Pedagogia tradicional: por que ela ainda é usada nas escolas?

estudante de pedagogia dando aula

Desconto nota do Enem

Você provavelmente já conhece a Pedagogia tradicional, certo? Ela é bastante conhecida por permitir a alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos. Essa prática educacional defende que a escola deve ter um método pedagógico definido para dar andamento ao processo de aprendizagem.

O Ministério da Educação (MEC) prevê todas as regras que os professores devem seguir para conseguir atender às propostas de desenvolvimento da educação nas instituições de ensino. Pensando nisso, separamos algumas informações sobre a Pedagogia tradicional, sua importância e por que é usada nas escolas.

Quer ficar por dentro do assunto? Então, acompanhe a seguir e entenda tudo sobre o conceito de Pedagogia tradicional!

O que é Pedagogia tradicional?

A Pedagogia tradicional define uma prática educativa voltada para a formação intelectual e moral dos estudantes. Nesse sentido, a escola é tida como o ambiente oficial para a transmissão dos diferentes conhecimentos. Sabe o que isso significa? Que a sala de aula é o espaço principal desenvolver o processo de ensino e aprendizagem.

Nesse formato, os professores realizam aulas expositivas e abordam conteúdos elaborados de acordo com as diretrizes educacionais propostas pelo MEC. Os alunos, então, devem entender o que está sendo explicado para avançarem de ano letivo. É aí que entram as provas e trabalhos que comprovem ou não a competência nas diferentes disciplinas.

Apesar de já existirem mudanças nas metodologias educativas, a Pedagogia tradicional ainda é muito importante para o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. Isso porque o método oferece a possibilidade da escola atender à sua função sociopolítica e pedagógica, disponibilizando as condições e recursos necessários para que os estudantes aproveitem de seus direitos civis, humanos e sociais.

E caso você esteja considerando investir na formação pedagógica, saiba que as oportunidades do mercado para a área são amplas e que é possível conseguir uma vaga de emprego rapidamente após a formação no nível superior. Legal, não é?

A média salarial da profissão é de R$ 2.512,59, mas a remuneração pode variar a depender da qualificação do profissional.

Porque ela é tão importante?

A Pedagogia tradicional é o melhor exemplo da escola como a conhecemos hoje, tendo uma importância vital para o bom andamento do processo de aprendizagem. Quer um exemplo? Ela permite que o estudante avance e cresça por suas próprias conquistas, oferecendo diversas possibilidades para que ele vivencie e tenha acesso aos mais diferentes conhecimentos.

Além disso, a metodologia também se encarrega de repassar os valores morais e sociais que vivemos na sociedade, sendo definida por meio da relação do aluno com sua a comunidade. Assim, a escola se torna responsável pelos direitos de cidadania e ainda desempenha um papel essencial para a formação da personalidade dos estudantes.

Por ser o método mais utilizado tanto em instituições públicas quanto privadas, a Pedagogia tradicional é capaz de impactar positivamente o processo de transformação da sociedade no geral. Assim, ela possibilita a construção de uma educação e comunidade de ensino baseada na democracia, na cultura e no igualitarismo. Olha a responsabilidade!

Tour pela prova do Enem

Quais são as diferenças entre a Pedagogia tradicional e a moderna?

Se você pretende cursar Pedagogia, saiba que o primeiro passo é conhecer as principais diferenças entre a metodologia tradicional e a moderna — tanto nos pontos de vista quanto nas relações de aprendizagem. Veja, a seguir, quais são as características de cada linha de pensamento.

Pedagogia tradicional

Elaborada no século XIX, é uma tendência liberal que considera o professor como o agente principal da transmissão do conhecimento. Basicamente, no modelo que mais vemos em que eles falam enquanto os estudantes recebem os conteúdos com uma participação ou outra quanto tem dúvidas.

O método também é marcado por um ensino baseado em conhecimentos determinados pela sociedade e organizados pela legislação, desconsiderando a experiência e a realidade do aluno. Nesse contexto, a memorização e as avaliações formam o processo educativo, funcionando como meios para medir o nível e a qualidade do saber aprendido na escola.

Pedagogia moderna

Por outro lado, a Pedagogia moderna tende a ser mais personalizada e voltada para o ritmo de cada estudante. O princípio fundamental das instituições nesse modelo é, justamente, dar liberdade e autonomia, fazendo com que o aluno atue como protagonista de seu próprio processo de aprendizagem.

Isso quer dizer que a proposta pedagógica moderna é um instrumento que prevê maior incentivo à subjetividade, ao pensamento crítico e, principalmente, às diferentes formas de educação. A ideia é que a pessoa aprenda desde a sua experimentação com o mundo e com a comunidade ao redor, exercendo uma observação prática e precisa da sua realidade.

Porque ainda é aplicada nas escolas?

O maior objetivo das instituições que utilizam a Pedagogia tradicional é preparar os alunos para a convivência social, considerando os valores da sociedade. A prática ainda é bastante aplicada nas escolas e regida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento que direciona os professores sobre os conteúdos e os métodos pedagógicos a serem implementados em sala de aula.

Portanto, quem pretende fazer faculdade de Pedagogia deve ter em mente que é fundamental se capacitar para atender às novas exigências do mercado. As regras da BNCC no ensino da Pedagogia, por exemplo, são temas essenciais que os futuros pedagogos devem conhecer para a prática da profissão e a atualização sobre as diretrizes de educação praticados no país.

Aqui na Pitágoras, oferecemos o curso superior em Pedagogia que capacita nossos alunos para atuarem na coordenação de escolas e no desenvolvimento de atividades educacionais. Além disso, também proporcionamos um currículo com temas profissionalizantes para que eles dominem as principais ferramentas pedagógicas e de gestão educativa, dando ênfase em disciplinas relacionadas às diferentes metodologias e didáticas.

Além das formas de ingresso facilitadas para os alunos, nós ainda contamos com um importante parceiro de empregabilidade: o Canal Conecta. No portal, encontram estágios ainda no período da faculdade, tendo mais chances de adquirir conhecimentos práticos na área da Pedagogia.

Por ser considerada um modelo para muitas instituições de ensino nacionais, a Pedagogia tradicional merece ser melhor entendida pelos futuros pedagogos. Para ter sucesso, é essencial conhecer os fundamentos e as bases que sustentam esse formato de aprendizagem. Assim, você vai alcançar boas oportunidades de inserção no mercado e se diferenciar profissionalmente.

Gostou do conteúdo? Aproveite e se inscreva agora mesmo no vestibular online da Pitágoras! Basta optar pelo curso de seu interesse, a unidade de apoio e a modalidade de ensino para obter todas as instruções para a prova.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 132

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados