Não sabe onde estudar? Saiba como tomar essa decisão

naosabeondeestudarsaibacomotomaressadecisao

Desconto nota do Enem

Decidir onde estudar não é uma missão tão simples como parece. Pra fazer a escolha certa da faculdade, você deve considerar uma série de critérios. Nesse processo de definição de futuro, é possível que algumas decisões sejam difíceis, mas, pode acreditar, terão impacto positivo na sua vida pessoal e profissional.

Mudar de cidade, por exemplo, pode ser um desafio enorme na vida dos jovens que precisam se deslocar por longos trajetos até chegar a faculdade. Mas fique feliz: sair da casa dos pais também vai trazer muitas vantagens!

Além da distância, há vários outros aspectos que você precisa avaliar cuidadosamente. Acompanhe o post e confira quais fatores observar no momento de decidir onde estudar!

Avalie a reputação da instituição

Um dos primeiros pontos que merecem atenção na hora de escolher qual faculdade fazer é a reputação da instituição de ensino. Mas não precisa fazer uma pesquisa louca para saber isso. É só consultar o site do MEC e verificar o reconhecimento dos cursos. Ah e aproveite o momento para se informar ainda sobre os resultados das provas do Enade. Essas informações servem como ponto de partida para você decidir com segurança onde estudar.

Observe a estrutura da faculdade

Se você vai optar pelos estudos presenciais, também vale a pena avaliar a estrutura da instituição, viu? Se possível, agende uma visita para conhecer melhor os espaços da unidade, como salas de aula, bibliotecas, laboratórios — enfim, todos os ambientes que farão parte do seu dia a dia como estudante universitário. Assim, quando as aulas iniciarem, você já vai se sentir um pouco mais familiarizado com a faculdade.

Conheça o nível de qualificação do corpo docente

Os professores serão personagens centrais na sua trajetória acadêmica — claro que o seu empenho terá grande influência no seu aproveitamento nas disciplinas, mas a metodologia didática dos docentes pode facilitar a absorção do conteúdo.

Tour pela prova do Enem

Afinal, além de direcionar o conhecimento teórico, os professores também podem inspirar os alunos com sua experiência na profissão. Então, procure saber sobre o nível de formação dos docentes, tempo de atuação, entre outras informações. Não deixe passar nada, tá bom?

Verifique a grade curricular dos cursos

Na hora de decidir em qual faculdade estudar, lembre-se de avaliar a grade curricular dos cursos. Isso dará um panorama do que você tem pela frente e pode funcionar como uma grande motivação.

Além do currículo de disciplinas obrigatórias, dá uma olhada também nos diferenciais que a faculdade oferece. Aqui, a Pitágoras se destaca com:

  • apoio personalizado ao aluno;
  • avaliação continuada;
  • sistema de ensino voltado à prática profissional e ao ingresso no mercado de trabalho;
  • portal de empregabilidade exclusivo para os estudantes, com vagas de estágio profissional e emprego — o Canal Conecta.

Considere a distância da faculdade

Para saber onde fazer faculdade, você também deve considerar a distância da instituição. Avalie qual seria o trajeto e se o deslocamento tomaria muito tempo da sua rotina. Nesses casos, é válido cogitar a possibilidade de mudar de cidade para estudar e morar mais perto da unidade de ensino. Isso pode trazer uma série de vantagens, aliás, como independência, novos contatos e experiências, crescimento pessoal etc.

Além de todas essas dicas para ter certeza de onde estudar, experimente conversar com pessoas que frequentam ou já frequentaram a sua futura faculdade. Os feedbacks podem servir como estímulo para você entrar com tudo nessa nova fase. E aí, tá preparado?

Já que tocamos no assunto, que tal se preparar para uma mudança total de vida? Descubra tudo o que você precisa, caso o seu objetivo seja mudar de cidade para estudar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados