6 habilidades essenciais para um profissional de Logística

profissional de logística

É cada vez mais comum que empresas de diferentes ramos tenham um profissional de Logística qualificado para lidar com as inúmeras mudanças que ocorrem no setor e, também, para atender da melhor forma as necessidades de seus clientes. Sendo assim, a expectativa é que o mercado apresente crescimento não só no Brasil, mas em todo o mundo.

No entanto, para acompanhar tais transformações, é fundamental que o indivíduo desenvolva determinadas competências, se mantendo competitivo. Ele precisa, por exemplo, ter um bom relacionamento interpessoal, ser multifuncional, além de demonstrar comprometimento e dinamismo com as responsabilidades da profissão.

Portanto, continue acompanhando e descubra 6 habilidades essenciais que um profissional de Logística deve ter. Confira a seguir!

Entenda o que faz o profissional de Logística

O setor de Logística é responsável por monitorar o fluxo de transporte de produtos e todas as informações relacionadas às mercadorias, como pedidos, quantidade, estoque, entre outros. Sendo assim, o colaborador do ramo deve encontrar e oferecer as melhores soluções para que os objetos cheguem ao destino com rapidez, eficiência, segurança e, também, com o menor custo possível.

No entanto, sua atuação vai muito além de lidar com quesitos de armazenagem, distribuição e transporte de mercadorias. Atualmente, muitas atividades relacionadas à parte logística das empresas demandam, sobretudo, funcionários com visão integrada e colaborativa em todos os processos, exigindo flexibilidade e o acompanhamento das mudanças do mercado para manter-se ativo.

Para atuar na área, portanto, é fundamental contar com qualificação profissional e ter aptidão para as Exatas, uma vez que a tecnologia e suas tendências fazem parte do cotidiano da profissão. Você pode, por exemplo, investir em uma especialização no setor ou em temas relacionados, como gerenciamento de projetos, cursos de liderança e gestão de pessoas.

Na Pitágoras, você encontra o curso de Logística, um Tecnólogo que tem duração de 4 semestres. O intuito é capacitar os estudantes para atuar e aproveitar as oportunidades do mercado, contando com eficiência e produtividade. Nossa faculdade prepara adequadamente os futuros profissionais para que consigam enfrentar os inúmeros desafios logísticos, buscando sempre inovar na busca por soluções simples e rápidas, além de priorizar a redução dos custos.

Conheça 6 habilidades essenciais para a carreira de Logística

Para atuar no setor e ser um colaborador de destaque, é fundamental desenvolver habilidades profissionais que atendam às demandas da área de Logística. Até porque, as tecnologias e ferramentas relacionadas ao ramo estão em constante melhoria e adaptação, contribuindo para a implementação de processos que auxiliam a otimizar os resultados das empresas e que aumentam a competitividade dos negócios.

E para além da formação, muitos recrutadores buscam por funcionários capazes de atuar nas mais diversas funções e que apresentam uma boa comunicação, capacidade de adaptar-se às mudanças e, ainda, habilidades de trabalhar em equipe, relacionando-se com outras áreas.

A seguir, veja quais são as 6 habilidades mais importantes que o profissional de Logística deve desenvolver para obter destaque na carreira.

1. Atuação estratégica

É crucial que o indivíduo seja capaz de ter um pensamento e, também, uma atuação estratégica. Até porque, com isso será possível elaborar e conceber táticas efetivas para diferenciar os seus serviços e potencializar a sua performance diante das empresas.

Inclusive, uma série de atividades operacionais podem ser muito mais eficientes quando os profissionais tomam decisões pautadas sobre estratégias anteriormente delimitadas, permitindo alcançar resultados mais significativos.

2. Olhar macro da empresa

Da mesma maneira, é fundamental ter um olhar macro de toda a empresa, e não apenas de um determinado setor. Portanto, é imprescindível conhecer bem o negócio e acompanhar tudo o que acontece na rotina de outros departamentos, uma vez que eles podem impactar e interferir no trabalho de logística da organização.

Sendo assim, o profissional tem mais facilidade para criar soluções e melhorar os processos, além de contribuir para a redução dos custos sem que as metas e os prazos sejam comprometidos.

3. Espírito de liderança

Devido ao fato de que muitos colaboradores logísticos devem atuar intermediando o contato entre os envolvidos no negócio, como empresas terceirizadas, fornecedores, clientes etc., é essencial desenvolver senso de liderança.

Com isso, o profissional consegue repassar, de forma clara e objetiva, as tarefas, atuar de maneira a buscar sempre a resolução de possíveis conflitos, além de, é claro, manter um boa capacidade relacional com os demais funcionários da equipe.

4. Boa comunicação

A comunicação é outro fator de extrema importância em qualquer atividade relacionada à área da Logística. O funcionário deve saber como se comunicar, trabalhando técnicas de oratória, para ser um verdadeiro líder, tornando-se relevante para a empresa e, ainda, estabelecendo um bom relacionamento com os fornecedores, clientes e demais colegas.

Isso traz muito mais satisfação, por exemplo, entre os diferentes setores da organização, pois o indivíduo aumenta as chances de passar as informações de modo claro, objetivo e compreensível.

5. Boa capacidade de planejamento

De maneira geral, o trabalho logístico passa por inúmeras e constantes transformações, apresentando novas e diferentes situações a cada dia. Nesse sentido, o profissional deve ser dinâmico e contar com uma ótima capacidade de planejamento, sabendo quais são as tarefas prioritárias e o que deve ser deixado para depois, a fim de não prejudicar os processos.

Assim, é possível definir quais são as ações mais urgentes e, ao mesmo tempo, acompanhar as obrigações e os serviços da equipe, contribuindo para a melhoria da gestão do negócio.

6. Raciocínio lógico

Por fim, contar com conhecimentos na área matemática e ter raciocínio lógico é um enorme diferencial. Quando o funcionário consegue pensar de forma rápida e eficiente, por exemplo, geralmente ele também está apto a tomar melhores decisões em menos tempo e maximizar a eficácia e a qualidade de seu trabalho. Isso colabora, portanto, para que o indivíduo seja mais valorizado diante das lideranças corporativas.

Agora que você já sabe o que faz e quais são as atribuições de um profissional de Logística, esperamos que fique ainda mais simples optar por um curso de ensino superior que tenha a ver com o seu perfil. Lembre-se, portanto, de verificar os diferenciais de cada faculdade antes de efetivar a sua matrícula, pois assim você terá a certeza de tomar a melhor decisão para o seu futuro!

Veja algumas das unidades da Faculdade Pitágoras que oferecem o curso de Logística:

Gostou do conteúdo? Então, entre em contato agora mesmo com a Pitágoras e descubra como auxiliamos nossos estudantes a alcançarem os melhores resultados profissionais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.