Qualificação profissional: o que o mercado espera de você?

profissional do mercado de trabalho

Desconto nota do Enem

Ao ler notícias sobre carreira, assistir a vídeos ou consultar pessoas experientes, a qualificação profissional sempre acaba nos assuntos mais comentados. É melhor se acostumar, porque isso vai acontecer bastante daqui pra frente. Afinal, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. 

O desafio é que nem sempre vai estar claro o que o mercado espera de você. É preciso aquela dose de experiência no currículo? Ter muitos certificados? Realizar estágios e trabalhos voluntários? O que exatamente significa qualificação profissional?

Vem com a gente entender o assunto de uma vez por todas pra que você tenha as habilidades necessárias e se transforme num profissional de sucesso.

Qualificação profissional: o que o mercado espera de você?

A qualificação profissional nada mais é do que os processos de aprendizagem voltados para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e julgamentos úteis a uma carreira, profissão ou ofício. É quando você estuda ou treina pra trabalhar.

O que é qualificação profissional também pode se referir à compatibilidade entre uma pessoa e uma atividade. Não entendeu? Pense no seguinte exemplo: alguém com boa comunicação, iniciativa, domínio das técnicas de negociação tem o necessário pra ser um vendedor.

Se transforme num talento

Nos dois casos, os conhecimentos, habilidades, atitudes e julgamentos são os elementos que formam as competências individuais. Ou seja, eles são como os tijolos, e as habilidades, a casa pronta — que integra todas as matérias-primas e produz um bem.

As competências podem ser técnicas ou comportamentais. Quem sai do ensino médio sabe um pouco de Português, Matemática, Física, História etc. Mas também dá pra aprender a se comunicar, liderar, trabalhar em equipe e coisas desse tipo, que são as habilidades de comportamento.

Então, agora você já pode dizer o que o mercado procura, não é mesmo? Sim, pessoas com competências –– os chamados talentos. É com essas contratações que as empresas conseguem aumentar um tipo de patrimônio que não é físico: o capital humano. Ele representa o que a organização consegue fazer.

Qual é a importância para o mercado de trabalho?

Existe uma situação bem curiosa sobre a demanda por profissionais. Ao mesmo tempo que os trabalhadores veem a competitividade e os índices de desemprego aumentarem, as empresas enfrentam dificuldades pra fechar suas vagas.

Faltam pessoas qualificadas no mercado

Um exemplo que a gente pode ver é o relatório de 2020 da Robert Half, consultoria de RH. Nele, 59% dos empregadores afirmaram estar muito difícil encontrar profissionais qualificados nos dias de hoje.

O resultado é bem parecido com o de outra consultoria, o ManpowerGroup, que apurou 52% em estudo sobre escassez de talentos.

O cenário vai ser bem favorável se você for protagonista, com diversas vantagens da qualificação profissional, não acha? É preciso desenvolver as competências necessárias pra profissão que deseja exercer. Com isso, tem acesso a melhores oportunidades, salários e benefícios.

A faculdade dobra os salários

Pra você ter uma ideia, o diploma de nível superior, em média, mais que dobra o salário. Quem tem ensino médio completo ganha R$ 1.774* por mês, enquanto o graduado fica na faixa dos R$ 4.938*‬. Já o desemprego de quem só tem o colégio é de 14,1% contra 6,3% de quem fez faculdade. Os números de renda e desemprego você vê no IBGE.

Tour pela prova do Enem

O estudo rende frutos ao longo da carreira

A faculdade também te ajuda a continuar os estudos ao longo da carreira, obtendo mais qualificações relevantes. Um dos melhores sites de emprego, a Catho, estima o impacto de uma especialização: ela rende, em média, 47,5% de aumento nos salários dos profissionais graduados.

Então, se você quer ter sucesso profissional, a qualificação é o foco. Desenvolva as competências necessárias pra entrar no mercado de trabalho e continue sempre aprendendo pra ter excelentes salários e tranquilidade no emprego.

Como garantir a qualificação profissional?

A qualificação profissional pode ser conquistada por diferentes processos, como o aprendizado em sala de aula e as experiências profissionais. Logo abaixo, a gente trouxe dicas pra que você desenvolva as competências e chame a atenção dos empregadores.

Escolha a sua área de atuação com sabedoria

O primeiro passo é saber em que áreas você deseja atuar. Ao escolher opções de qualificação profissional e focar nos estudos, precisamos ser coerentes com nossos objetivos, né? Então, já sabe qual profissão pretende seguir?

Se tiver dúvidas, utilize o Giro de Profissões, que é uma ferramenta interativa pra desenvolver o autoconhecimento e saber a área ideal para o seu futuro. Outra dica é visitar a página de cursos da Pitágoras pra conhecer as características, perfil profissional e oportunidades de cada disciplina.

Obtenha o diploma de graduação

É importante reforçar que o diploma de graduação será a base para o seu crescimento. A faculdade não só vai desenvolver as competências essenciais pra profissão escolhida, como está associada às primeiras oportunidades de trabalho.

Aqui na Pitágoras, nossos alunos contam com acesso exclusivo ao Canal Conecta. Nesse portal da empregabilidade, você consegue criar currículos e enviar pra vagas de estágios em empresas e entidades parceiras.

Nossos cursos estão disponíveis por diferentes formas de ingresso. Além disso, se você tiver dificuldades pra pagar as mensalidades, temos opções de bolsa e crédito, como Prouni e FIES, que podem facilitar o seu acesso ao curso escolhido.

Participe de eventos e cursos

Também é importante manter uma rotina de estudos voltadas pra competências mais específicas. Isso pode ser feito em cursos livres, eventos, palestras, leituras e por aí vai. Procure vivenciar o segmento de mercado que você escolheu, ficando atento às tendências e oportunidade de qualificação.

Procure oportunidades pra praticar

Além dos estágios, você pode buscar outras oportunidades pra iniciar um histórico profissional e desenvolver as suas competências. Realizar trabalho voluntário, montar um portfólio, atuar como freelancer e usar o tempo livre pra empreender são exemplos de boas práticas.

Não tem muito mistério na qualificação profissional. O segredo é escolher um curso de excelência e ser protagonista durante a faculdade. Corra atrás das oportunidades pra desenvolver as suas habilidades e se transforme num talento. Assim, você vai ter o perfume de que o mercado gosta.

Se quiser entender como funciona esse processo, confira 6 passos pra promover o seu crescimento pessoal!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados