Como é feito o relatório de estágio de Engenharia Civil? 📋

estagiário de engenharia civil

O relatório de estágio faz parte do processo de aprendizagem e ajuda a complementar o que é visto dentro da sala de aula. Enquanto o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) confirma o seu conhecimento teórico do curso de Engenharia Civil, esse documento é uma forma de registrar o que se aprende na prática.

Com ele, dá pra compartilhar com a faculdade como foi a sua experiência numa grande empresa ou um pequeno escritório. Sabemos que os nossos alunos da têm diversas entregas — trabalhos, provas, TCC, estágio e por aí vai.

Pra ajudar nos seus preparativos aqui na Pitágoras, a gente te mostra como fazer o relatório de estágio de Engenharia Civil e aproveitar muito além do auxílio médio de R$ 1.349*. Afinal, a experiência prática é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Então, continue a leitura e saiba como preparar o seu!

Fale sobre a importância do estágio

O que é relatório de estágio de Engenharia Civil? Na sala de aula, você já sabe a importância de cada uma das matérias da Engenharia Civil pra sua carreira, certo? Nesse documento, o objetivo principal é compartilhar a sua experiência prática e avaliar o impacto na sua formação profissional.

Por isso, faça uma breve introdução sobre o estágio, objetivos e atividades. Conte também como o aprendizado contribuiu pra você assimilar melhor a profissão, desenvolver os conceitos de sala de aula e se preparar para o mercado de trabalho.

Recomendamos que você dedique de 2 a 3 parágrafos pra falar sobre o que aprendeu e como os conhecimentos adquiridos vão te ajudar na sua formação. De forma geral, liste os pontos positivos ou até as dificuldades que tenha enfrentado.

Conte quando e onde foi feito o estágio

Entre as dicas de relatório de estágio de Engenharia Civil, não podemos deixar de lembrar que é importante incluir o período do aprendizado, bem como o nome da empresa. Então, quando começar a sua experiência, já anote a data de início e depois acrescente o marco final ao concluí-la.

Parece simples, mas esse é só um exemplo das anotações que você deve fazer sobre cada momento. De qualquer forma, essa parte pode ser feita em um parágrafo apenas, com o período do estágio e o nome completo da empresa.

Descreva os objetivos do estágio

Ao estudar Engenharia Civil, assim como qualquer outro curso de graduação, é fundamental buscar um estágio que proporcione o aprendizado da profissão na prática –– e, como você bem sabe, dá pra encontrá-los pelo Canal Conecta, nosso parceiro exclusivo.

Na parte dos objetivos, é o momento de relatar exatamente isso. Comece contando qual foi a intenção principal do estágio e depois acrescente detalhes específicos. Use o verbo no infinitivo: pesquisar, planejar etc.

Não se esqueça de incluir — de forma bem detalhada — no relatório de estágio de Engenharia Civil um plano das atividades desenvolvidas. O que foi feito e como, quais os equipamentos ou softwares utilizados, dificuldades e facilidades, a orientação do professor e a supervisão na empresa. Pode colocar também, se for o caso, a participação em projetos e cursos.

Faça uma apresentação da empresa

Agora que já sinalizamos o nome da empresa nos tópicos anteriores, chegou a hora de falar sobre ela de um jeito mais detalhado. Você pode usar o histórico da organização, além de descrever a área de atuação, os serviços prestados, as suas características, a infraestrutura que teve no seu local de trabalho e as principais atividades realizadas pela equipe.

Sob o ponto de vista da organização, essa parte no relatório de estágio de Engenharia Civil serve pra mostrar um pouco do seu dia a dia. Assim, a faculdade pode avaliar como foi o seu aprendizado na prática e o seu preparo para o mercado de trabalho.

Elabore uma conclusão para o relatório

Todo documento precisa de uma boa conclusão pra mostrar a efetividade da experiência na prática e os impactos na sua formação ao final do curso, né? Por isso, é hora de refletir sobre os pontos positivos e negativos.

Em linhas gerais, você deve apresentar um resumo a fim de responder algumas perguntas.

  • Quais foram os resultados conquistados?
  • O que você aprendeu?
  • Como o estágio contribuiu para o seu crescimento profissional?

Use as normas da ABNT para formatar o relatório

Além do Trabalho de Conclusão de Curso, outros documentos também seguem as normas da ABNT. Um deles é o relatório de estágio de Engenharia Civil. Por isso, depois de reunir todas as informações necessárias pra começar, preste atenção às regras de formatação e à estrutura do conteúdo. Algumas delas incluem:

  • fonte Arial ou Times New Roman;
  • tamanho 12 para o documento e 10 para textos especiais (citações, notas de rodapé, conteúdo de ilustrações etc.);
  • espaçamento de 1,5 cm entre as linhas;
  • alinhamento justificado;
  • recuo de 1,25 cm no início do parágrafo.

A introdução pode trazer uma contextualização do estágio, bem como os seus objetivos. Dá pra incluir uma página de dedicatória (agradecimentos), gráficos, tabelas, imagens, números, referências, siglas e abreviaturas.

Mantenha o diário de estágio atualizado

Por fim, a dica mais importante que queremos compartilhar com você está bem aqui. Lembra quando falamos das anotações? Nossa recomendação é anotar tudo o que for relevante sobre o estágio num diário. É importante mantê-lo atualizado como uma atividade diária ou semanal, sabe? Assim, não se corre o risco de deixar passar informações.

Pra isso, você pode usar uma agenda, um bloquinho de anotações, post-it ou um documento digital (Docs, Word, Excel), enfim, o que achar melhor. Anote aprendizados diários, novas atividades, projetos, ideias e por aí vai. Dá até pra comparar o seu dia a dia com o que faz um engenheiro civil pra avaliar a sua experiência.

Viu só como é fácil fazer um relatório de estágio de Engenharia Civil? Quanto mais informações você anotar pra elaborar o documento, mais simples fica o processo. Seja como for, aqui na Pitágoras, a gente compartilha todas as orientações necessárias pra sua formação profissional durante a graduação.

Que tal aproveitar pra entrar no curso de Engenharia Civil? Faça já a sua inscrição e aproveite todas as vantagens de estudar na Pitágoras.

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content