O que é preciso para se tornar um professor do ensino básico?

ser um professor do ensino básico

Você ama ensinar e tem vontade de ser professor do ensino básico? Excelente! Que tal aproveitar essa vocação e ter boas oportunidades na carreira de docência? Se tem interesse, então precisa entender como funciona o ensino básico e o que faz um professor.

Também é importante escolher a formação certa para dar aula nesse nível de ensino. Alguns cursos que possibilitam a carreira de professor são o de Letras, Biologia e Matemática. Além desses, tem o curso de Pedagogia, que é o mais indicado, já que nele se estuda exatamente a área de Educação.

Quer entender melhor sobre a profissão de professor, qual a formação ideal e as habilidades mais importantes para se tornar um? Então, continue a leitura!

O que faz um professor do ensino básico?

Um professor do ensino básico dá aulas para crianças, sendo responsável pela alfabetização e pelo ensinamento de disciplinas básicas. O ensino básico é dividido em duas etapas. O professor do ensino básico I ministra as aulas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. E o do ensino básico II trabalha com as séries finais, do 6º ao 9º ano.

Na educação básica I, a principal tarefa do professor é alfabetizar as crianças. Nessa etapa, são feitas muitas atividades lúdicas com os alunos no processo de aprendizagem, como desenhos, jogos e brincadeiras.

Já na educação básica II, o profissional avançará o ensino conforme a idade dos alunos. Aqui, a criança começa a aprender as matérias básicas específicas, como português, matemática, história, ciências, entre outras. É importante que o professor desenvolva atividades de fixação dos conteúdos, de motivação e de solidificação do aprendizado da primeira etapa do ensino básico.

Qual é a formação necessária?

Agora que você entendeu o que é o ensino básico, pode ter surgido a dúvida: mas qual a formação necessária para dar aula nesse nível educacional? E essa é uma pergunta muito pertinente. Afinal, o ensino fundamental I e o II têm abordagens e matérias diferentes. Então, entenda a formação ideal para cada etapa do ensino básico!

Ensino básico I

Se você prefere trabalhar na educação infantil até o 5º ano, o mais recomendado é fazer o curso de Pedagogia. Aqui na Pitágoras, você terá uma formação totalmente voltada à educação e aprenderá as competências pedagógicas necessárias para dar aulas para essa faixa etária.

Além desses anos, você também tem a opção de trabalhar na educação especial e no ensino para jovens e adultos. E não é só isso! Na faculdade de Pedagogia, o aluno também aprende sobre gestão educacional.

Assim, além de dar aulas, você pode desempenhar outras funções, como coordenação de escolas e elaboração de atividades didático-pedagógicas. Também é possível atuar tanto na rede de ensino privada quanto pública. Ou seja, é uma carreira com muitas oportunidades de trabalho.

Ensino básico II

Para ser professor do ensino básico II, isto é, da 5º ao 9º ano do ensino fundamental, é preciso ter Licenciatura na disciplina específica da qual você pretende dar aula.

Em outras palavras, se você quer ensinar história, precisa fazer uma graduação desse curso. Se deseja dar aula de português, deve fazer o curso de Letras. E assim por diante. Vale lembrar ainda que, tendo feito uma graduação em Licenciatura, o profissional também pode atuar nos três anos do ensino médio.

Quais habilidades devo desenvolver?

Mais do que transmitir conteúdos, é preciso ter em mente que você vai educar pessoas e formar cidadãos. Por isso, além dos conhecimentos técnicos, para se tornar um bom professor do ensino básico, é preciso desenvolver algumas habilidades importantes. Abaixo separamos algumas das principais. Veja!

Empatia

Saber se colocar no lugar dos alunos é fundamental para ajudá-los a ter um bom aprendizado. Com empatia, você compreende melhor as dificuldades deles ou aquilo que está os impedindo de ter um bom desempenho. Assim, pode ajudá-los a se desenvolverem e a superarem obstáculos.

Paciência

Ao dar aulas, você vai se deparar com uma grande diversidade de personalidades. Cada aluno tem seu ritmo de aprendizagem, um comportamento próprio e seu modo de aprender. Por isso, um bom professor deve ser paciente, flexível e se adaptar às particularidades de cada aluno.

Criatividade

Um professor do ensino básico também precisa ser criativo no modo de ensinar. Principalmente quando falamos de crianças, é fundamental saber cativar a atenção dos alunos e motivá-los a aprender.

E como você pode fazer isso? Expondo o conteúdo de maneira dinâmica, trazendo assuntos que fazem parte da realidade dos alunos, criando lições divertidas e o que mais sua criatividade permitir.

Responsabilidade

Ser professor significa ser uma parte importante na vida das pessoas. Você já teve, por exemplo, um professor na escola que te marcou para o resto da sua vida? Sempre tem aquele que fica em nossa memória para sempre, não é mesmo?

Portanto, responsabilidade é imprescindível. Seja pontual, não falte às aulas, prepare com dedicação o conteúdo a ser dado em sala. Seja também carinhoso e respeitoso no seu trabalho. Ações como essas farão uma enorme diferença na vida dessas crianças.

Senso de justiça

Criar regras e saber colocar ordem dentro da sala de aula é outra competência importante para um professor. Mas lembre-se: isso deve ser feito de modo respeitoso, empático e com senso de justiça. Ou seja, nada de abuso de autoridade ou severidade em excesso.

Além disso, o respeito às regras começa pelo professor. Você será exemplo para os alunos. Então, da mesma forma que você exigir algo do aluno, lembre-se de não descumprir sua própria regra, ok?

Trabalho em equipe

O trabalho de docência é um trabalho feito em conjunto. Além disso, a formação dos alunos está relacionada tanto com a escola quanto com a educação em casa e com a sociedade em geral.

Por isso, é fundamental saber trabalhar em equipe. É importante construir boas relações com os outros docentes, funcionários e também com os pais dos alunos. Tudo isso trará efeitos positivos na educação de crianças e de adolescentes.

Onde posso fazer esse curso?

Ao escolher uma faculdade para fazer o curso de Pedagogia ou outra Licenciatura, é importante, antes de tudo, verificar se ela tem o credenciamento no MEC (Ministério da Educação). Isso te dará a garantia de que seu diploma terá validade em todo o território nacional e reconhecimento no mercado.

Grande parte das faculdades oferece cursos de Licenciatura e de Pedagogia. Dentre elas, podemos afirmar que a Pitágoras é a melhor opção disponível, pois os cursos contam com excelentes diferenciais.

Olha só algumas vantagens de fazer faculdade aqui na Pitágoras:

  • ensino de qualidade e com preço acessível;
  • facilidade de pagamento;
  • modalidade presencial, semipresencial e 100%online, oferecendo flexibilidade e praticidade nos estudos;
  • ótima infraestrutura;
  • docentes altamente capacitados;
  • parceria com os financiamentos do governo, como Sisu, Prouni e FIES;
  • bolsas de estudo próprias de até 100%.

Se você pretende ou deseja se mudar para estudar, aproveite para conhecer as melhores cidades para fazer faculdade. Saiba que nós temos campus da Pitágoras com o curso de Pedagogia em diferentes locais do Brasil.

Ficou interessado e deseja ser um professor do ensino básico? Então, entre em contato com a gente e agende o seu vestibular! Estamos sempre disponíveis para tirar suas dúvidas e te ajudar a conquistar um futuro promissor.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.