Muitos não sabem o que faz um radiologista, já que não é uma área tão famosa quanto outras da saúde. Por isso, a dúvida sobre seguir ou não na profissão pode ser pertinente. A fim de orientá-lo, veja as diferentes funções e cargos desse profissional.
- 1 O que faz um Tecnólogo em Radiologia em diferentes cargos e setores?
- 2 Você sabe o que faz um radiologista?
- 3 Quais as funções de um radiologista especialista em Raios X?
- 4 O que se faz em Radiologia na Medicina Nuclear?
- 5 Você sabe o que faz um Radiologista em Ressonância Magnética?
- 6 Qual é a função de um Radiologista Industrial?
- 7 O que faz um Radiologista Odontológico?
- 8 Qual é a atribuição de um técnico em Densitometria óssea?
- 9 O que faz um técnico em Tomografia Computadorizada?
- 10 Você sabe o que faz um Radiologista em Mamografia?
- 11 Torne-se um profissional em Radiologia com a Pitágoras
O que faz um Tecnólogo em Radiologia em diferentes cargos e setores?
Quem faz tecnólogo em Radiologia cuida dos aparelhos que geram imagens por meio de radiação. Por exemplo, o raio X, que é um dos exames mais famosos da área. Além disso, é o radiologista que sabe como ler os resultados obtidos e dar o diagnóstico ao paciente.
O que faz um radiologista é, de forma básica, manusear as máquinas e conduzir os pacientes durante o processo. Tudo deve ser feito da maneira mais segura possível, já que radiação é algo perigoso. Portanto, um simples erro pode afetar as imagens do exame.
Algo muito interessante é que o radiologista não precisa trabalhar apenas em clínicas e hospitais. O campo é bem amplo e existem vagas em diversos setores diferentes. Por exemplo, alguns podem se empregar em locais como:
- Alfândegas;
- Indústrias;
- Aeroportos ou portos.
Para ser Radiologista é preciso fazer graduação em Medicina?
Muitos pensam que, para se formar na área, precisa primeiro da graduação em Medicina e depois se especializar. Mas, é possível fazer um tecnólogo para entrar direto no mercado de trabalho. Aliás, o ensino tem um foco maior na prática e a duração do curso é menor.
Você sabe o que faz um radiologista?
Suas atribuições são, de forma geral, orientar pacientes durante a realização dos exames. Depois, o que faz um radiologista é ler as imagens e passar o diagnóstico. Por isso, devem saber tanto mexer nas máquinas com precisão quanto compreender os resultados.
Quais as funções de um radiologista especialista em Raios X?
Não é porque o aluno precisa aprender a mexer em muitos equipamentos que, após se formar, irá trabalhar com todos. Na verdade, ele pode focar em única e a mais popular máquina, a de raio X.
Aqui, esse profissional, em geral, assume um cargo em uma clínica ou hospital. Dessa forma, ele orienta os pacientes durante o exame, bem como ajuda o médico a entender o problema do mesmo por meio das imagens geradas pela radiação.
O que se faz em Radiologia na Medicina Nuclear?
Esse é o cargo que talvez seja o mais interessante dentro da Radiologia. Afinal, muitos não imaginam como esse profissional atua dentro da área de Medicina Nuclear. No fim, é o uso de materiais radioativos para fazer um diagnóstico.
O conteúdo é inserido em poucas quantidades, de forma que não afeta o organismo de modo prejudicial. Mas, por ser perigoso, é preciso de um técnico para manter a segurança. Assim, como o Radiologista sabe trabalhar com essas substâncias, essa é a sua função.
Você sabe o que faz um Radiologista em Ressonância Magnética?
Junto com o raio X, a ressonância magnética é um dos exames mais conhecidos. Nesse caso, o técnico no cargo deve cuidar desses tipos de máquinas.
Por meio delas, é dado um diagnóstico com alta precisão e tem uma grande importância para identificar doenças no cérebro.
Qual é a função de um Radiologista Industrial?
Uma das áreas menos conhecidas, o que faz um Radiologista na parte industrial é cuidar dos materiais desse setor. Ou seja, sai do ambiente de saúde e entra para outro bem diferente. Aqui, o empregado precisa inspecionar cargas em locais como os portos.
Sua principal função é garantir a segurança dos trabalhadores. Além disso, é um campo que vem crescendo bastante. Por isso, há uma grande demanda de profissionais qualificados para o serviço.
O que faz um Radiologista Odontológico?
Mais uma área da saúde possível para o Radiologista é a Odontologia. Então, o profissional deve cuidar dos exames ligados à saúde bucal. Isto é, faz exames com máquinas que utilizam a radiação, mas com um foco maior na região dos dentes.
Qual é a atribuição de um técnico em Densitometria óssea?
Esse campo está ligado aos ossos do paciente e o técnico deve usar a máquina para checar a sua saúde. Assim, pode-se analisar a densidade mineral presente na região. Além disso, são exames que costumam ser feitos em adultos maiores de 35 anos.
Com isso, o que faz um radiologista nessa área é avaliar o desgaste nos ossos. Por isso, esse tipo de exame costuma acontecer depois de um certo período de tempo. O mais comum, aliás, é que um médico encaminhe o paciente para fazer a análise.
O que faz um técnico em Tomografia Computadorizada?
Esse é um exame não invasivo feito pelo técnico em Radiologia. As imagens geradas por essas máquinas ficam em 360 graus e tem como foco os órgãos internos do paciente. Para isso, as atribuições do profissional são orientar o mesmo para que tudo ocorra bem.
O exame não dura muito tempo, às vezes em menos de cinco minutos. Além disso, por meio dele, é possível avaliar eventuais traumas cranianos ou tumores. Por isso, é uma área com grande importância e que precisa de bons técnicos.
Você sabe o que faz um Radiologista em Mamografia?
A área ganha cada vez mais atenção e o papel desempenhado pelo profissional aqui é essencial para a saúde feminina, em especial. Afinal, é o principal exame para detectar o câncer de mama, algo que preocupa muitas mulheres e também acomete homens.
O técnico ajuda na realização do exame, orientando o paciente. Mas, quem faz a análise dos resultados é o médico especializado. Além disso, não serve apenas para o câncer, mas também para avaliar possíveis lesões.
Torne-se um profissional em Radiologia com a Pitágoras
Para se formar na sua área dos sonhos, é preciso de uma boa instituição. Assim, ela pode te guiar pelas possibilidades que o curso superior oferece. Dessa forma, a fase da graduação fica muito mais fácil.
A melhor opção é a Pitágoras, que garante um ensino de ótima qualidade. Aqui, o bem-estar do aluno está sempre em primeiro lugar. Então, a instituição dá todo o apoio prático para que você tenha uma noção sobre o que faz um radiologista no dia a dia.
Com locais bem equipados e bons professores, a Pitágoras se preocupa com a sua experiência na área. Por isso, a parceria com o Canal Conecta conta com vagas de emprego exclusivas para os alunos.
Opte pela instituição que coloque a sua disposição todos os recursos necessários para que você trace uma carreira de sucesso. Inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.