Qual o salário de um professor e como ele pode ganhar mais?

salário do professor

Todo mundo tem um dom, e alguns se identificam com a arte de lecionar. Afinal, dar aulas envolve a nobre missão de transmitir conhecimento e formar a consciência social, desde os primeiros anos de vida do indivíduo até formação superior de ensino. Mas você sabe qual é o salário de professor?

Ao contrário do que muita gente pensa, essa profissão não é mal remunerada, pois variam fatores influenciam o salário. Além disso, o profissional pode ampliar suas possibilidades de atuação e aumentar os ganhos. Quer saber como? Acompanhe este post, descubra qual é a média salarial do professor e o que é preciso fazer para ganhar mais!

Qual a formação necessária para ser professor?

Para ser professor, é preciso fazer o curso de Pedagogia ou ter Licenciatura em disciplinas específicas, como Língua Portuguesa, História e Educação Física.

Os pedagogos lecionam para um público de estudantes mais novos, desde a educação infantil até o quinto ano do ensino fundamental. Já os licenciados em matérias específicas podem ministrar aulas para adolescentes a partir do sexto ano, incluindo o ensino médio.

Importante saber que os cursos de Licenciatura habilitam o profissional para dar aulas em instituições de ensino das redes pública e privada. Já os de Bacharelado são voltados para a prática da profissão no mercado de trabalho geral.

Entenda um pouco mais sobre as áreas de atuação do professor de acordo com sua formação!

Pedagogia

Aqui na Pitágoras, você encontra o curso de Pedagogia na modalidade presencial e semipresencial — assim pode ter a experiência tradicional da sala de aula e a flexibilidade da educação a distância (EAD).

Como comentamos, a Licenciatura em Pedagogia prepara o estudante para ser professor no ensino básico, o que inclui a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º). O campo de trabalho oferece alta empregabilidade, visto que o papel do professor é de extrema relevância para a formação de qualquer pessoa — desde os primeiros anos da trajetória escolar até o ensino superior.

Afinal, todos os profissionais precisaram de professores para chegar onde estão, não é verdade?

Além da sala de aula, o pedagogo também atua em posições de gestão escolar, na área de educação especial e no ramo da Pedagogia Empresarial. O profissional também pode oferecer acompanhamento pedagógico em hospitais, levando educação a crianças e a adolescentes internados, assim como elaborar programas educacionais em instituições filantrópicas.

Disciplinas específicas

Quanto aos professores de matérias específicas, o estudante ainda tem a possibilidade de fazer duas faculdades em uma. Ou seja, com alguns anos de estudo a mais, é possível obter os dois títulos na área escolhida: Licenciatura e Bacharelado. Isso amplia as opções de atuação profissional e incrementa o salário de professor.

Se você está decidido a seguir carreira como professor, mas não tem certeza se quer atuar na educação infantil, uma boa alternativa é escolher uma disciplina específica na qual se dedicar. Dessa forma, você pode optar por aquela matéria para a qual tem mais aptidão e na qual deseja aprofundar seu conhecimento. Veja quantas possibilidades:

Quanto ganha um professor?

O salário de professor pode ter variações de acordo com o estado e o município. Mas, segundo a divulgação do MEC – Ministério da Educação, o piso salarial dessa categoria está em R$ 2.886,24.

No entanto, o piso salarial de professor é uma referência para os ganhos mínimos da categoria. Isso significa que esse valor também pode variar por outras questões, como a formação continuada ou o local de atuação.

Um profissional com pós-graduação sempre terá vantagens em termos de empregabilidade e de remuneração em relação aos candidatos que não se especializaram após a graduação.

O tipo de instituição em que as aulas são ministradas também pode alterar para mais o salário de professor. Cursinhos preparatórios para o vestibular, por exemplo, costumam gerar bons ganhos para o profissional.

Outra excelente alternativa para aumentar o salário de professor é seguir carreira acadêmica no ensino superior. Mas para dar aula em faculdades, é necessário ter título de pós-graduação e sólida experiência no ofício. Boa parte das instituições exige de seus docentes a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Como aumentar o salário de professor?

Como em todas as carreiras, existem formas de o profissional se destacar e garantir mais oportunidades de trabalho. Assim, além de diversificar suas áreas de atuação, você ainda consegue aumentar sua média salarial como professor. Veja os caminhos para isso!

Invista em qualificação contínua

Aprender sempre. Esse é o lema de todo profissional de sucesso. Afinal, se você quer subir mais degraus na carreira, não pode estagnar. Sempre há um campo novo a explorar e um conhecimento que pode ser aprofundado em prol do seu crescimento.

Quando falamos em qualificação constante, logo associamos isso à educação continuada, certo? Ou seja, o seu processo de capacitação não pode ser interrompido. Você já deve saber que um título de pós-graduação é um forte diferencial competitivo, mas há também outras formas de estender seu conhecimento e enriquecer o currículo.

Cursos livres online, participação em palestras e eventos profissionais, assim como atualização por meio de artigos e de pesquisas de sua área de formação também contam como aprendizado.

Desenvolva sua postura empreendedora

Fuja do óbvio e do garantido! Ou melhor, você pode encontrar segurança em um trabalho fixo, como professor em uma escola. Mas não deixe de explorar as oportunidades paralelas.

Com formação em Pedagogia ou Licenciatura em disciplinas específicas, você pode oferecer suporte como professor online, ministrar aulas em cursinhos preparatórios para o vestibular ou participar de projetos pedagógicos em ONGs. Você também tem a opção de auxiliar na elaboração de materiais didáticos e programas educativos, inclusive páginas e canais em redes sociais.

Como pedagogo, você ainda pode abrir uma escolinha de educação infantil ou especializar-se em Psicopedagogia ou Neuropsicopedagogia para atender em clínicas e em instituições. Ou seja, as possibilidades são várias, só depende da sua coragem de empreender em novos terrenos.

Agora que você descobriu qual é o salário de professor e como ampliar suas possibilidades de atuação profissional, o que acha de levar seu sonho adiante? Não perca tempo! Escolha o curso que tem mais a ver com você — seja Pedagogia, seja alguma outra disciplina de Humanas, Biológicas ou Exatas — e dê esse importante passo na construção de sua carreira!

Continue a colher informações sobre essa opção profissional. Leia nosso próximo post e entenda por que a profissão de professor ainda é tão valorizada!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.