O que faz um Radiologista? Conheça as funções desse profissional!

Desconto nota do Enem

Muitos não sabem o que faz um radiologista, já que não é uma área tão famosa quanto outras da saúde. Por isso, a dúvida sobre seguir ou não na profissão pode ser pertinente. A fim de orientá-lo, veja as diferentes funções e cargos desse profissional.

O que faz um Tecnólogo em Radiologia em diferentes cargos e setores?

Quem faz tecnólogo em Radiologia cuida dos aparelhos que geram imagens por meio de radiação. Por exemplo, o raio X, que é um dos exames mais famosos da área. Além disso, é o radiologista que sabe como ler os resultados obtidos e dar o diagnóstico ao paciente.

O que faz um radiologista é, de forma básica, manusear as máquinas e conduzir os pacientes durante o processo. Tudo deve ser feito da maneira mais segura possível, já que radiação é algo perigoso. Portanto, um simples erro pode afetar as imagens do exame.

Algo muito interessante é que o radiologista não precisa trabalhar apenas em clínicas e hospitais. O campo é bem amplo e existem vagas em diversos setores diferentes. Por exemplo, alguns podem se empregar em locais como:

  • Alfândegas;
  • Indústrias;
  • Aeroportos ou portos.

Para ser Radiologista é preciso fazer graduação em Medicina?

Muitos pensam que, para se formar na área, precisa primeiro da graduação em Medicina e depois se especializar. Mas, é possível fazer um tecnólogo para entrar direto no mercado de trabalho. Aliás, o ensino tem um foco maior na prática e a duração do curso é menor.

Você sabe o que faz um radiologista?

Suas atribuições são, de forma geral, orientar pacientes durante a realização dos exames. Depois, o que faz um radiologista é ler as imagens e passar o diagnóstico. Por isso, devem saber tanto mexer nas máquinas com precisão quanto compreender os resultados.

Quais as funções de um radiologista especialista em Raios X?

Não é porque o aluno precisa aprender a mexer em muitos equipamentos que, após se formar, irá trabalhar com todos. Na verdade, ele pode focar em única e a mais popular máquina, a de raio X.

Aqui, esse profissional, em geral, assume um cargo em uma clínica ou hospital. Dessa forma, ele orienta os pacientes durante o exame, bem como ajuda o médico a entender o problema do mesmo por meio das imagens geradas pela radiação.

O que se faz em Radiologia na Medicina Nuclear? 

Esse é o cargo que talvez seja o mais interessante dentro da Radiologia. Afinal, muitos não imaginam como esse profissional atua dentro da área de Medicina Nuclear. No fim, é o uso de materiais radioativos para fazer um diagnóstico.

O conteúdo é inserido em poucas quantidades, de forma que não afeta o organismo de modo prejudicial. Mas, por ser perigoso, é preciso de um técnico para manter a segurança. Assim, como o Radiologista sabe trabalhar com essas substâncias, essa é a sua função.

Você sabe o que faz um Radiologista em Ressonância Magnética?

Junto com o raio X, a ressonância magnética é um dos exames mais conhecidos. Nesse caso, o técnico no cargo deve cuidar desses tipos de máquinas. 

Por meio delas, é dado um diagnóstico com alta precisão e tem uma grande importância para identificar doenças no cérebro.

Tour pela prova do Enem

Qual é a função de um Radiologista Industrial? 

Uma das áreas menos conhecidas, o que faz um Radiologista na parte industrial é cuidar dos materiais desse setor. Ou seja, sai do ambiente de saúde e entra para outro bem diferente. Aqui, o empregado precisa inspecionar cargas em locais como os portos.

Sua principal função é garantir a segurança dos trabalhadores. Além disso, é um campo que vem crescendo bastante. Por isso, há uma grande demanda de profissionais qualificados para o serviço.

O que faz um Radiologista Odontológico?

Mais uma área da saúde possível para o Radiologista é a Odontologia. Então, o profissional deve cuidar dos exames ligados à saúde bucal. Isto é, faz exames com máquinas que utilizam a radiação, mas com um foco maior na região dos dentes.

Qual é a atribuição de um técnico em Densitometria óssea?

Esse campo está ligado aos ossos do paciente e o técnico deve usar a máquina para checar a sua saúde. Assim, pode-se analisar a densidade mineral presente na região. Além disso, são exames que costumam ser feitos em adultos maiores de 35 anos.

Com isso, o que faz um radiologista nessa área é avaliar o desgaste nos ossos. Por isso, esse tipo de exame costuma acontecer depois de um certo período de tempo. O mais comum, aliás, é que um médico encaminhe o paciente para fazer a análise.

O que faz um técnico em Tomografia Computadorizada?

Esse é um exame não invasivo feito pelo técnico em Radiologia. As imagens geradas por essas máquinas ficam em 360 graus e tem como foco os órgãos internos do paciente. Para isso, as atribuições do profissional são orientar o mesmo para que tudo ocorra bem.

O exame não dura muito tempo, às vezes em menos de cinco minutos. Além disso, por meio dele, é possível avaliar eventuais traumas cranianos ou tumores. Por isso, é uma área com grande importância e que precisa de bons técnicos.

Você sabe o que faz um Radiologista em Mamografia?

A área ganha cada vez mais atenção e o papel desempenhado pelo profissional aqui é essencial para a saúde feminina, em especial. Afinal, é o principal exame para detectar o câncer de mama, algo que preocupa muitas mulheres e também acomete homens.

O técnico ajuda na realização do exame, orientando o paciente. Mas, quem faz a análise dos resultados é o médico especializado. Além disso, não serve apenas para o câncer, mas também para avaliar possíveis lesões.

Torne-se um profissional em Radiologia com a Pitágoras

Para se formar na sua área dos sonhos, é preciso de uma boa instituição. Assim, ela pode te guiar pelas possibilidades que o curso superior oferece. Dessa forma, a fase da graduação fica muito mais fácil.

A melhor opção é a Pitágoras, que garante um ensino de ótima qualidade. Aqui, o bem-estar do aluno está sempre em primeiro lugar. Então, a instituição dá todo o apoio prático para que você tenha uma noção sobre o que faz um radiologista no dia a dia.

Com locais bem equipados e bons professores, a Pitágoras se preocupa com a sua experiência na área. Por isso, a parceria com o Canal Conecta conta com vagas de emprego exclusivas para os alunos.

Opte pela instituição que coloque a sua disposição todos os recursos necessários para que você trace uma carreira de sucesso. Inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados