Quantas questões tem o Enem? Como funcionam?

Quantas questões tem o Enem

Desconto nota do Enem

Você que está pensando em focar nos estudos pra impulsionar a carreira e está se preparando pra entrar na faculdade, sabe como é a prova e quantas questões tem o Enem? Antes mesmo de escolher o curso, é preciso conhecer o tipo de avaliação que vem pela frente e que é a porta de entrada pra instituições de ensino públicas e privadas.

Na sua preparação, é fundamental entender o funcionamento do Exame Nacional do Ensino Médio, porque isso ajuda, inclusive, no seu desempenho no momento de responder às questões — e, consequentemente, no resultado que vai garantir sua vaga na faculdade!

Quer saber o número de questões do Enem e mais informações sobre a prova? Continue lendo este post!

Quantas questões tem o Enem?

Ao todo, o Enem (Exame nacional do Ensino Médio) possui 180 questões. Mas não se desespere! A prova é aplicada em 2 dias, então, são 90 enunciados pra serem respondidos em cada um.

Não se esqueça de que, no primeiro dia de aplicação do Enem, também é preciso redigir um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas. A prova de redação vale 1.000 pontos e é corrigida rigorosamente, sabia?

Essas provas são importantes porque, de acordo com seu desempenho, a nota que você tirar vai dar acesso à faculdade por meio do Sisu, Prouni e FIES — os programas do governo pra incentivar os estudantes a ingressarem na graduação.

Então, vamos ver como as questões do Enem estão distribuídas e a divisão entre as matérias, de acordo com cada prova.

Quanto vale cada questão do Enem?

A composição da nota final do Enem varia em função do número de questões fáceis, médias e difíceis que o candidato acertar. Por exemplo, se você acertou mais complicadas do que seu colega, sendo que ambos tiveram 120 acertos, sua pontuação será maior do que a dele.

Esse cálculo é feito por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse é um algoritmo que mede o percentual de questões mais e menos acertadas — as consideradas difíceis.

Se o candidato registra acertos em questões com grau mais alto de dificuldade e, ao mesmo tempo, erra perguntas consideradas fáceis, o algoritmo considera que isso foi um “chute“, e o estudante é penalizado.

Após todo esse processo, o resultado é dado entre 0 e 1.000 em cada uma das 4 provas. Em outras palavras, chutar a resposta não é a melhor opção nesse exame, entendeu?

Como funcionam a prova e a nota?

Não é preciso calcular a TRI, porque o Inep, órgão que realiza o exame, já te entrega o resultado em 1.000 pontos. É com a nota de cada prova mais a da redação que você vai compor a sua média do Enem.

De posse dessa nota, você pode procurar informações sobre como funciona o Sisu e tentar uma vaga em uma faculdade pública.

Também é possível fazer inscrição no vestibular de faculdades particulares usando esse resultado, como acontece aqui na Pitágoras. Você informa o desempenho do Enem e não precisa fazer outra prova de seleção. Bom demais, né?

Quais matérias são cobradas em cada dia?

Como dissemos, o Enem é composto por 4 provas, além da redação, e cada uma tem 45 questões de múltipla escolha, com enunciados longos, interpretação de dados, tabelas, textos e gráficos em quase todas elas.

Esse não é um exame conteudista. Não adianta decorar todas as matérias do ensino médio pra prova. Mais importante que isso é entender como relacionar fatos e informações, sabendo interpretar o enunciado da questão. Dá pra perceber que você precisa intensificar sua rotina de estudos e deixá-la o mais produtiva possível!

Tour pela prova do Enem

Veja, a seguir, o que é cobrado em cada prova e comece a se preparar agora, seja estudando sozinho ou contando com sites especializados. E não deixe de consultar a matriz de referência e os objetos de conhecimento com todo o conteúdo.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Essa prova é aplicada no primeiro dia e é composta por questões das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol);
  • Literatura;
  • Educação Física;
  • Tecnologias da Informação e da Comunicação;
  • Artes.

No caderno de prova, ainda consta a proposta de redação. Geralmente, ela vem acompanhada de textos base sobre o tema cobrado.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Também é feita no primeiro dia. Esse caderno cobra matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Não se engane, pois há muito a ser cobrado nessa prova! Os enunciados são extensos e requerem do candidato ampla capacidade de leitura e interpretação.

Um dos tópicos dessa prova é “Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade”, que trata, por exemplo, de aspectos históricos e sociais dos povos indígenas e africanos. Também são pontos a serem estuados:

  • Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado;
  • Características e transformações das estruturas produtivas;
  • Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente;
  •  Representação espacial.

Matemática e suas Tecnologias

Aplicada no segundo dia do Enem, essa prova cobra conteúdos básicos da Matemática, que envolvem conhecimentos:

  • numéricos;
  • geométricos;
  • de estatística e probabilidade;
  • algébricos;
  • algébricos/geométricos.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

As questões de Ciências da Natureza fecham o segundo dia de prova. Estão presentes conteúdos de Biologia, Física e Química. Veja alguns tópicos mais cobrados:

  • O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas;
  • Energia, trabalho e potência;
  • A Mecânica e o funcionamento do Universo;
  • Fenômenos Elétricos e Magnéticos;
  • Oscilações, ondas, óptica e radiação;
  • O calor e os fenômenos térmicos;
  • Transformações Químicas;
  • Materiais, suas propriedades e usos;
  • Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente;
  • Hereditariedade e diversidade da vida;
  • Ecologia e ciências ambientais;
  • Qualidade de vida das populações humanas.

Como a nota do Enem pode ser usada?

Depois de estudar para o vestibular, se dedicar tanto e obter sua nota do Enem, você sabe o que fazer com ela? Vamos te mostrar como usar o resultado dessa prova nos programas governamentais.

Sisu

Lembra que falamos há pouco sobre o Sisu? Esse é o Sistema de Seleção Unificado. Hoje em dia, substituiu praticamente todos os vestibulares de faculdades públicas. Por meio dele, são escolhidos os estudantes com maiores notas para os cursos.

Prouni

Não passou no Sisu? Não tem problema! O governo oferece um Programa de Bolsas de 50% e 100% pra estudantes de escolas públicas, pessoas com baixa renda e outros. O Prouni permite que eles frequentem faculdades particulares e recebam formação de qualidade.

FIES

Se você for reprovado no Prouni, não desista! Ainda há formas de batalhar pela sua vaga! Uma delas é pelo Fundo de Financiamento Estudantil. O governo banca as mensalidades e você só paga depois de se formar. O melhor de tudo é que, em alguns casos, o FIES é negociado a juros zero.

Incentivos e bolsas de faculdades particulares

Na Faculdade Pitágoras, você pode ser beneficiado com bolsas e descontos exclusivos. A nota do Enem, por exemplo, dá desconto nas parcelas de 10% a 100% durante todo o curso.

Mesmo sem participar do Enem, você pode concorrer a diversas modalidades de bolsas:

  • Bolsa Incentivo;
  • Bolsa Primeiro Semestre;
  • Desconto Pontualidade.

Ficar sem estudar é que não é opção, combinado?

Agora é com você!

Mesmo que não tenha como saber, na prática, quando vale cada questão do Enem, o melhor é se preparar pra tudo e acertar o máximo possível, concorda? Por isso, erga o ânimo e vá em busca de conquistar seu sonho de entrar na faculdade e o diploma do curso superior. Essa é uma superação que muitos estudantes desejam, e você pode chegar lá!

Continue se informando sobre esse exame tão importante e saiba também como usar a nota do Enem pra entrar na Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 64

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados