Conheça o perfil do profissional de exatas e as opções de carreira!

conhecaoperfildoprofissionaldeexataseasopcoesdecarreira

Desconto nota do Enem

Ao analisar as opções de curso superior, é comum o estudante encontrá-las em listas separadas de acordo com a área do conhecimento a que cada graduação pertence, não é mesmo? Nesse momento, é preciso que você entenda se o seu perfil profissional se encaixa em Biológicas, Humanas ou Exatas, conhecendo-os antes, é claro!

Essas três grandes áreas diferem entre si principalmente devido ao foco de estudo de cada uma. Enquanto as Ciências Humanas estudam o ser humano e a sociedade, as Biológicas se ocupam das mais variadas formas de vida e do meio ambiente. As Ciências Exatas, por sua vez, têm como foco o uso da lógica para solucionar problemas.

Neste post, vamos focar na área de Exatas, ajudando você a entender como é o perfil do profissional que atua nesse meio e quais são as opções de carreira disponíveis. Ficou interessado em saber mais sobre esse tema? Então, partiu!

Como é o perfil do profissional de Exatas?

Cada uma das áreas do conhecimento é mais indicada para pessoas que apresentam um determinado perfil. Para se tornar profissional de Exatas, o ideal é que o estudante reúna as características que destacaremos a seguir. Dá uma conferida!

Afinidade com números

Que o curso e a carreira no campo das Exatas incluem muitos cálculos, não é novidade para ninguém, né? Por isso, é importante não só ter habilidade para lidar com os números, mas gostar de fazer isso. Afinal, o ideal é trabalhar com algo que também traga satisfação profissional e pessoal.

Raciocínio lógico

Como próprio nome já indica, uma característica muito forte das Ciências Exatas é a objetividade. Por isso, é necessário levantar hipóteses e realizar experimentos para encontrar as soluções para os mais variados tipos de problemas matemáticos. E advinha: isso só é possível com o raciocínio lógico!

Interesse em tecnologia

O profissional de Exatas frequentemente precisa lidar com inovações tecnológicas em seu cotidiano. Em vista disso, ter interesse em se atualizar e ficar sempre por dentro das novidades que fazem diferença na sua profissão é mais uma característica importante em quem segue carreira nessa área.

Quais as opções de carreira nas Ciências Exatas?

As Exatas compõem uma área que, além de ser bastante ampla, continua a se expandir, uma vez que tem uma ligação muito próxima com ciência e tecnologia. Assim, as inovações desse campo constantemente resultam em novas ocupações para quem apresenta um perfil como o que detalhamos acima.

A seguir, listamos algumas das principais opções de carreira para o profissional de Exatas — e você encontra todas elas aqui na Pitágoras. Acompanhe!

Ciência da Computação

Essa é uma profissão que tem tudo a ver com tecnologia. Ao se formar em Ciência da Computação, o profissional trabalha com sistemas computacionais, tanto software quanto hardware, desde o seu desenvolvimento até a análise de problemas e a busca por soluções criativas.

Tour pela prova do Enem

Engenharia Civil

A Engenharia Civil é uma área que permite ao profissional trilhar vários caminhos. Além da atuação mais conhecida, em obras de edificações como casas e prédios, também há oportunidades para o engenheiro em áreas como saneamento, estradas, geotecnia e cálculo estrutural. Em cada um desses campos, há a possibilidade de desenvolver projetos, elaborar orçamentos e, ainda, gerenciar e fiscalizar obras.

Engenharia de Controle e Automação

O engenheiro de controle e automação é um profissional de Exatas que trabalha nas indústrias, com planejamento e execução de sistemas de controle de processos e automação das máquinas. Indústrias do ramo automobilístico, siderúrgico, alimentício e farmacêutico são apenas alguns exemplos de setores em que essa categoria de engenheiro é necessária.

Engenharia Elétrica

Na área da Engenharia Elétrica, a atuação profissional se dá a partir da compreensão dos sistemas de geração e distribuição de energia. Com isso, o engenheiro eletricista desenvolve projetos e acompanha obras, além de realizar vistorias, estudos de viabilidade e perícias. Essa é mais uma carreira bastante promissora no Brasil.

Engenharia Mecânica

Quem tem o perfil do profissional de Exatas e se interessa pelo desenvolvimento de todo tipo de máquinas pode considerar a Engenharia Mecânica uma ótima opção. Nessa profissão, o foco é justamente o desenvolvimento e a manutenção de sistemas mecânicos.

Matemática

A licenciatura em Matemática prepara professores dessa disciplina no setor da educação básica. Assim, o profissional trabalha em escolas da rede pública e privada, lecionando em turmas do ensino fundamental e médio. Além disso, existe muita procura por aulas particulares, especialmente para estudantes de cursinhos pré-vestibular.

Ciências Contábeis

Apesar de ser um curso originalmente de Humanas, o profissional das Ciências Contábeis é indispensável para o funcionamento de empresas de todos os setores na área financeira. Isso o aproxima das Exatas, uma vez que organiza os dados financeiros, auxiliando nos processos de tomada de decisão e fazendo com que a organização mantenha suas atividades fiscais de acordo com o que determina a legislação.

Ciências Econômicas

Assim como as Ciências Contábeis, as Ciências Econômicas também vêm da área de Humanas, mas se aproximam muito das Exatas. Isso porque o profissional utiliza sua compreensão dos fenômenos econômicos para atuar em áreas como o comércio exterior e o mercado financeiro, além do setor público. Assim, é possível trabalhar com assessoria, planejamento, consultoria e pesquisa, entre outras.

Como se preparar para um curso de Exatas?

Para garantir a aprovação no vestibular de um curso da área de Ciências Exatas, é importante focar principalmente nos conteúdos de matérias como Matemática, Física e Química, pois são as que mais pesam para a aprovação. Fazer isso é, inclusive, uma maneira de começar a se preparar para o que será estudado na própria faculdade, que costuma incluir aula de Cálculo e outras disciplinas similares.

Depois de conhecer o perfil do profissional de Exatas, as carreiras dessa área e a preparação necessária para ingressar em uma delas, fica muito mais fácil definir se esse é realmente o campo ideal para você. Se essa resposta for positiva, o próximo passo é analisar os cursos, escolher o que mais desperta seu interesse e dar início à tão sonhada vida acadêmica.

Ah, e não vai se esquecer de investir em uma faculdade de excelência, ein? A Pitágoras oferece toda a infraestrutura necessária para a área de Exatas, com laboratórios bem preparados, docentes qualificados e, é claro, cursos 100% credenciados ao MEC, para que você receba um diploma que te permita ingressar da melhor forma no mercado de trabalho!

E aí? Conseguiu entender melhor como é a área das Ciências Exatas? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também descobrirem se esse é o ramo que mais combina com eles!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados