Confira 5 testes para saber qual faculdade fazer 📝

estudante fazendo teste

Quando bater a dúvida sobre qual faculdade fazer, um teste vocacional pode ser um caminho na busca por clareza. O exame é uma avaliação multidisciplinar que ajuda a determinar que tipo de trabalho combina com as suas aptidões.

Escolher a carreira é um passo crucial na vida do estudante. Os testes vocacionais incluem perguntas sobre suas habilidades, personalidade, hobbies, interesses etc., apontando os caminhos que se encaixem em seu perfil. Associado a outras ferramentas, ele permite a você autoconhecimento e orienta sua busca por uma carreira.

Existe uma série de testes online disponíveis, mas vale a pena avaliar alguns critérios como a fonte e a validação científica — se utilizam critérios científicos, mensuráveis e reprodutíveis.

Para ajudar você a encontrar boas opções no mercado, listamos neste post 5 testes vocacionais. Confira!

Qual seu dom

O Qual seu dom é diferente de tudo o que você já viu, pois com ele você vai contar com a ajuda dos seus amigos para o teste de profissões. Isso mesmo, se todo mundo tem uma vocação, não significa que você precisa descobrir qual é a sua sozinho, concorda?

Nesse site, são os seus amigos que responderão às perguntas. Você fica com apenas uma única questão, o resto é com eles. Muitas vezes, somos levados a acreditar que temos determinada vocação, a exemplo da Medicina ou do Direito. 

Essa crença, incutida pela família ou mesmo por uma fantasia nutrida desde a infância, pode influenciar suas respostas. Já os seus amigos que o conhecem bem, com certeza serão mais isentos ao responderem o teste com sinceridade.

Teste vocacional Carlos Martins

O teste baseado no modelo de John Holland e adaptado pelo consultor Carlos Martins é um dos mais famosos da internet no Brasil. O psicólogo e educador americano desenvolveu um modelo hexagonal, que categoriza as personalidades em seis tipos:

  • Realista;
  • Investigativo;
  • Social;
  • Artístico;
  • Empreendedor;
  • Convencional.

Essa classificação serve de base para testes realizados no mundo todo, associando interesses e tipos de ambientes a cada uma das personalidades. Por exemplo, o tipo Social define pessoas com vontade de ajudar os outros, altamente comunicativas e empáticas.

Assim, gostam de contato direto com os outros e tarefas muito mecânicas não representam seus interesses. Por isso, as profissões em que se saem melhor são áreas como a Psicologia ou a Enfermagem, muitos também dão ótimos professores.

Teste vocacional G1

Segundo o G1, um teste para a faculdade ideal deve juntar autoconhecimento, pesquisa sobre os cursos e o mercado. A ideia é descobrir com o que você gostaria de lidar no trabalho e, assim, responder à seguinte pergunta: “qual é a sua vocação?”.

Na verdade, a maioria dos testes de profissão são um bom norte em relação a que grande área escolher. “Humanas ou Exatas?” é uma dúvida comum entre estudantes que têm dificuldades em decidir seu futuro profissional, enquanto quem opta por Biológicas, em geral, já tem inclinações mais definidas.

O teste vocacional G1 é completo e interativo, com dicas para ajudar nessa importante decisão. A plataforma é bastante intuitiva e, quando você se der conta, já terá alguns direcionamentos em mãos.

Testevocacional.Org

Já a avaliação do site Testevocacional.org é composta por 21 questões, que ajudam a traçar a sua personalidade, além de identificar as profissões que mais parecem adequadas a ela.

O resultado é um resumo do seu perfil junto com uma lista de cursos indicados para ele. Com um teste desse tipo, você pode descobrir que tem grandes chances de se dar bem em uma faculdade de Exatas, por exemplo.

Lembre que um teste, seja ele qual for, nunca deve ser a única base para a sua decisão. Afinal, embora nenhuma avaliação seja definitiva, ela pode orientar a sua escolha. Essas ferramentas são de grande valia para quem não sabe nem por onde começar, mas também para confirmar a escolha dos mais decididos. Às vezes, crescemos com uma ideia fixa na cabeça, só que, na prática, aquele curso não tem nada a ver conosco.

A Real Me

Por fim, o teste vocacional A Real Me também tem por base as seis personalidades de John Holland, fazendo um levantamento de quais características dos perfis predeterminados mais se aproximam ou se afastam do seu jeito de ser.

Com base nessa análise, o resultado sugere as profissões que mais combinam com os traços de personalidade mais acentuados em cada um. Por exemplo, um perfil investigativo sugere que a pessoa é boa em resolver problemas e gosta de Matemática e Ciências, Biologia e Biomedicina são boas alternativas.

Enquanto isso, aqueles com perfil convencional são mais inclinados à ordem, disciplina e formalidade, se saindo bem no trabalho em equipe e em atividades mais metódicas. Alguns exemplos são as tarefas desempenhadas em carreiras como Ciências Contábeis e Comércio Exterior.

A carreira é apenas a primeira escolha importante do estudante. Além dela, é essencial pesquisar onde estudar. Encontrar uma boa faculdade, independentemente do curso ou área de atuação, é crucial para o sucesso na carreira. Aqui na Pitágoras, oferecemos diversos cursos, nas modalidades de ensino presencial e EAD (semipresencial e 100% online).

Outra questão que surge para muitos candidatos é a necessidade de escolher uma cidade para fazer faculdade. Essa é mais uma decisão que interfere no futuro profissional. Por isso, depois de definir o curso, surge a importância de avaliar as instituições de ensino, o mercado de trabalho, o custo de vida e as características locais para uma boa escolha.

Como vimos, para responder a pergunta “qual faculdade fazer?”, o teste vocacional é um bom começo, podendo ser muito válido para orientar a decisão do candidato. Embora não traga soluções mágicas, conhecer melhor os traços de sua personalidade e descobrir seus pontos fortes são ótimo caminho para identificar profissões nas quais você tem chance de se dar bem.

Agora que você já sabe como um teste vocacional pode ajudar você a escolher a carreira dos seus sonhos, que tal descobrir Como é estudar na Faculdade Pitágoras? Saiba por que é uma boa opção!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content