Saiba tudo sobre a faculdade de Redes de Computadores

Redes de Computadores

Já pensou trabalhar com o que gosta, não ter preocupações com desemprego e ainda receber altos salários por isso? Nem precisa imaginar tanto assim! Se você gosta de tecnologia e de entender como as máquinas funcionam, o seu futuro dos sonhos pode começar com o curso de Redes de Computadores.

Essa faculdade tem curta duração, mas forma profissionais completos, estratégicos e prontos para os desafios do mercado de trabalho — principalmente quando você escolhe a Pitágoras pra concluir seu ensino superior. Pra você se convencer de vez sobre essa profissão em tecnologia, te convidamos a seguir leitura com a gente.

Neste post, falamos como funciona o curso e tudo o mais que você precisa pra construir uma carreira de sucesso. Confira!

Como é a faculdade de Redes de Computadores?

O curso tem como objetivo desvendar o que envolve as tecnologias de redes. Os futuros profissionais aprendem a implementar projetos, desenvolver ideias, fazer a gestão de ambientes — por exemplo, em empresas, com a intranet. Também poderá emitir laudos técnicos e fazer perícias pra auxiliar as organizações.

Com aulas bastante práticas, os estudantes aprendem de perto como funcionam as configurações de redes. Assim, se preparam pra selecionar as melhores ferramentas, avaliar as arquiteturas viáveis para as aplicações e agir conforme as regras de negócio da empresa.

Pelas definições no Ministério da Educação (MEC), essa graduação não necessita da entrega de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Mas a Pitágoras agrega às disciplinas o Projeto Integrado. A ideia é promover um aprendizado interdisciplinar e que reforce a assimilação dos conteúdos.

As atividades complementares são solicitadas pela faculdade pra trazer novos conhecimentos, que farão a diferença pra uma atuação decisiva no mercado. Por isso, é importante se dedicar a elas não só pela utilidade no currículo, mas pelo seu aprendizado fora de sala de aula.

Os estágios supervisionados também não entram na grade curricular obrigatória. Mas vale a pena procurar boas oportunidades para o seu crescimento profissional. Esse será seu primeiro contato com o ambiente da programação em redes, além das chances de reforçar seu networking.

Preço do curso de Rede de Computadores

Você encontra o curso de Redes de Computadores a partir de R$ 149,00*. Esse é um valor mais tranquilo de encaixar no orçamento, concorda? É só colocar na cabeça que está fazendo um investimento no seu futuro — que nem quando a gente coloca dinheiro em uma poupança ou outras aplicações financeiras. Em pouco tempo, terá ótimos retornos!

Ainda não se convenceu de que o valor vai caber no seu bolso durante a graduação? Calma! Aqui na Pitágoras, além da qualidade em todos os detalhes do curso, você ainda pode reduzir as mensalidades com a forcinha de uma bolsa de estudo ou outra forma de desconto.

Estudar com bolsa na Pitágoras é uma possibilidade muito real pra diversos perfis e situações. Quer ver só? Se liga nas opções:

  • Bolsa Incentivo — pra pessoas que comprovem os requisitos de renda, é uma oportunidade de se manter na faculdade e investir no futuro;
  • Bolsa Enem — com nota boa no Exame Nacional do Ensino Médio, você tem altos descontos na sua mensalidade, que chegam até 100%;
  • Convênio Empresa — quem já trabalha pode conferir com o RH da organização se há essa parceria com a Pitágoras pra conquistar o abatimento;
  • Bolsa Servidores Públicos e Militares — válida pra que esses profissionais se profissionalizem ainda mais, também contemplando dependentes de até 24 anos;
  • Bolsa Transferência — dedicada a quem muda de instituição pra Pitágoras.

Se você ainda tem conhecidos que pensam em fazer uma graduação, aqui vai outra chance de reduzir a sua mensalidade. Com o Amigo Vale-Prêmio, é só convencê-los a fazer a matrícula e começarem a estudar na Pitágoras. Os descontos são bem atrativos e ainda dá pra incentivar a educação ao seu redor!

Quais são as principais matérias do curso de Redes de Computadores?

Conhecer as matérias da grade curricular dos seus cursos de interesse ajuda ainda mais na tomada de decisão certeira. Afinal, ali estão os conteúdos com os quais você terá contato pelos próximos anos e, consequentemente, na atuação profissional. Por isso, nada melhor que conhecer o que a Pitágoras oferece na graduação.

Veja as disciplinas da grade curricular de Redes de Computadores:

  • Administração de Serviços em Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta;
  • Administração de Serviços em Sistemas Operacionais de Arquitetura Fechada;
  • Algoritmos e Estrutura de Dados;
  • Algoritmos e Técnicas de Programação;
  • Arquitetura e Organização de Computadores;
  • Gerenciamento de Redes;
  • Gestão de Projetos de Infraestrutura;
  • Infraestrutura e Cabeamento Estruturado;
  • Lógica e Matemática Computacional;
  • Projetos de Redes de Computadores;
  • Protocolos de Redes;
  • Redes Convergentes;
  • Redes de Computadores;
  • Redes Sem Fio;
  • Roteadores e Roteamento;
  • Segurança Da Informação e de Redes;
  • Sistemas Distribuídos;
  • Sistemas Operacionais;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania;
  • Transmissão de Dados.

A grade curricular proposta pela Pitágoras quer você um verdadeiro especialista em Redes de Computadores. Mas também deseja formar profissionais que trabalham facilmente em equipes e desenvolvem habilidades essenciais tanto às empresas quanto à própria imagem. Pra isso, existem os Estudos Dirigidos (EDs).

Essas disciplinas estão disponíveis online no AVA e são gratuitas aos estudantes. Você faz uma por semestre e precisa entregar os trabalhos solicitados pra ser aprovado. Pra esse curso, as Habilidades Digitais trabalhadas são Cultura Digital, Design Thinking, Marketing Digital, Mindset Ágil e Projeto de Vida.

Quais são as modalidades de ensino disponíveis para o curso de Redes de Computadores?

O curso de Redes de Computadores oferece duas modalidades aos estudantes: presencial e a distância. Assim, dá pra escolher aquela que melhor atende ao seu perfil, o que te motiva a estudar e não compromete a sua agenda. A primeira, por exemplo, é ideal pra quem quer maior proximidade com a infraestrutura da faculdade.

O ensino presencial é mais indicado pra estudantes com rotinas mais flexíveis, com disponibilidade de comparecer ao campus todos os dias da semana. Se essa é a sua realidade, aproveite os momentos pra reforçar o seu networking com alunos do seu curso ou de outras áreas. Esses contatos podem ajudar bastante na procura pelo emprego dos seus sonhos.

Já o ensino a distância, que é 100% online, você organiza sua agenda da maneira que preferir ou precisar. Não é preciso abandonar compromissos pra estudar, já que pode abrir o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) a qualquer momento e do dispositivo que tiver. O EAD também é importante pra aproveitar seus períodos mais produtivos do dia.

Qual é a duração da formação em Redes de Computadores?

Esta é uma das faculdades rápidas pra quem quer se formar e já garantir uma vaga no mercado. Com duração de 2 anos e meio, distribuídos em 2.160 horas, o curso de Redes de Computadores não deixa de oferecer o conhecimento de que você precisa pra uma atuação de sucesso. Vimos isso pelas disciplinas da grade, né?

Aí você pode pensar: “mas será que esse tempo é suficiente pra uma formação completa e reconhecida pelo mercado?”. A resposta é sim! Cursos Tecnólogos têm essa característica de serem mais curtos e direcionados pra um segmento de atuação profissional. É por isso que as disciplinas são totalmente focadas na prática.

Há uns anos, quem queria trabalhar na tecnologia procurava cursos como Ciência da Computação ou Engenharia da Computação. Esses são Bacharelados que costumam durar de 4 a 5 anos e, por isso, são mais generalistas, passando por diversas áreas, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Computação em Nuvem e até Redes de Computadores.

De fato, quem ainda não escolheu uma profissão em TI tem muito a ganhar com o Bacharelado generalista, que dá a oportunidade de atuar um pouco em cada segmento. Mas os que já sabem exatamente aonde está seu futuro saem na frente com um Tecnólogo de curta duração.

Quais são as habilidades e competências necessárias pra se destacar em Redes de Computadores?

Um bom profissional está sempre ligado nas tecnologias do futuro — e isso começa logo na graduação, durante as disciplinas da grade. Ao longo de sua jornada, é preciso acompanhar as publicações do setor, conhecer o que está por vir e se antecipar. É assim que se sobrevive a um mercado em constante evolução.

Estudantes que se encantam pelas Exatas têm tendência a desenvolver bastante o seu lado técnico em busca de uma atuação decisiva. Errados não estão! Mas concorda que, em uma concorrência direta, a empresa pode acabar com dois profissionais com níveis de conhecimento bem semelhantes? O que vai desempatar a escolha são as soft skills.

Já ouviu falar? São habilidades mais comportamentais que a gente aprimora ou desenvolve ao longo da vida. Elas vão te ajudar a ser aquela pessoa sociável e bem quista no seu ambiente de trabalho. Ainda rendem boas oportunidades, principalmente de liderança.

Então, aqui vão algumas sugestões de competências técnicas e comportamentais pra considerar em seu perfil!

Raciocínio lógico

Essa é fácil de entender! Pra trabalhar com máquinas e tecnologias, a lógica é uma questão essencial. Com ela, você consegue encontrar e definir padrões, tomar decisões certeiras e solucionar problemas complexos que envolvem as redes. A boa notícia é que existem diversas maneiras de treinar seu cérebro pra esse objetivo.

Sabe algo com que muita gente tem contato desde a infância e que auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico? Os jogos: desde quebra-cabeças e xadrez aos de computação gráfica avançada, próprios pra console e computador. Que tal separar um tempo pra eles na semana?

Comunicação eficiente

O seu propósito profissional é gerenciar ambientes, de modo que haja comunicação de ponta a ponta da rede, certo? Agora, leve esse conceito pra sua vida real. Do pedido de um cliente ou patrão até o seu serviço, é preciso ter um alinhamento e certo diálogo pra tudo correr bem. Essa é a importância do diálogo em sua atuação.

Com a tendência do trabalho remoto, em que cada profissional atua de um lugar, essa comunicação eficiente é ainda mais relevante. Se você age sozinho, sem uma sintonia com os colegas de trabalho e deixa de entender as regras de negócio por falta de diálogo, possivelmente não colabora com a empresa como o esperado.

A comunicação se trabalha no dia a dia. Comece com um simples exercício de prioridade. Assuntos muito importantes ou críticos devem ser falados em reuniões oportunas ou por chamadas de voz/vídeo. Enquanto isso, o trivial pode ser transmitido por mensagens no chat da empresa. O e-mail é uma ferramenta poderosa em ambos os casos: no primeiro, pra garantir a documentação e, no segundo, somente pra informar.

Treine também as suas formas de abordagem. A maneira como você fala com seus amigos, por exemplo, não será a mesma a ser usada com seus superiores ou profissionais executivos. Por outro lado, um diálogo extremamente formal com seus colegas só gera ruídos de comunicação. Saiba dosar essas escolhas!

Trabalho em equipe

Se você escolheu essa profissão pela possibilidade de trabalhar sozinho, aqui vai uma notícia não muito agradável: há muita atuação conjunta na área da tecnologia. Mesmo que, na maior parte do tempo, você esteja focado na sua estação de trabalho, em algum momento terá que passar por reuniões de time e conversas de alinhamento com os colegas.

Na tecnologia, acontece muito de uma tarefa realizada por determinado profissional gerar impedimentos pra atividade de outro. Por isso, esse trabalho em equipe é fundamental — e as empresas valorizam muito essa habilidade. A empatia e o respeito serão seus melhores aliados pra alcançar o sucesso nesse investimento.

Domínio do inglês

Você sabia que muitos materiais de consulta tanto pra profissionais quanto estudantes estão em Inglês? Pesquisas, artigos, reportagens e outros costumam sair primeiro em países que estão mais próximos a essas tecnologias. Quem tem domínio desse idioma chega primeiro às fontes confiáveis e se prepara para os desafios do mercado.

Isso sem falar na quantidade de oportunidades de emprego que surgem no exterior ou em empresas estrangeiras que contratam remotamente. Se você se comunica bem em Inglês, já tem metade do caminho andado pra conseguir essas vagas que, lembrando, costumam remunerar em moedas como o Dólar ou o Euro.

Se ainda não tem conhecimentos no Inglês, sempre é tempo de aprender. Vale se matricular em cursos de idiomas, baixar aplicativos com exercícios, acompanhar séries e filmes com legenda original, e o que mais puder te ajudar.

Quais são as vantagens de investir na carreira de Redes de Computadores?

Ainda está em dúvidas se Redes de Computadores é um dos melhores cursos de TI? A gente te ajuda! Veja só os principais benefícios de escolher essa graduação!

Ingresso rápido no mercado

Com o curso Tecnólogo, você não precisa esperar tanto pra assumir um cargo no mercado de trabalho. Já que a prática é tão desenvolvida desde os meses iniciais da graduação, estará apto pra tentar uma vaga júnior ou de estágio logo no primeiro ano de estudos.

Aliás, basta ir em busca de experiências e incluí-las em seu currículo online que você verá empregadores oferecendo oportunidades de emprego. Isso acontece com diversas profissões em TI.

Mercado de trabalho promissor

Assim como outras profissões na área de Tecnologia da Informação, esta é uma das que só vê crescimento no mercado. Afinal, são diversas empresas que necessitam de especialistas para o gerenciamento de ambientes internos, corrigir possíveis falhas e chegar a diagnósticos precisos.

Há oportunidades para os profissionais no comércio, em escritórios administrativos, provedores de internet, desenvolvimento de programas e software, consultorias, e muito mais. A possibilidade de escolher as vagas que mais atendem às suas expectativas é real aqui e, como vimos, não faltam empresas em busca de seus serviços.

Salários atrativos

O salário do profissional de Redes de Computadores tem média de R$ 4.853,75*, segundo o CAGED. Mas pode chegar facilmente a R$ 12.152,75* com o investimento em qualificação e diferenciais a seu currículo. Isso significa que, desde o início da carreira, as oportunidades já são vantajosas pra quem se forma na área.

Veja algumas cidades brasileiras com as maiores médias salariais:

  • Barueri: R$ 8.542,08*;
  • São Paulo: R$ 6.544,08*;
  • Brasília: R$ 5.786,38*;
  • Rio de Janeiro: R$ 5.513,23*;
  • Porto Alegre: R$ 4.657,85*;
  • Goiânia: R$ 4.658,91*;
  • Fortaleza: R$ 4.141,04*.

Vale lembrar da questão da alta procura de profissionais. Ainda de acordo com o CAGED, o aumento de contratações desses especialistas foi de 33% em 2021. Com essa disputa das empresas, a tendência é o crescimento da oferta financeira também. Já imaginou?

Valorização profissional

Quando falamos em valorização profissional, é comum pensar em remuneração. No que diz respeito a esse tema, já vimos que os salários são altos até pra recém-formados. Mas vai muito além disso. Os especialistas em Redes têm sua opinião considerada nas decisões da empresa e benefícios bem interessantes no CLT.

Como escolher a melhor faculdade de Redes de Computadores?

Pra se tornar um profissional de sucesso, é preciso muito mais do que o conteúdo estudado. Tenha em mente que há material de qualidade disponível na internet, mas nada substitui aprender com as vivências de quem já esteve no seu lugar. Isso sem falar na trilha de conhecimentos programada pela graduação pra que essa aprendizagem aconteça de forma fluida e dinâmica.

Aí que entram os professores, a grade curricular e a infraestrutura de uma faculdade de excelência. Esses três quesitos são essenciais pra uma formação completa e valorizada pelo mercado. Mas, como você pode imaginar, esse é o básico que ela pode oferecer. É nos diferenciais que se entende o compromisso da instituição com seus alunos.

Diferenciais da Pitágoras

A Pitágoras tem um sistema de ensino moderno, que prioriza o aprendizado prático pra assimilação de conhecimentos. Além de professores qualificados, conteúdos selecionados de acordo com as tendências de mercado e infraestrutura completa, conheça os benefícios exclusivos que a gente prepara pra você!

Incentivo à empregabilidade

O Canal Conecta é um grande parceiro da Pitágoras pra te colocar na direção do sucesso. Isso mesmo! A plataforma reúne vagas de emprego e estágio nas melhores empresas do país. O seu perfil, que é atualizado conforme você avança nas disciplinas, é direcionado à oportunidade que mais combina com você. Não é demais?

Ainda tem dúvidas sobre como funcionam as entrevistas de emprego? Não sabe quais as habilidades valiosas a qualquer profissional? O Canal Conecta também pode ajudar! São conteúdos muito úteis e práticos pra você ganhar mais confiança e mandar bem em qualquer fase de sua carreira.

Atividades extracurriculares

A Aula Destaque da Pitágoras reúne profissionais das áreas de Gestão, Direito e Saúde pra ministrar encontros gratuitos e online. Eles compartilham suas experiências, falam sobre os desafios de sua atuação e dão dicas importantes pra sua jornada. Ainda que não sejam do ramo da tecnologia, tudo que agrega aos seus conhecimentos é válido, concorda?

Já as Trilhas de Carreira são atividades extracurriculares que te aproximam de habilidades comportamentais que vão dar mais força à sua imagem profissional. Você pode escolher quantas quiser e realizá-las com a comodidade do EAD também! Algumas das opções incluem o Inglês, Comunicação em Negócios e Mídias Sociais, Empreendedorismo e Inovação, entre tantas outras.

Certificações com parceiros

Os certificados digitais da Pitágoras são outra oportunidade de aprendizado além da sala de aula. Eles valem como atividades complementares e te aproximam de empresas bem reconhecidas no mercado da tecnologia. Os conhecimentos vão das principais técnicas usadas nas profissões em TI às soft skills mais indicadas pra desenvolver.

Já pensou em ter certificações com parceiros como AWS Educate, AWS Academy, CISCO Networking Academy e Huawei ICT Academy? Isso é possível ao estudar na Pitágoras! Elas podem aprimorar o seu currículo e enriquecer a sua bagagem profissional.

Apoio personalizado

A equipe da Pitágoras vai muito além dos professores altamente qualificados. Os tutores também estão à disposição pra solucionar as suas dúvidas no menor tempo possível. Você recebe apoio personalizado do começo ao fim da graduação.

Isso sem falar que todos os trabalhos e atividades realizados ao longo do curso são reconhecidas. A Avaliação Continuada serve pra recompensar todos os seus esforços e dar maior motivação pra você se empenhar nos estudos.

Invista no seu futuro!

O curso de Redes de Computadores é curto, mas completo. Com tantas vantagens em seguir essa carreira, pode ter certeza de quem não vai fica sem emprego por muito tempo, logo que entrar na faculdade. Só garanta seus diferenciais e veja seu currículo sendo disputado no mercado!

Quer uma parceria certa nessa jornada, que te possibilita várias atividades pra conquistar essa vantagem competitiva? Então, vem pra Pitágoras! Faça a inscrição no vestibular online agora mesmo!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

[E-BOOK] Guia de áreas e salários: conheça as profissões mais bem-pagas hoje

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.