O que um agrônomo faz? Veja as funções em diferentes cargos!

O que um agrônomo faz

Desconto nota do Enem

Você sabe o que um agrônomo faz? Existem diversos campos e áreas de atuação para esse profissional no mercado atualmente. Cada uma com grande importância para a sociedade. 

Neste artigo nós separamos quais são as principais e explicamos um pouco sobre quais são as funções de um formado em Agronomia em cada uma delas para você. Confira e aprenda um pouco mais sobre essa profissão!

Descubra as funções do agrônomo em diferentes cargos e setores 

  • Atribuições do agrônomo de maneira geral; 
  • Atribuições do agrônomo na indústria de alimentos; 
  • Atribuições do agrônomo no desenvolvimento de defensivos agrícolas; 
  • Atribuições do agrônomo na gestão rural; 
  • Atribuições do agrônomo na Vigilância Sanitária. 

Atribuições do agrônomo de maneira geral

O agrônomo, de maneira geral, é o profissional responsável por cuidar do cultivo de vários gêneros agrícolas, como soja e milho, e ainda dos animais destinados à alimentação humana. Por exemplo, para comercialização de carnes ou derivados, como leite. 

Entre as funções dele no mercado estão: potencialização e otimização da criação de animais, aplicação de técnicas para melhorar o cultivo do solo e ainda executar projetos relacionados ao plantio, cuidado e colheita, além de garantir o cumprimento de todas as normas. 

Atribuições do agrônomo na indústria de alimentos 

Um agrônomo também pode trabalhar na indústria de alimentos. Nela, as principais funções desse profissional envolvem questões de nutrição e processos de industrialização dos produtos que são de origem animal e vegetal. 

Por isso, esse campo de atuação demanda conhecimentos em química, bioquímica e farmácia, por exemplo.  

Atribuições do agrônomo do desenvolvimento de defensivos agrícolas 

Os agrônomos também atuam na área de desenvolvimento de defensivos agrícolas, que são importantes para potencializar as produções e evitar pragas. 

Tour pela prova do Enem

Nesse setor, o profissional faz testes, registros e o controle de qualidade. Posteriormente, os produtos são avaliados por auditorias e órgãos do governo. O objetivo é garantir a segurança e eficácia deles. 

Atribuições do agrônomo na gestão rural 

As produtoras do agronegócio precisam de um profissional que seja responsável por gerir todos os aspectos práticos das mesmas. Aí entra o agrônomo. 

Entre as principais funções nele na gestão rural estão: supervisionamento de transporte, compras, distribuições de recursos e tarefas, infraestrutura, compras de insumos e várias outras.

Atribuições do agrônomo na Vigilância Sanitária 

Outro campo de trabalho disponível para agrônomos é na Vigilância Sanitária. Nesse setor, o profissional formado em Agronomia tem o papel de fiscalizar, para garantir que todas as normas estão sendo cumpridas pelo setor produtivo do agronegócio. 

Ele também atua no controle e combate a pragas e na prevenção de doenças. Tudo com o objetivo de garantir a segurança dos produtos comercializados. 

A Pitágoras te ajuda a realizar o sonho de fazer a faculdade de agronomia!

Depois de descobrir o que um agrônomo faz, ficou ainda mais interessado nesse curso? Então vem para a Pitágoras. Nós estamos presentes em diversos estados brasileiros, sendo prezando pela qualidade do ensino e com uma infraestrutura completa para atender a todas as necessidades dos alunos. 

A Pitágoras oferece um corpo docente qualificado e sistemas de apoio aos estudantes. Um exemplo é o Portal Conecta, que facilita a busca por vagas de emprego e estágio. 

Além disso tudo, a instituição conta com um currículo completo e mensalidades que cabem no seu bolso, fora a possibilidade de bolsas de estudos e outros tipos de descontos nos valores. Vai esperar o quê para dar início ao seu sonho? Se inscreva no vestibular e comece a sua carreira profissional hoje mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados