Existe uma nota mínima no Enem para entrar na faculdade?

nota mínima enem

Desconto nota do Enem

Os estudantes precisam alcançar uma nota mínima no Enem pra disputar uma vaga em cursos de graduação. Essa pontuação pode variar de acordo com as faculdades e os programas de ingresso ao ensino superior. Então, se você vai fazer o exame e tem dúvidas de quanto precisa tirar, não vá embora sem ver o que separamos neste post.

Reunimos o que você precisa saber sobre a nota mínima do Enem, e como ela varia a depender das formas de ingresso. Confira e tire suas dúvidas!

Nota mínima e nota de corte são a mesma pontuação?

Não! A nota mínima do Enem pra entrar na faculdade é a pontuação que permite ao aluno participar do processo seletivo, seja dos programas do governo, seja de uma faculdade específica.

A participação não é garantia de uma vaga no curso escolhido ou bolsa de estudo. Ela permite, na verdade, que o aluno seja um dos candidatos que vai disputar uma das oportunidades.

Já a nota de corte do Enem é a pontuação do último candidato na lista de aprovados. O aluno que teve esse desempenho conquistou uma vaga ou bolsa de estudo no curso. Ela passa a servir de referência pra quem vai disputar o vestibular na próxima edições da seleção.

Cada faculdade, graduação, turma e unidade específica tem uma nota de corte para o Enem.

Em suma, o aluno passa primeiro pela nota mínima e, depois, precisa se posicionar acima da nota de corte pra ser aprovado.

Qual é a nota mínima no Enem?

A nota mínima do Enem é relativa, porque depende de qual forma de ingresso estamos falando. O estudante que opta por entrar na faculdade pelos programas governamentais, como Prouni e FIES, precisa alcançar pelo menos 450 pontos nas provas objetivas do Enem.

As provas objetivas são os cadernos de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Muita gente tem dificuldade de conquistar uma vaga pelos programas do governo. Por conta disso, decide usar o Enem pra entrar em uma faculdade particular, pelo processo seletivo da própria instituição. Nesse caso, cada uma pode exigir uma pontuação.

Aqui na Faculdade Pitágoras, os estudantes podem usar a nota do Enem pra substituir a prova do vestibular e ainda têm chances de ganhar uma bolsa de estudo. A nota mínima pra participar da seleção é a média de 200 pontos nas provas objetivas do Exame.

Qual é a nota mínima da redação do Enem?

Nos programas do governo federal, o estudante precisa, além de alcançar 450 pontos nas provas objetivas, não ter zerado a redação do Enem.

Nas faculdades particulares, a pontuação mínima da redação pode variar de acordo com cada processo seletivo.

Na Pitágoras, o critério pra conquistar uma bolsa do Enem também é tirar uma nota acima de 0 na redação (além dos 200 pontos na média das provas objetivas). Mas vale lembrar que esse é apenas um dos requisitos de participação. Ou seja, isso não garante o benefício!

Quando o candidato atinge a nota mínima, ele passa a disputar uma bolsa. Quanto maior for o resultado da soma das notas, maior é o desconto que ele ganha. Então, é muito importante se esforçar pra não tirar uma nota baixa no Enem, inclusive na redação, combinado?

Quais são as outras formas de ingresso na faculdade?

Ao optar por fazer uma faculdade particular, existem outras formas de ingresso, além de usar a nota do Enem. É sempre bom ficar de olho nessas opções, porque talvez descubra que é mais vantajoso pra você optar por elas.

Tour pela prova do Enem

As alternativas mais comuns são:

No vestibular online, o candidato faz todo o processo de seleção pela internet, desde o ato de inscrição no vestibular até a realização da prova. No tradicional, é preciso comparecer ao local físico escolhido pra realização da prova.

Aqui na Pitágoras, é possível fazer o vestibular online ou o tradicional de forma agendada. Você escolhe o melhor dia no seu calendário pra realização da prova e, assim, pode se planejar com tranquilidade até o dia da avaliação. Legal, não é?

Pra quem já está fazendo uma graduação em uma faculdade e quer estudar na Pitágoras, a possibilidade de fazer o processo de transferência externa pode garantir uma bolsa até o final do curso.

E se empresa em que você trabalha tem convênio com a Pitágoras, eis uma boa notícia. Funcionários de empresas conveniadas ganham uma bolsa pra estudar nos cursos de graduação e pós-graduação da nossa faculdade. O desconto vale até o final do curso e funciona pra todas as unidades da Pitágoras.

Quais são as vantagens do ingresso direto pela instituição pretendida?

Usar sua nota do Enem direito com a faculdade ou optar pelas outras formas de ingresso tem suas vantagens. Veja quais são elas a seguir.

Menor concorrência

As faculdades particulares geralmente oferecem várias formas de ingresso e têm unidades espalhadas em todo o país. Isso significa que o número de vagas para o mesmo curso tende a ser alto e, consequentemente, a concorrência menor. Tudo vai aumentar suas chances de realizar o sonho de entrar no ensino superior!

Agilidade e menos burocracia

É um pouco desmotivador esperar vários dias até o resultado da seleção de candidatos, reunir dezenas de documentos e ainda entrar em mais de um site até concluir todo o processo de inscrição no vestibular, não é?

É por isso que a Pitágoras decidiu facilitar sua vida e oferecer um processo de inscrição totalmente online, rápido e simples. Você só precisa preencher o formulário pra se inscrever e reunir alguns documentos pra estudar com a gente. E aí, topa?

Bolsas de estudo

Boa parte das faculdades particulares oferece tem seleções menos complicados e mais ágeis do que os programas do governo. Como já vimos, as vantagens não param por aí.

Dependendo da instituição, você também tem a possibilidade de conquistar uma bolsa de estudo usando a nota do Enem.

A bolsa é um incentivo para os alunos que não podem arcar com o valor integral das mensalidades. Pra quem optar por usar nota do Enem, o critério principal para o percentual do desconto da bolsa é a sua própria pontuação.

Aqui na Pitágoras, funciona desse jeito, e o desconto da bolsa Enem pode chegar até o valor integral das mensalidades. Você tem a chance de fazer o curso dos seus sonhos sem se preocupar com o pagamento das mensalidades.

Caso você não atenda aos critérios exigidos pra bolsa, ainda tem a chance de conquistar várias opções de desconto na mensalidade depois de entrar na faculdade. Vai perder essa chance?

Entre na faculdade com sua nota do Enem!

Existem várias maneiras de ingressar no ensino superior, e a nota mínima no Enem varia de acordo com a opção escolhida. Todo ano aparecem notas de corte altíssimas nos programas do governo –– e é por isso mesmo que milhares de estudantes optam pelo ingresso direto na faculdade, o que pode ser um processo mais simples e rápido.

Aqui na Pitágoras, sua nota do Enem pode valer uma bolsa de estudo de até 100%. Pra descobrir a porcentagem do seu desconto, insira sua pontuação em nossa calculadora e saiba agora!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados