Saiba como é a pós-graduação em Educação Infantil

estudante de pedagogia

Se as crianças são conhecidas pelo seu raciocínio rápido e associações surpreendentes, imagine agora em que o mundo globalizado permite que elas tenham acesso a muito mais conteúdo e informação a um clique de distância. Para acompanhar os pequenos, os professores devem apostar na atualização do seu currículo profissional, levando para a sala de aula materiais relevantes e interessantes para mantê-los entretidos e garantir o foco no aprendizado.

O período entre o nascimento e os sete anos de idade é crucial para o desenvolvimento da criança. É durante esses anos que ela constrói sua identidade pessoal e sua personalidade, além de trabalhar a coordenação, raciocínio lógico, e habilidades motoras e sociais.

Nesse período, eles estão abertos à novas aventuras, explorando tudo o que há de novo à sua volta, percebendo cada mudança existente no comportamento e na aparência do outro, descobrindo o funcionamento do corpo humano, entendendo o maquinário que existe dentro dos aparelhos utilizados no dia a dia, aprendendo como são designadas as coisas à sua volta, como nomes próprios, números, cores e o alfabeto.

É nessa fase também que eles aprendem a conviver melhor com o próximo, respeitar limites, saber dividir, entender como funciona a vida em sociedade, além de iniciar o interesse pela leitura e pelos estudos. É o momento de descobertas que farão parte da história de cada um deles, portanto o profissional adequado será aquele que fará a diferença entre os caminhos e decisões que eles irão tomar na vida.

O ambiente escolar permite a reunião de crianças de diversas faixas etárias, etnias e culturas, permitindo a maior troca de experiências entre elas e fazendo com que elas sejam mais empáticas e tolerantes com todos aqueles que se mostram diferentes dos demais membros da família. Em resumo, a educação escolar é uma peça-chave na vida dos pequenos e em como irão se posicionar no futuro.

O papel do educador infantil

É importante que o profissional entenda o seu papel fundamental na compreensão da linguagem nessa fase e no trabalho diário de favorecer a imersão das crianças no progressivo domínio das formas de expressão: gestual, verbal, musical, plástica e dramática.

Trazer o universo lúdico para a sala de aula e possibilitar que as crianças tenham experiências narrativas, apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, é fundamental para desenvolver a capacidade de interpretação de sinais e de texto, importantes para a vida social.

O educador infantil tem como principal função tornar-se uma ponte de diálogo entre esses diversos universos particulares e facilitar a comunicação entre eles.

Por que fazer uma pós-graduação em Educação Infantil?

A área de Educação engloba diversos campos, sendo que o aluno pode se preparar para atuar como docente na formação pedagógica de uma matéria específica ou optar por cursar uma especialização em Gestão Educacional, em que os profissionais atuam no contexto da Educação Pública ou Privada como diretores ou coordenadores.

O curso de Pós-Graduação em Educação Infantil é uma ótima oportunidade para aqueles que desejam entrar no campo de estudo e pesquisa na alfabetização e letramento, além de planejar e desenvolver ações focadas no desenvolvimento integral de bebês e crianças pequenas. Para complementar, o curso também possibilita o contato com fundamentos teóricos de práticas pedagógicas.

Os especialistas em Educação Infantil são os mais requisitados na área da Educação e dessa forma eles têm maiores possibilidades de encontrar oportunidades de emprego em diversos segmentos da educação formal ou informal, construindo uma carreira sólida.

Aliás, os cursos de especialização em Psicopedagogia também são complementares à pós-graduação em Educação Infantil, já que a área é responsável por facilitar os desafios da aprendizagem por meio da compreensão do pensamento infantil, otimizando a detecção das dificuldades emocionais e psicológicas e propondo novos caminhos para o aluno. As aulas trazem, por exemplo, conhecimento sobre o desenvolvimento do raciocínio, diagnóstico psicopedagógico e patologia da linguagem.

Dessa forma, os profissionais especializados nessa área são essenciais para a sociedade, por isso é essencial se especializar não apenas para o bem da coletividade, mas também para garantir um maior sucesso na busca por oportunidades profissionais e remunerações ao longo de sua carreira.

Com esse leque de oportunidades abertas, fazer uma especialização é somente o primeiro passo para que você consiga ingressar nesse mundo promissor, onde o profissional qualificado é valorizado no mercado. Conheça a grade de aulas e o corpo docente da Pós-Graduação EAD Pitágoras e faça já a sua inscrição. Os cursos de pós-graduação em Educação Infantil têm duração de 6 ou 10 meses e oferecem flexibilidade, para que seja possível conciliar o estudo com o trabalho. Ainda dá para aproveitar e fazer networking, para conhecer pessoas do mesmo ramo de atuação e trocar conhecimentos e experiências. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.