6 coisas que você precisa saber sobre a Pedagogia Social

professora e aluno de pedagogia social

Desconto nota do Enem

Você sabe o que é Pedagogia Social? Essa área altamente valorizada da educação é baseada na Teoria Geral da Educação Social. Ela se mostra cada vez mais importante em diversos aspectos do mundo contemporâneo. Por isso, conhecer essa tendência pode representar um excelente diferencial em sua jornada rumo ao sucesso profissional.

Mas será que realmente vale a pena fazer Pedagogia? É o que vamos descobrir neste post. Conheça estas 6 coisas que você precisa saber sobre a área:

  • o que é Pedagogia Social;
  • a importância da Pedagogia Social;
  • quem pode trabalhar na área;
  • os benefícios dos métodos sociais no aprendizado;
  • em que tipo de empresa ela pode ser aplicada;
  • qual é a sua relação com a BNCC.

Para saber mais, continue a leitura!

1. O que é a Pedagogia Social

Construir propostas de ensino inclusivas, capazes de estabelecer um compromisso inovador com os diversos estratos do tecido social, tem sido cada vez mais importante no campo educacional. Por diversos fatores, a educação convencional, muitas vezes, falha em cumprir essa tarefa, deixando uma série de pessoas de fora, como indígenas, mulheres e quilombolas.

Nesse ponto, entra em cena a Pedagogia Social. Em linhas gerais, cabe a ela formar educadores preparados para lidar com os desafios do mundo atual, colocando em prática uma perspectiva de ensino mais humanizada. Ela se volta, especialmente, para o fortalecimento individual e coletivo de pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade.

Ao pedagogo devidamente capacitado nessa vertente de atuação, cabe a missão de construir e conduzir propostas de educação social. Ele deverá se valer de saberes combinados de Pedagogia e Ciências Sociais para situar os sujeitos no presente e melhorar a realidade na qual estão inseridos.

As características dessa disciplina não se limitam aos elementos que definem a educação formal convencional. As propostas de caráter social são mais porosas aos diferentes saberes e culturas da convivência humana, buscando promover a realização de cada pessoa no contexto em que se encontra.

Se existe um traço definidor para esse outro modelo de educação é a dinâmica solidária da formação pedagógica. A realidade social deve ser compreendida como uma esfera viva e pulsante, feita de muitas relações possíveis. Assim, as práticas de ensino devem tratar os estudantes como seres ativos, reforçando trajetórias de autonomia e emancipação.

2. A importância da Pedagogia Social

O universo social é composto por forças que nem sempre são facilmente discerníveis ou categorizáveis. Existem elementos históricos de caráter segregador que atuam sobre as vidas das pessoas com violência, moldando suas existências. Há, também, aspectos que definem, sob a forma de carências ou traumas, situações possíveis no presente.

Em todo caso, se aceitarmos que a tarefa de uma pessoa é a plena realização no mundo, cabe constatar que as condições imanentes da sociedade constituem, muitas vezes, impeditivos. A importância da Pedagogia Social está em romper as barreiras que excluem alguém do processo de construção do conhecimento, refletindo a participação de cada um no mundo concreto.

A teoria e a prática se combinam, a fim de refletirem sobre a realidade da pessoa e contribuir para uma transformação social extensa. A espontaneidade dos fenômenos e processos é respeitada. Em vez de definir hierarquias e lugares fixos, busca-se aproximar da vida cotidiana dos discentes, buscando formas de diálogo que potencializem seus aprendizados de outra ordem.

Tour pela prova do Enem

Incentiva-se, por exemplo, a construção da identidade, a recuperação da autoestima, a valorização profissional e a consciência político-social. Ao buscar essa ponte, a Pedagogia Social favorece uma reconstrução mais justa do presente e estabelece melhores condições de futuro para toda a comunidade.

3. Quem pode trabalhar na área

A Pedagogia Social é uma necessidade básica na formação de educadores, professores e pessoas ligadas à educação em geral, para que estejam à altura dos desafios pedagógicos do presente. Um agente instrumentalizado nas dinâmicas da área conhece a importância de preconizar a integração humana.

Diante de uma infinidade de demandas locais e globais, é indispensável que os profissionais da educação se atualizem com os modos mais propícios de exercer a responsabilidade humana em contextos variados. A educação é o campo fundamental para a renovação do mundo, e só uma prática comprometida com a realidade pode projetar uma sociedade mais digna.

Trabalhar com Pedagogia Social significa cumprir uma missão importante para todos, afirmando seu lugar no mundo e auxiliando outras pessoas a fazerem o mesmo. Para isso, um pedagogo conta com um piso salarial de R$ 2.293,22 e o teto de R$ 6.233,11.

4. Os benefícios dos métodos sociais no aprendizado

Um profissional munido de uma bagagem adequada saberá manejar métodos pedagógicos cruciais para o desenvolvimento educacional dos mais diversos perfis. Nesse sentido, os principais benefícios trazidos pela Pedagogia Social são:

  • maior proximidade com a realidade;
  • abertura para os saberes dos alunos;
  • construção coletiva de conhecimento;
  • estímulo à interação e à convivência;
  • fortalecimento da autonomia;
  • currículo flexível;
  • valorização do professor;
  • perspectiva de desenvolvimento integral;
  • melhor adaptação ao ritmo de cada pessoa;
  • inclusão de cuidados afetivos e emocionais.

Existem outros aspectos positivos, porém, com base nessa lista, você pode ter uma ideia do diferencial envolvido em uma formação aprimorada pelos fundamentos da Pedagogia Social. Estudar na faculdade Pitágoras, com seu ambiente personalizado, é uma excelente opção se você deseja incluir esses itens na sua formação profissional.

5. Em que tipo de empresa ela pode ser aplicada

Há um vasto leque de possibilidades de aplicação para os conhecimentos da área. Grosso modo, podemos incluir todas as escolas e ambientes educativos, sem deixar de lado:

  • instituições abertas em finais de semana;
  • escolinhas esportivas;
  • atividades de lazer;
  • encontros de musicalização;
  • espaços de acesso à cultura;
  • clubes;
  • associações comunitárias;
  • creches.

Até mesmo estabelecimentos de tratamento psiquiátrico ou de reabilitação social podem se beneficiar da Pedagogia Social. Ela auxilia, ainda, corporações diversas a preservarem o equilíbrio emocional e o bem-estar de seus colaboradores, potencializando outras áreas, como a Pedagogia Empresarial.

6. Qual é a sua relação com a BNCC

As normas BNCC constituem uma referência incontornável para toda iniciativa de ensino concebida no país. Por esse motivo, um curso de Pedagogia nunca deve perder de vista a necessidade de integrar tendências relevantes, como é o caso da Pedagogia Social, às exigências estabelecidas pelas escolas, nas práticas efetivas do mercado de trabalho.

A BNCC e a Pedagogia Social não se opõem, podendo ser aliadas para a construção de fluxos escolares melhores. Propostas pedagógicas mais abertas servem, justamente, para potencializar a experiência educacional, valorizando alunos e professores. Uma boa faculdade atualiza constantemente seus métodos, no esforço de alinhamento com metas nacionais.

Portanto, para se tornar um profissional completo, atento às tendências da educação e com máximo foco nos alunos, busque uma faculdade de excelência. Aqui na Pitágoras, temos compromisso em formar pedagogos de excelência em suas práticas, seja na Pedagogia Social, seja em outras áreas.

E aí, o que achou da possibilidade de estudar Pedagogia com uma perspectiva de educação social? É uma tarefa bastante nobre e importante para a continuidade do mundo. Quer saber mais sobre o curso na Pitágoras e o vestibular? Então, entre em contato conosco!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 156

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados