia, em clínicas, hospitais, escolas, restaurantes, entre outros setores.

Tour pela prova do Enem

Mercado de trabalho

As pessoas buscam por um estilo de vida mais saudável, o que faz do mercado de trabalho pra nutricionistas ter ainda mais destaque. Você vai poder atuar, por exemplo, no atendimento ao público, realizando consultorias, elaborando cardápios e contribuindo em pesquisas sobre temas do setor em faculdades e hospitais.

Média salarial

Você já chega no mercado da Nutrição com a média salarial de R$ 2.866,80. Mas aumentando seu nível de qualificação e tempo de experiência, dá pra ter acesso a um salário ainda maior.

Quem quer crescer rapidamente na carreira também pode se candidatar pra prestar um concurso público na área. Os editais abrem inúmeras vagas pra nutricionistas. Por isso, é muito importante desenvolver diferenciais pra ter ainda mais chances de se tornar um profissional valorizado e com um salário de encher os olhos.

Atribuições

Ter gosto pela culinária e interesse em assuntos relacionados com valor nutricional dos alimentos estão na listinha de características do perfil de quem estuda Nutrição.

Você também precisa ser atencioso com as pessoas, desenvolver aquela comunicação interpessoal, ser um bom ouvinte e gostar de aconselhar. Quanto mais curiosidade sobre o funcionamento do corpo humano e habilidade com a área de Ciências Biológicas você tiver, melhor.

Competências exigidas

Geralmente, quem trabalha com segurança alimentar atua no combate da fome e da pobreza. Imagina só ser o principal responsável por estimular a produção de alimentos locais e por garantir que os valores nutricionais cheguem até os consumidores! É por isso que uma das maiores competências exigidas dos nutricionistas é ter iniciativa e comprometimento com as causas sociais e alimentares.

Como atuar nessa área?

Seguir carreira em segurança alimentar parece bastante promissor, né? Mas pra oferecer seus serviços, o primeiro passo é fazer a graduação em uma instituição de ensino com credibilidade no mercado educativo. Assim, o seu processo de aprendizagem acontece da melhor forma e você tem acesso a todas as competências técnicas exigidas pela profissão.

Aqui na Pitágoras, a gente oferece várias formas de ingresso e um sistema de ensino inovador pra você já sair da faculdade com uma grande bagagem de conhecimentos sociais e humanísticos. O maior objetivo é que nossos alunos estejam atentos em relação à urgência da Nutrição e da alimentação no Brasil, pra que trabalhem ativamente na mudança desse cenário.

Além disso, também temos um importante parceiro exclusivo: o Canal Conecta. O portal de empregabilidade facilita a sua vida, principalmente quando quiser fazer um estágio em Nutrição ou conseguir uma vaga fixa em alguma das empresas parceiras do programa.

Sem dúvidas, o setor de segurança alimentar tem uma importância significativa para o aumento do bem-estar e da qualidade de vida da população. Então, se a carreira combina com o seu perfil e com seus interesses, procure o quanto antes uma faculdade de qualidade pra iniciar seus estudos no ensino superior!

E que tal estudar aqui com a gente? Aproveite a visita e se inscreva agora mesmo no vestibular da Pitágoras pra iniciar a sua trajetória acadêmica da melhor forma!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 27

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados