Existe faculdade de Psicologia EAD? Confira!

psicologia ead

Teste Vocacional Rápido

Cursos a distância têm sido cada vez mais buscados devido aos benefícios que oferecem. Mas você sabia que nem todas as graduações estão autorizadas a funcionar nessa modalidade? Por isso, vale entender: existe mesmo Psicologia EAD?

Bem, o curso de Psicologia Bacharelado está na lista dos preferidos em um vestibular. Não é para menos: a saúde mental está sendo cada vez mais valorizada. Inclusive a atuação é considerada uma das profissões do futuro!

O tema Psicologia EAD é importante e merece discussão. Por isso, fizemos este post para explicar tudo direitinho. Acompanhe!

Por que não pode ter um curso de Psicologia EAD?

Ainda não existe uma graduação em Psicologia EAD. Para um curso superior ser oferecido na modalidade a distância, precisa passar pela autorização do MEC (Ministério da Educação). E, para isso, o órgão precisa analisar inúmeros critérios.

A razão para ainda não existir graduação de Psicologia EAD no Brasil é que esse curso exige muitas atividades práticas, com atividades em laboratórios, observações presenciais, treinos e estágios.

No entanto, saiba que a modalidade semipresencial já está sendo analisada e existem indícios de que ainda será autorizada. Nela, o estudante poderia assistir a algumas aulas teóricas online. Depois, iria à faculdade determinadas vezes na semana para realizar outras tarefas.

Não podemos nos esquecer, também, de que, em 2018, o CFP (Conselho Federal de Psicologia) publicou uma resolução autorizando atendimentos clínicos online, o que antes não era realidade. O CFM (Conselho Federal de Medicina) também seguiu o mesmo caminho e publicou resoluções sobre telemedicina, inclusive com possibilidade de fazer diagnósticos. Ou seja, pelo menos uma graduação semipresencial tem tudo para acontecer.

Como é o curso presencial de Psicologia, então?

Bem, antes de tudo, saiba que todas as modalidades contam com benefícios e desafios. Ou seja, você consegue encontrar muitos pontos positivos no EAD, mas também enxerga outros no presencial.

Conheça algumas características!

Contato direto com colegas e professores

Isso ajuda a criar um vínculo entre todos. Uma turma de faculdade particular costuma ser a mesma desde o primeiro dia de aula até a formatura. Torna-se mais motivador ir às aulas todos os dias para falar com os amigos e criar relações mais próximas. Isso também facilita pedir ajuda e feedbacks.

Há igualmente mais facilidade no networking, que acredite: é capaz de fazer muita diferença no momento em que você procurar um emprego. Para isso, no entanto, é importante demonstrar dedicação nas aulas. Alguém que se destaca diante dos olhos de um professor contará com muito mais oportunidade na carreira.

Aulas práticas intensas

Psicologia é um curso da área de Humanas e Saúde ao mesmo tempo. Em qualquer área em que o psicólogo esteja, ele terá um contato intenso com pessoas e deverá ter bastante responsabilidade em sua atuação. Pense só: ele é capaz de influenciar positivamente a saúde mental de alguém, a escolha da profissão de um adolescente e a decisão sobre o que fazer com uma criança com dificuldade de aprendizagem.

Sendo assim, as práticas são essenciais para uma boa formação, por isso são intensas na faculdade de Psicologia. Isso torna o curso até mais dinâmico, já que não há apenas teoria.

Ritmo da turma

Talvez, esse seja um dos principais desafios de um curso presencial: é preciso seguir o ritmo da turma, o que pode se tornar cansativo ou difícil, às vezes.

Por exemplo, se você já entendeu um conceito que a maioria ainda está com dificuldade, precisa esperar o professor falar sobre o conteúdo, já que não existe tanta autonomia para acelerar as aulas. Da mesma forma, se é você que sentiu dificuldade ou precisou faltar aula e, então, ficou perdido, o professor não voltará no conteúdo só por sua causa. Será necessário correr atrás sozinho.

Vale a pena investir no curso de Psicologia mesmo sendo presencial?

Apesar de os cursos EAD estarem em um ritmo crescente, muitas das graduações presenciais não deixarão de existir tão cedo. A principal razão é justamente o que apontamos sobre ainda não ser possível uma faculdade de Psicologia a distância: a obrigatoriedade de ter atividades práticas no currículo.

Sendo assim, é claro que vale a pena investir na modalidade presencial. Desde que você se identifique com o curso em questão e que esteja ciente do que isso implica, você deve seguir nesse caminho. Até porque não adianta nada estar em um curso EAD que não proporcione interesse nas matérias nem dê perspectivas de satisfação na carreira, não é?

Outro ponto para avaliar é com relação à instituição. Nem todos os cursos de Psicologia são iguais, sabia? As faculdades têm algumas disciplinas em comum, mas, se você avaliar a grade curricular, encontrará muitas diferenças. Além disso, existe o curso do tipo Bacharelado e o de Licenciatura, que servem a objetivos diferentes.

Ou seja, você também precisa se perguntar se vale a pena cursar Psicologia em determinada faculdade.

Por que cursar Psicologia na Pitágoras?

Psicologia na Pitágoras é uma graduação do tipo Bacharelado, ou seja, possibilita a atuação profissional em várias áreas de Psicologia, como clínica, escolar, hospitalar e organizacional. A duração é de 5 anos, o que torna o ensino bem completo. Além disso, a grade curricular é montada considerando disciplinas bastante modernas e que atendem às necessidades do mercado atual.

Por exemplo, aqui na Pitágoras, você tem contato com matérias de Psicologia desde o primeiro semestre. Ao longo do curso, terá aulas interessantes e úteis para o dia a dia da profissão, como:

  • Psicologia Infantil;
  • Desenvolvimento Humano;
  • Psicologia Cognitivo-Comportamental;
  • Diagnóstico em Psicologia;
  • Psicofarmacologia.

Nossos professores estão preparados para dar aulas de qualidade, além de estarem alinhados às atualidades do mercado. Eles podem ajudar a qualquer momento, seja para tirar uma dúvida, seja para recomendar bons livros de Psicologia, seja para ajudar no seu desenvolvimento.

Então é isso!

Como você viu, Psicologia EAD ainda não existe em nenhuma graduação do Brasil. É possível que venha a ter o curso semipresencial. No entanto, isso depende do aval do MEC. No mais, se você acha que combina com o curso: vai com tudo! A área da saúde será uma das mais importantes no futuro, e você terá muito a contribuir nela!

Gostou dessa discussão sobre Psicologia EAD? Que tal começar a investir no seu futuro hoje mesmo? Inscreva-se no vestibular da Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.