Psicologia Infantil: conheça essa área que está em alta

mulher e criança representando psicologia infantil

Fies para medicina Pitágoras
Desconto nota do Enem

A Psicologia Infantil é uma área em alta no mercado da atualidade, que traz modos especializados de acompanhar os processos das crianças. A personalidade infantil tem um esquema diferente da dos adultos, né? É por isso que o profissional que fez o curso de Psicologia precisa de técnicas que respeitam a autonomia delas e contribuam pra seu desenvolvimento.

O psicólogo deve estar preparado pra tratar cada grupo de pessoas do jeito certo. É por este motivo que as áreas da Psicologia trazem inúmeros campos de atuação, entre os quais a Infantil costuma se destacar. Sabia que, vira e mexe, o curso está entre os mais concorridos do Enem?

Quer saber mais sobre um ramo de atuação apaixonante que ajuda a entender melhor o mundo e as pessoas? Neste post, você conhece a área da Psicologia Infantil e encontra dicas pra traçar sua carreira. Leia e fique por dentro!

Quais são os campos de atuação da Psicologia?

Quem faz o curso de Psicologia não vai virar apenas a figura que atende pessoas no consultório. Longe disso! A presença desse profissional é importante pra vários ambientes da sociedade, que incluem setores de RH das empresas e hospitais, além de projetos de educação e de Psicologia Social.

Na escola ou em outros ambientes educacionais, o profissional da Psicologia contribui pra manter a saúde mental dos alunos e melhorar sua formação. Estudantes em harmonia aprendem mais e melhor, deixando fluir o aprendizado.

Um problema grave que tem sido discutido nos últimos anos é a depressão de jovens em escolas e faculdades. O psicólogo nesses casos pode salvar vidas, usando suas habilidades únicas pra ajudar pessoas a reencontrarem um sentido para a vida.

Encontramos psicólogos também em quase todos os ambientes de trabalho, como empresas e órgãos públicos. Eles ajudam nos processos de seleção, de treinamento e até de acompanhamento e desenvolvimento profissional. Com um departamento de RH capacitado, o bem-estar na equipe costuma ser maior.

Outro campo de atuação curioso da Psicologia é a aplicação de testes específicos e exames de rotina. Quem já precisou tirar sua carteira de motorista conhece o famoso exame psicotécnico, usado pra avaliar as condições psicomotoras dos futuros motoristas.

Uma área cheia de tarefas nobres na luta por uma sociedade melhor é a Psicologia Social. Nela, o profissional acompanha pessoas em situação de vulnerabilidade, contribuindo pra fortalecer suas existências.

Além de todas essas áreas, a carreira de Psicologia está presente em dinâmicas de hospitais, esportes, campanhas publicitárias, terapias etc. O melhor: com tantas chances de atuação, o mercado de trabalho fica cheio de oportunidades.

O que é a Psicologia Infantil?

Psicologia Infantil é um ramo da Psicologia especializado em acompanhar os processos próprios das crianças. Ela traz consigo diversas técnicas e conhecimentos especializados que permitem um entendimento maior do universo dos pequenos.

O objetivo geral da área é promover nos pacientes um equilíbrios dos sentimentos e garantir que seus aprendizados aconteçam sem impedimentos. É muito importante respeitar a personalidade de cada criança, por isso, a Psicologia Infantil dá prioridade pra arte da escuta e da valorização pessoal.

Ela busca compreender as formas de a criança falar, criar conhecimento, inventar imagens e construir relações. Os processos da infância são preciosos e nunca devem ser interrompidos ou submetidos às imposições dos adultos. Melhor do que isto é detectar conflitos e ajudar a superar traumas.

Tour pela prova do Enem

Em geral, os métodos usados são flexíveis, como atividades lúdicas e dinâmicas livres. Assim, no contato com o psicólogo, a criança não se sente reprimida e tem espaço pra elaborar seu caminho. Se está curioso pra saber quanto ganha o profissional, saiba que a média é de R$ 2.194,26*.

Qual é a função da Psicologia Infantil?

O acompanhamento de um profissional traz muitos benefícios pra crianças. Uma função importante ao se trabalhar com Psicologia Infantil é fortalecer as etapas do desenvolvimento e melhorar a independência do paciente.

Procurar ajuda desde cedo aumenta as chances de um bom resultado. O psicólogo infantil pode fazer toda a diferença na vida de uma criança, ajudando a formar pessoas preparadas pra viver em sociedade. Mesmo em pacientes que não pareçam sofrer de dificuldades, o apoio é útil.

Pense que o psicólogo infantil não deve se basear apenas na saúde ou na doença pra exercer sua profissão. Sua função vai além, buscando valorizar aspectos positivos e ajudar a criança a progredir.

Aqui na Pitágoras, a graduação em Psicologia te prepara pra realizar um trabalho de grande qualidade com crianças. Além do ensino ser excelente, as formas de ingresso são facilitadas e há uma ótima relação custo-benefício. Isso sem falar na possibilidade de conseguir bolsa em Psicologia.

Quais são as principais possibilidades de atuação de um Psicólogo Infantil?

O psicólogo infantil atua em vários lugares, como escolas, grupos de apoio e hospitais. De preferência, ele vai unir forças com outras áreas, como a Pedagogia. Esse aspecto é muito interessante, porque te dá a chance de exercer ocupações diferentes.

No consultório privado, você vai fazer seu serviço em contato direto com o cliente e a família. Mas, nas escolas, a ideia é exercer um acompanhamento dos aprendizados e das emoções. Essa parceria é valiosa pra fortalecer o desenvolvimento da criança.

Em hospitais, em ambientes de correção ou grupos de apoio, a presença do psicólogo infantil ajuda pacientes que precisam lidar com traumas e dificuldades. Um trabalho bem-feito favorece que as pessoas cresçam com mais confiança nelas mesmas e preparadas pra participarem do mundo.

Quais são as perspectivas de um Psicólogo Infantil no mercado de trabalho?

Quem se forma no curso da Pitágoras recebe toda a capacitação necessária pra ingressar com sucesso no mercado de trabalho de Psicologia. Você vai encontrar oportunidades interessantes em diferentes lugares, tendo liberdade inclusive pra combinar duas ou mais atuações. Por exemplo, dá pra ter um consultório e também ajudar numa escola.

Pra planejar sua trajetória, fique por dentro de tudo sobre a faculdade de Psicologia e busque experiências práticas ao lado dos estudos. Estágios e vagas temporárias podem conectar o conhecimento e a ação. Nesse sentido, a grade curricular de Psicologia da Pitágoras é construída especialmente pra te preparar pra realidade do universo profissional.

O estudante da Pitágoras tem acesso exclusivo ao Canal Conecta, ferramenta pra busca de vagas de trabalho. Assim, você pode encontrar oportunidades de experiência valiosas que abrem as portas para o mercado.

E aí, essa área da Psicologia traz uma ótima promessa de profissão, né? Aproveite a chance e se inscreva já no vestibular! Venha construir com a gente um futuro de qualidade pra você!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 34

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados