O que é Realidade Aumentada? Veja como atuar com essa tecnologia

Realidade Aumentada

Desconto nota do Enem

Há pouco tempo, trabalhar com tecnologia de ponta era apenas um sonho distante de gamers e viciados em PC. Hoje, no entanto, isso pode se tornar uma profissão reconhecida e bem-remunerada, como é o caso da área de Realidade Aumentada.

Então, chegou a hora de conferir um pouco mais sobre o assunto e entender se o Curso de Realidade Aumentada é para você. Vamos lá?

O que é Realidade Virtual?

A Realidade Virtual (Virtual Reality, ou VR) é um conceito que antecede a tecnologia da Realidade Aumentada. De forma resumida, ela inclui o usuário em um ambiente virtual, que pode ter computação gráfica ou vídeo 360º, por exemplo.

Isso pode ser enriquecido por meio de uma experiência sensorial, com a simulação de um ambiente com efeitos sonoros, visuais, táteis e assim por diante. Os óculos VR são um ótimo exemplo disso, fazendo com que as pessoas se sintam dentro de um espaço completamente diferente, como acontece nos jogos.

O que é Realidade Aumentada?

A Realidade Aumentada funciona como uma sobreposição de personagens, de objetos ou de outros elementos digitais no ambiente físico. Na prática, é o uso da tecnologia para aumentar a nossa percepção sobre a realidade com alguns dados e informações virtuais.

Para facilitar, imagine um exemplo simples: os QR Codes. Eles projetam elementos virtuais em um mundo físico, em tempo real.

Quais são as suas aplicações no dia a dia?

A Realidade Aumentada está presente em diferentes contextos e para fins diversos. Veja mais!

Jogos

Os jogos são os exemplos mais simples de Realidade Aumentada em que, utilizando alguns dispositivos tecnológicos, como óculos e outros acessórios, o jogador interage com um ambiente digital. Assim, ele é possível simular uma quadra de tênis ou até mesmo uma prancha de surf.

Medicina

Na Medicina, a Realidade Aumentada também contribui muito, fazendo projeções holográficas e colaborando na fase de aprendizado dos estudantes e no dia a dia dos cirurgiões. Eles podem projetar órgãos reais para melhorar a precisão da intervenção cirúrgica.

Tour pela prova do Enem

Arquitetura

Na Arquitetura, alguns recursos também já estão disponíveis. Por exemplo, você pode fazer a projeção de aspectos de design, a exemplo de móveis, ou até mudanças estruturais para ver como ficaria o seu ambiente antes mesmo de reformar.

Por que atuar nessa área?

A demanda por profissionais que têm conhecimento em Realidade Aumentada tem crescido bastante, por isso, a área se apresenta como bastante promissora. Pensando nisso, vale a pena buscar uma graduação de qualidade.

Os profissionais que estiverem preparados para atuar com esses recursos podem esperar uma demanda crescente pelos seus serviços, além de uma remuneração bastante atrativa.

A área de tecnologia é uma das que mais vêm se intensificando e, embora não haja hoje uma média salarial para um desenvolvedor de Realidade Aumentada no Brasil, os profissionais de TI (Tecnologia da Informação) costumam ser bastante valorizados.

E se você quer se preparar para ingressar nesse mercado com tudo, é melhor escolher uma boa instituição de ensino para isso. A Pitágoras investe constantemente nos cursos de Tecnologia da Informação e oferece a você uma formação diferenciada, ágil e de qualidade superior.

Venha para a Pitágoras!

Isso porque o corpo docente é experiente e atuante no mercado, o que combina uma bagagem importante de vivências práticas, além do domínio teórico dos conteúdos. Além disso, a Pitágoras oferece diferenciais exclusivos, como o Canal Conecta, que une você às melhores vagas de emprego para o seu perfil.

Quer aproveitar tudo isso para se preparar para o mercado de Realidade Aumentada? Então, inscreva-se!

Ah, você também se inscrever pelo Vestibulares.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados