Perfil do fisioterapeuta: 3 habilidades essenciais

Perfil do fisioterapeuta

Você ainda está em dúvida sobre o que fazer na faculdade e gosta de áreas relacionadas com a saúde? Já pensou no curso de Fisioterapia? O profissional é responsável por trabalhar o movimento corporal e busca reabilitar e reestruturar a funcionalidade dos órgãos e várias outras estruturas do corpo que sofreram alguma lesão.

Conhecer o perfil do fisioterapeuta é importante pra saber diferenciá-lo de outros profissionais da saúde. Além de entender sobre o organismo humano e as áreas da Fisioterapia, o profissional também deve ter boa habilidade de relacionamento com os pacientes.

Neste post, a gente te mostra o que faz um fisioterapeuta e quais são as habilidades essenciais. Confira!

Boa comunicação

Boa parte do trabalho de um fisioterapeuta envolve a comunicação com os pacientes. O profissional tem a função de explicar a importância dos exercícios desenvolvidos e os benefícios que as atividades podem causar para a recuperação.

Além disso, o comprometimento do paciente é importante para o sucesso do tratamento e, portanto, o fisioterapeuta deve boa capacidade de persuasão e argumentação. É importante lembrar que as áreas da Fisioterapia são as mais diversas e a maior parte delas envolve o atendimento ao paciente.

Controle emocional

O profissional se depara constantemente com pessoas que passaram por uma situação delicada em suas vidas. Assim, é fundamental separar o profissional do emocional. A habilidade de saber se comunicar com os familiares e paciente é importante, já que é necessário manter uma postura ética pra conseguir informar com suavidade.

Nem sempre é fácil tratar de assuntos delicados, mas você pode adquirir isso com experiência, amor pela profissão e determinação. Também é bom lembrar que o controle emocional é um fator essencial em qualquer atuação da área da saúde –– e essa habilidade vai ser requisitada ao optar entre Enfermagem ou Fisioterapia, por exemplo.

Busca de novos conhecimentos

O fisioterapeuta precisa sempre estudar bastante, mesmo após a aprovação no vestibular. Mas isso vai ser uma tarefa fácil pra quem for aprovado, tendo em vista a nota de corte de Fisioterapia mais alta, em comparação com graduações menos concorridas.

Além disso, o profissional deve se manter sempre atualizado em relação às novas técnicas de tratamento que vão ser feitos e os resultados gerados. Buscar uma qualificação em especializações e cursos também é fundamental.

É claro que essa busca depende do ramo de atuação, mas o ideal é escolher uma instituição de ensino que seja referência nas áreas dos cursos oferecidos e que tenham professores reconhecidos e com prática no histórico de trabalho.

Na Pitágoras, você recebe todo o apoio pra se desenvolver profissionalmente. O nosso sistema de ensino te prepara para o mercado de trabalho de um modo interativo e dinâmico. As salas de aulas são amplas e os laboratórios completos pra te atender durante os encontros práticos.

Ao optar por Fisioterapia, você poderá escolher pela modalidade presencial ou semipresencial, tendo total flexibilidade para conciliar os estudos com a rotina. Pra estudar com a gente, é possível encontrar diferentes formas de ingresso, que incluem o vestibular online e o uso da nota do Enem.

Vem pra Pitágoras!

Agora que você já conhece o perfil do fisioterapeuta, lembre-se que essas habilidades podem ajudar bastante na carreira, aumentando as chances de ter sucesso profissional. Se ficou interessado na profissão, é bom saber que o salário médio é de R$ 2.826,35* e pode crescer bastante com a sua dedicação. Além disso, estude em uma instituição de ensino renomada e que dê todo o suporte aos alunos.

Gostou do texto e quer estudar Fisioterapia em uma faculdade de qualidade e renomada? Então, se inscreva em nosso vestibular!

*Sujeito à alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content