O que é preciso para um curso ser reconhecido pelo MEC?

estudante de faculdade credenciada pelo mec

Na busca por uma boa graduação pra fazer vestibular, podem surgir vários tipos de dúvida. Por exemplo, como funciona a faculdade, qual é a grade curricular utilizada e que preparação ela oferece para o mercado. Também os preços dos cursos praticados e as possibilidades de desconto.

Outra questão que costuma aparecer é a qualidade da instituição de educação e o reconhecimento que ela traz. Realmente, essa é uma preocupação importante, porque é ela que define o início da sua jornada profissional.

A boa notícia é que o MEC oferece avaliações objetivas pra todos os cursos do país. Neste post, você aprende os critérios de análise usados e o que é necessário pra uma instituição conseguir destaque. Continue com a gente e descubra como escolher uma faculdade de qualidade!

Avaliação de corpo docente

A competência dos professores é um ponto que impacta diretamente qualquer processo educacional. São eles que têm contato constante com os alunos, trazendo aprendizados diversos e ligados à experiência do mercado.

Tendo isso em mente, a qualificação dos docentes e a adequação de seus currículos é levada em conta na hora de avaliar se um curso é reconhecido pelo MEC. Docentes especializados dão uma base firme pra você desenvolver seus aprendizados de maneira vantajosa.

Titulação dos professores

Um primeiro ponto é entender o nível acadêmico do corpo docente. Não sabe o que isso quer dizer? Então, pense nos diplomas que os professores têm, que podem ser de mestrado ou doutorado, por exemplo. Os títulos considerados são:

  • graduação: vem com peso 1, ou seja, um professor com graduação acrescenta um valor relativo de 1 ponto à nota do MEC;
  • especialização: tem peso 2;
  • mestrado: tem peso 3;
  • doutorado: tem peso 5. Isso significa que um professor com doutorado acrescenta 5 pontos à nota do MEC.

Como dá pra ver, quando o corpo docente tem muitos mestres e doutores, ele alcança uma pontuação maior de acordo com os critérios oficiais. De fato, esse é um fator significativo e que costuma impactar bastante na qualidade do curso.

Regime de trabalho

Além da titulação acadêmica, o MEC analisa os tipos de regime de trabalho que são praticados dentro da instituição de educação. O conceito máximo é concedido quando uma boa parte dos professores, em geral mais de 30%, tem contrato de tempo integral (40h semanais).

Produtividade do corpo docente

Um terceiro ponto observado pelo MEC é a quantidade de artigos científicos publicados por professores ao longo do ano. Em geral, quanto mais produções técnicas o grupo tiver escrito, maior será o conceito recebido.

Estabilidade do corpo docente

A avaliação também considera o intervalo de tempo (meses/anos) em que cada professor fez parte do corpo docente ao longo dos últimos 5 anos. Pra ser considerado estável, um educador precisa ter menos 70% desse período (ou seja, 3 anos e meio).

Depois de analisar a estabilidade de cada professor, o MEC faz um balanço geral. Quando uma quantidade significativa do número total é estável, o corpo docente é considerado estável. Normalmente, o conceito máximo prevê pelo menos 70% de professores estáveis.

Adequação dos professores às disciplinas do curso

Por fim, o MEC investiga se a formação acadêmica e a titulação do professor é adequada às matérias pelas quais ele é responsável. Por exemplo, um profissional formado em Direito não seria ideal pra dar uma matéria de Física Quântica, né?

Laboratórios

Um outro quesito importante pra tornar a faculdade reconhecida pelo MEC é aquilo que se conhece como infraestrutura de apoio. Ela envolve salas de aula, laboratórios, gabinetes pra professores, tecnologias, recursos audiovisuais etc.

Os laboratórios podem ser multidisciplinares ou abrigarem alguma finalidade específica (por exemplo, um laboratório de Química). Nos dois casos, é importante que a área, a capacidade e a composição dos equipamentos forneçam uma boa situação de ensino.

Aqui na Pitágoras, toda a estrutura física é cuidadosamente planejada pra beneficiar ao máximo as suas aptidões. Assim, além do corpo docente qualificado, você aproveita as melhores condições de aprendizado.

Grade curricular

Dentro da análise da proposta pedagógica, o MEC julga se a estrutura curricular do curso foi construída pra alcançar os objetivos educacionais. Alguns dos pontos observados são:

  • adequação da grade curricular ao perfil do profissional proposto;
  • atendimento do Currículo Mínimo para o curso proposto, quando houver;
  • adequação das disciplinas à carga horária de cada semestre;
  • distribuição da carga horária entre disciplinas básicas, gerais e especializadas;
  • adequação dos livros e textos indicados;
  • ligações entre as matérias;
  • integração entre teoria e prática (por exemplo, previsão de estágios supervisionados);
  • existência de acompanhamento para o ensino e o desempenho do aluno;
  • caráter inovador do currículo.

Notas em provas como Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, conhecido como Enade, é um conjunto de provas aplicadas a todos os alunos de ensino superior pra medir a qualidade dos cursos. Quando você estiver nos semestres iniciais e finais, vai precisar fazer essa avaliação, inclusive.

Provas como o Enade buscam avaliar o desempenho dos alunos de cada curso em relação aos conhecimentos necessários pra sua profissão. Pra citar um caso concreto, a boa nota do MEC Pitágoras BH reflete o destaque da faculdade no exame.

Avaliação de índices

O resultado do Enade é usado ainda pra compor a nota do Conceito Preliminar de Curso (CPC). Ela combina as pontuações do exame com os conceitos iniciais do corpo docente e dos demais elementos da graduação.

Essa nota vai ser verificada depois por uma comissão avaliadora do MEC. Essa etapa resulta no índice conhecido como Conceito de Curso (CC). É também a oportunidade pra que sejam solicitados ajustes.

Já a noção de Índice Geral de Cursos (IGC) é calculada a partir da média das avaliações de todos os cursos disponíveis em uma faculdade. Ela considera as notas anteriores, em especial o CPC e o Enade.

Esses parâmetros acabam influenciando a relação entre MEC e Prouni em cada faculdade. Afinal, o programa também está sob a responsabilidade do Ministério. Assim, instituições que seguem corretamente as diretrizes nacionais acabam trazendo mais oportunidades pra você.

Na Pitágoras, todos os cursos ofertados seguem os padrões oficiais e contam com reconhecimento do MEC. Você pode conquistar bolsas de estudo e tem acesso a recursos diferenciados que vão impulsionar sua carreira nas diferentes modalidades de ensino. É o caso do Canal Conecta, plataforma exclusiva pra busca de vagas no mercado.

Agora você conhece tudo que a Pitágoras faz pra te oferecer a melhor estrutura de ensino superior. Aproveite e se inscreva no nosso vestibular! Vamos juntos encontrar um caminho pra seu sucesso profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.