6 atitudes que demonstram profissionalismo e abrem portas

profissionalismo

Desconto nota do Enem

Você já parou para pensar sobre o que é profissionalismo e como ele pode impactar a sua vida em diversas situações? Se a resposta for não, pare agora mesmo o que está fazendo e venha entender mais sobre o assunto.

De forma simplificada, é um conjunto de características que define um profissional de qualidade. Você já deve ter ouvido falar delas: comprometimento, competência, seriedade, responsabilidade, proatividade, entre tantas outras. Demonstrar isso ao mercado de trabalho é o que garante a você um crescimento saudável e o diferencia de tantos concorrentes.

Quer saber como abrir portas e conquistar boas oportunidades com o seu profissionalismo? Confira as dicas que separamos para você!

1. Vista-se apropriadamente para ocasião

Qualquer que seja seu estilo, você já deve saber que cada ocasião pede um tipo de vestimenta. Com os amigos em uma passeio ou mesmo na faculdade, não tem aquela necessidade de escolher com cuidado o que usar. Mas não podemos dizer o mesmo em uma entrevista de emprego ou reunião com os chefes, não é mesmo? O bom senso será seu melhor aliado nesses momentos, ajudando a impulsionar seu marketing pessoal.

2. Respeite a fala dos outros, mesmo que não concorde

Não respeitar os colegas e a liderança demonstra o contrário do que você realmente deseja. A falta de profissionalismo é pior até que o desconhecimento de técnicas e tendências de sua área de atuação, já pensou? Por isso, ainda que não concorde com a opinião do outro (seja do seu superior, seja colega de trabalho), ouça com atenção e não tente diminuir essa pessoa.

3. Saiba se posicionar como referência

Mesmo que ainda não tenha terminado a faculdade — ou até começado, em alguns casos — você já adquiriu algumas vivências que são essenciais para o desenvolvimento de sua carreira. Continue investindo nos seus talentos e sempre se posicione como referência. Só não se esqueça de que esse papel envolve auxiliar outros profissionais com seus conhecimentos e contribuir com boas ideias para o mercado.

Tour pela prova do Enem

4. Busque as melhores soluções

A proatividade é uma característica muito requisitada pelas melhores empresas. Um colaborador que vai em busca de soluções para um desafio, ainda que não seja de sua responsabilidade, contribui diretamente para o crescimento do negócio.

Isso também vale para a faculdade — com essa atitude, inclusive, você será visto com bons olhos por professores e colegas, que podem indicá-lo a uma oportunidade de emprego no futuro. Tudo pronto para seu networking!

5. Aprenda a trabalhar em equipe

Trabalhar sozinho é bom, mas já considerou o quanto é melhor contar com diferentes expertises na resolução de problemas? Quando você entra com suas habilidades e é complementado pelo conhecimento dos colegas, tenha a certeza de que os bons resultados serão uma consequência dessa prática e todos poderão crescer profissionalmente.

6. Separe a vida pessoal da profissional

Tenha em mente que todas as pessoas têm seus dias ruins — mas nem por isso os outros precisam sofrer as consequências do seu desapontamento. Então, nada de misturar vida pessoal com a profissional ou acadêmica, combinado? Inteligência emocional é a palavra-chave para isso!

Ao inserir essas atitudes na sua rotina, pode ter certeza de que as empresas vão reconhecer o seu profissionalismo. Como você viu, adotá-las como hábito não é uma missão impossível. Então, que tal começar agora mesmo e se posicionar cada vez mais próximo daquela vaga dos seus sonhos?

Para ajudar, não deixe de consumir informações de qualidade! Aproveite para entender como fazer a melhor apresentação profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 40

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados