Como é feito o relatório de estágio de Engenharia Civil? 📋

estagiário de engenharia civil

Teste Vocacional Rápido

Fazer um curso superior é algo que exige muito dos estudantes. Pra conseguir o tão sonhado diploma, o aluno precisa seguir uma série de exigências e critérios. Um bom exemplo é o relatório de estágio, que é fundamental pra todas as carreiras.

Por conta disso, é claro que também existe um relatório de estágio de Engenharia Civil! Sem ele, o graduando não poderá se formar. Sendo assim, podemos observar que esse é um ponto muito importante da faculdade.

Mas, afinal, o que é esse documento? Qual é a sua importância? E, claro, como fazer um relatório eficiente e adequado? Continue a leitura e descubra mais sobre esse importante componente do curso de Engenharia Civil!

O que é um relatório de estágio?

É um documento, em forma de trabalho oficial, feito com a intenção de relatar o dia a dia do estudante nos estágios obrigatórios e supervisionados.

Ao longo do trabalho, são expostas as atividades feitas pelo aluno, o que ele aprendeu em cada uma delas, a carga horária, os detalhes da empresa e muito mais.

Qual é a importância do relatório para a formação?

O relatório de estágio faz parte do processo de aprendizagem e ajuda a complementar o que é visto dentro da sala de aula. Enquanto o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) confirma o seu conhecimento teórico do curso de Engenharia Civil, esse documento é uma forma de registrar o que se aprende na prática.

Com ele, dá pra compartilhar com a faculdade como foi a sua experiência em uma grande empresa ou um pequeno escritório. E, claro, a experiência prática é fundamental pra ter um aprendizado completo e realmente se qualificar para o mercado de trabalho!

Sendo assim, esse relatório te ajuda não só a identificar os pontos mais importantes de sua experiência no estágio, mas também a comprovar, pra faculdade, que as atividades propostas foram feitas nesse ambiente –– e que você está pronto pra atuar em sua profissão!

Como fazer um bom relatório de estágio para Engenharia Civil?

Agora, veremos algumas dicas fundamentais pra composição de um relatório nota 10!

Fale sobre a importância do estágio

Na sala de aula, você já sabe a importância de cada uma das matérias da Engenharia Civil pra sua carreira, certo? Nesse documento, o objetivo principal é compartilhar a sua experiência prática e avaliar o impacto na sua formação profissional.

Por isso, faça uma breve introdução sobre o estágio, objetivos e atividades. Conte também como o aprendizado contribuiu pra você assimilar melhor a profissão, desenvolver os conceitos de sala de aula e se preparar para o mercado de trabalho.

Recomendamos que você dedique de 2 a 3 parágrafos pra falar sobre o que aprendeu e como os conhecimentos adquiridos vão te ajudar na sua formação. De forma geral, liste os pontos positivos ou até as dificuldades que tenha enfrentado.

Conte quando e onde foi feito o estágio

Entre as dicas de relatório de estágio de Engenharia Civil, é importante incluir o período do aprendizado, bem como o nome da empresa. Então, quando começar a sua experiência, já anote a data de início e depois acrescente o marco final ao concluí-la.

Parece simples, mas esse é só um exemplo das anotações que você deve fazer sobre cada momento. De qualquer forma, essa parte pode ser feita em um parágrafo apenas, com o período do estágio e o nome completo da empresa.

Descreva os objetivos do estágio

Ao estudar tudo sobre Engenharia Civil, assim como qualquer outro curso de graduação, é fundamental buscar um estágio que proporcione o aprendizado da profissão na prática –– e, como você bem sabe, dá pra encontrá-los pelo Canal Conecta, nosso parceiro exclusivo.

Na parte dos objetivos, é o momento de relatar exatamente isso. Comece contando qual foi a intenção principal do estágio e depois acrescente detalhes específicos. Use o verbo no infinitivo: pesquisar, planejar etc.

Não se esqueça de incluir — de forma bem detalhada — no relatório de estágio de Engenharia Civil um plano das atividades desenvolvidas. O que foi feito e como, quais os equipamentos ou softwares utilizados, dificuldades e facilidades, a orientação do professor e a supervisão na empresa. Pode colocar também, se for o caso, a participação em projetos e cursos.

Faça uma apresentação da empresa

Agora que já sinalizamos o nome da empresa nos tópicos anteriores, chegou a hora de falar sobre ela de um jeito mais detalhado. Você pode usar o histórico da organização, além de descrever a área de atuação, os serviços prestados, as suas características, a infraestrutura que teve no seu local de trabalho e as principais atividades realizadas pela equipe.

Sob o ponto de vista da organização, essa parte no relatório de estágio de Engenharia Civil serve pra mostrar um pouco do seu dia a dia. Assim, a faculdade pode avaliar como foi o seu aprendizado na prática e o seu preparo para o mercado de trabalho.

Fale sobre as atividades que você desenvolveu

O próximo passo é descrever, para o leitor, quais foram as atividades desenvolvidas por você no dia a dia daquela empresa. É importante tentar ser o mais sucinto o possível, mas sem deixar nada de fora!

Esse é um ponto muito importante pra mostrar a que você veio. É opcional descrever os aprendizados que foram desenvolvidos ao longo da prática das atividades, mas essa é uma dica que pode enriquecer a produção.

Por exemplo:

  • realizei orçamentos na área da construção civil, o que possibilitou o aprendizado da organização orçamentária de projetos e conhecimento sobre os valores dos principais insumos da área;
  • acompanhei obras com os responsáveis técnicos pelos projetos, compreendendo melhor o dia a dia da profissão.

Adicione imagens

Pode não parecer, mas a adição de imagens é algo que pode tornar o seu relatório muito mais interessante pra quem está lendo! Afinal, esse tipo de estratégia quebra a “mesmice” da leitura e capta a atenção do leitor.

Mas, claro, não estamos falando sobre qualquer imagem. A ideia é mostrar, por exemplo, fotos das obras que acompanhou, das tarefas que foram realizadas, entre outros. Você pode legendar as fotografias, explicando um pouco sobre o seu contexto e os aprendizados envolvidos.

Esse tipo de cuidado mostra não apenas capricho em seu trabalho, mas também comprova que você realmente vivenciou tudo aquilo que está escrito em suas páginas. Vale a pena considerar essa opção!

Elabore uma conclusão para o relatório

Todo documento precisa de uma boa conclusão pra mostrar a efetividade da experiência na prática e os impactos na sua formação ao final do curso, né? Por isso, é hora de refletir sobre os pontos positivos e negativos.

Em linhas gerais, você deve apresentar um resumo pra responder algumas perguntas.

  • Quais foram os resultados conquistados?
  • O que você aprendeu?
  • Como o estágio contribuiu para o seu crescimento profissional?

Use as normas da ABNT para formatar o relatório

Além do Trabalho de Conclusão de Curso, outros documentos também seguem as normas da ABNT. Um deles é o relatório de estágio de Engenharia Civil. Por isso, depois de reunir todas as informações necessárias pra começar, preste atenção às regras de formatação e à estrutura do conteúdo. Algumas delas incluem:

  • fonte Arial ou Times New Roman;
  • tamanho 12 para o documento e 10 para textos especiais (citações, notas de rodapé, conteúdo de ilustrações etc.);
  • espaçamento de 1,5 cm entre as linhas;
  • alinhamento justificado;
  • recuo de 1,25 cm no início do parágrafo.

A introdução pode trazer uma contextualização do estágio, bem como os seus objetivos. Dá pra incluir uma página de dedicatória (agradecimentos), gráficos, tabelas, imagens, números, referências, siglas e abreviaturas.

Mantenha o diário de estágio atualizado

A dica mais importante que queremos compartilhar com você está bem aqui. Lembra quando falamos das anotações? Nossa recomendação é anotar tudo o que for relevante sobre o estágio num diário. É importante mantê-lo atualizado como uma atividade diária ou semanal, sabe? Assim, não se corre o risco de deixar passar informações.

Pra isso, você pode usar uma agenda, um bloquinho de anotações, post-it ou um documento digital (Docs, Word, Excel), enfim, o que achar melhor. Anote aprendizados diários, novas atividades, projetos, ideias e por aí vai. Dá até pra comparar o seu dia a dia com o que faz um engenheiro civil pra avaliar a sua experiência.

Não exagere

Por fim, uma dica muito importante pra construção de seu trabalho: nada de exagerar, ok? Evite textos muito prolixos e que cansem o leitor. Nada de “encher linguiça”! O objetivo, aqui, é relatar o dia a dia de seu estágio.

Utilize uma linguagem técnica e formal, mas sem muito floreio. Tenha em mente que menos é mais. Forneça informações completas, de maneira concisa e objetiva, facilitando a leitura.

Há exemplos de relatório de estágio?

É possível também encontrar exemplos de relatórios de estágio facilmente no Google. Ver modelos já prontos ajuda não só na sua inspiração, mas também na melhor compreensão de todas as dicas passadas ao longo de nosso bate-papo.

A seguir, veja alguns exemplos que separamos pra você:

Fazendo uma busca simples na web, você consegue encontrar uma série de outros modelos. Há opções pra várias áreas da Engenharia e de outras ciências, caso você tenha o interesse de verificar e procurar inspirações!

Agora é com você!

Viu só como é fácil fazer um relatório de estágio de Engenharia Civil? Quanto mais informações você anotar pra elaborar o documento, mais simples fica o processo. Seja como for, aqui na Pitágoras, a gente compartilha todas as orientações necessárias pra sua formação profissional durante a graduação.

Que tal aproveitar pra entrar no curso de Engenharia Civil? Faça já a sua inscrição e aproveite todas as vantagens de estudar na Pitágoras.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.