Quero fazer Medicina! Por onde eu começo?

medicina a distância

Desconto nota do Enem

O curso de Medicina é sonho de muitos estudantes. Isso se deve a vários motivos, entre eles a oportunidade de consolidar uma carreira de sucesso com o diploma em mãos. A concorrência pra conquista de uma vaga no ensino superior, por outro lado, faz com que alguns se questionem: “quero fazer Medicina, por onde começo?”.

Saber por onde começar é fundamental pra não perder tempo. Pensando nessa preocupação comum, separamos os primeiros passos em Medicina pra você conseguir uma vaga no ensino superior e se tornar um profissional. Ficou curioso? Então, confira as dicas!

Guia das áreas de atuação para Medicina

Antes de tudo: por que fazer Medicina?

Primeiramente, vale destacar que essa carreira pode abrir grandes portas no mercado. Isso porque são várias as áreas da Medicina e frentes de trabalho que você pode explorar. Além disso, por ser uma profissão importante na área da saúde, o médico tende a ser valorizado pela sociedade.

Isso faz com que a remuneração seja maior em relação às demais carreiras e que haja amplas possibilidades de crescimento profissional. Por último, a área do conhecimento é interessantíssima, englobando conhecimentos em Ciências Biológicas e anatomia humana.

Quais os primeiros passos para fazer Medicina?

Se você se identificou com a carreira e também se pergunta “quero fazer Medicina, por onde começo?”, confira quais são os primeiros passos!

Conheça o curso

É importante estar seguro de que você realmente deseja concluir o curso. Afinal, a faculdade é extensa e exige muita dedicação e foco. Sendo assim, busque saber tudo sobre a área do conhecimento: as matérias de Medicina que vai estudar na faculdade, as principais áreas de atuação e as instituições em que pode trabalhar depois de formado.

Defina metas

Uma vez que você estiver certo sobre o curso, defina metas que precisam ser cumpridas pra conquistar o seu objetivo. É importante estudar cada etapa e entender como alcançá-las.

Por exemplo, você precisa fazer o Enem, passar em um vestibular, solicitar bolsa e assim por diante. Ainda pode prever ferramentas pra chegar a esse sonho, como o Trilha do Enem, que facilita a resolução de simulados online.

Tour pela prova do Enem

Tenha uma rotina de estudos

Ter uma rotina pra estudar pra Medicina também é essencial. Afinal, quanto mais cedo você se preparar, maior é a chance de superar a concorrência nos vestibulares.

Pra facilitar o trabalho, você pode criar um plano de estudos pra Medicina. Isso ajuda na organização ao longo do ano pra revisar todas as matérias conforme sua agenda de compromissos.

Prepare-se para o vestibular

O vestibular de Medicina é uma etapa importante pra conseguir vagas no ensino superior. Vale se preparar com antecedência, entendendo como funciona a prova e quais são os conteúdos cobrados.

Nesse sentido, conferir vestibulares anteriores pode ajudar bastante. Por meio deles, é possível verificar a linguagem dos enunciados, resolver questões e se preparar emocionalmente pra prova.

Não desista

Por último, não desista dos seus sonhos. A jornada do profissional de Medicina nem sempre é fácil e exige empenho constante. Mas com organização e estudo, você pode conseguir boas oportunidades pra cursar o ensino superior e construir uma carreira de sucesso.

Agora é hora de colocar a mão na massa!

Muitos estudantes, ao optarem por esse curso, se perguntam: “quero fazer Medicina, por onde começo?”. Como você já deve saber, são diversos os passos a percorrer pra conseguir entrar na faculdade e se formar médico. Por isso, é sempre bom ficar atento às dicas e ao guia para aprovação em Medicina e não perder tempo na preparação.

Além disso, vale ficar de olho nas instituições de ensino, buscando sempre as melhores alternativas pra sua formação acadêmica. A Pitágoras conta com um sistema de ensino que te prepara para o mercado a partir do conhecimento prático e aplicado.

E aí? Gostou do conteúdo? Então, não deixe de se inscrever para o vestibular de Medicina da Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 48

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados