Descubra o que um administrador faz em uma empresa!

o que faz um administrador

Sabe um curso que envolve matérias de Humanas e Exatas na grade curricular? É o de Administração! O estudante precisa ter bons conhecimentos para lidar com pessoas, e também monitorar a parte financeira do negócio. Mas você já parou para pensar quais as reais responsabilidades de um administrador, no dia a dia?

Ele tem amplas atribuições, que abrangem planejamento, organização, direção e controle. E dependendo do negócio, pode exercer atividades mais específicas ou mais gerais. Como assim? Bem, ele pode ser responsável por apenas um setor ou por todas as áreas administrativas.

De qualquer forma, podemos dizer que o que um administrador faz na empresa compreende:

  • gestão de pessoas e processos;
  • marketing e divulgação;
  • otimização de processos financeiros;
  • pesquisa de mercado;
  • logística;
  • planejamento estratégico.

Agora, que tal entender cada uma dessas atividades, na prática? É só seguir na leitura!

Gestão de pessoas e de processos

Uma das atividades de administração mais importantes é a de gestão de pessoas e de processos. O profissional exercerá tarefas com a finalidade de buscar o equilíbrio organizacional. Ou seja, fazer com que os colaboradores da empresa se sintam motivados, reconhecidos e bem recompensados — ao mesmo tempo, conseguir fazer com que o negócio gere bons resultados a partir do trabalho de cada um deles.

Isso envolve processos como:

  • agregar: encontrar novas competências no mercado. É o trabalho de recrutamento e seleção;
  • aplicar: definir as funções de cada cargo e as competências das quais a empresa necessita para se desenvolver. É a atividade de descrever e analisar cargos, fundamental para a etapa anterior;
  • recompensar: motivar os colaboradores. Eles precisam de reconhecimento para continuar produzindo;
  • desenvolver: treinar e capacitar continuamente as pessoas, para que possam entregar sempre mais e melhor;
  • manter: buscar a qualidade de vida no trabalho, para que os colaboradores permaneçam por longo tempo;
  • monitorar: acompanhar os resultados individuais, por meio de avaliação de desempenho.

A gestão de processos está implícita na gestão de pessoas, já que a primeira busca a contínua melhoria das entregas internas e externas, de modo a satisfazer clientes. Isso faz com que a empresa se desenvolva constantemente.

Marketing e divulgação

Essa área é responsável por pensar em estratégias para apresentar os produtos e serviços do negócio, atrair mais clientes e fidelizá-los. Envolve estudos de mercado, acompanhamento da concorrência, conhecimento profundo do que é vendido e noções de psicologia do consumidor. A ideia é que o produto ou serviço sempre seja relevante, de modo a buscar o crescimento da empresa.

Algumas atribuições, na prática, envolvem:

  • estudar e conhecer bem o consumidor;
  • definir estratégias de publicidade;
  • ter criatividade para implementar uma divulgação atrativa;
  • exercer práticas de bom atendimento ao cliente.

Otimização de processos financeiros

Cuidar das finanças também está dentro da resposta do que faz um administrador. Nenhuma organização sobrevive sem a administração adequada dos recursos financeiros que entram e saem. É preciso, por exemplo:

  • planejar: saber as despesas futuras e pensar em estratégias para que o lucro cresça. Pode envolver investimentos, por exemplo;
  • monitorar: cuidar para que sempre haja caixa suficiente. Em cada dia, a empresa precisa pagar contas (funcionários, fornecedores, produtos), mas também recebe capital (vendas);
  • coordenar: é preciso pensar em maneiras de conseguir diminuir os gastos e os impostos.

Pesquisa de mercado

Para implementar as melhores estratégias, é fundamental conhecer bem o consumidor, ter noção de quem são os concorrentes e como podem atrapalhar o negócio, além de saber como o ambiente tem condições de influenciar no resultado da empresa.

Uma pesquisa de mercado costuma abranger:

  • identificação das necessidades e das frustrações dos consumidores, com a pesquisa de satisfação;
  • estratégias de precificação;
  • práticas de desenvolvimento e melhoria dos produtos ou serviços;
  • teste de embalagens;
  • análise das possíveis vantagens em fazer promoções;
  • identificação de tendências no mercado.

Logística

As atribuições de Logística são mais uma resposta sobre o que um administrador faz na empresa. Na prática, ele precisa utilizar técnicas para que as compras e as vendas sigam a melhor coordenação possível, de modo a buscar economia, evitando custos financeiros e de tempo.

Alguns exemplos de atribuições são:

  • traçar rotas e processos de entregas mais rápidos. Por exemplo, ao entregar mercadorias compradas, é importante pensar em estratégias de itinerário, para que os entregadores economizem mais combustível. Isso pode envolver ter mais de um centro de distribuição ou contar com várias transportadoras;
  • organizar e armazenar os materiais no depósito da empresa. Produtos perecíveis, por exemplo, não podem estragar. Mercadorias antigas têm que ser vendidas antes das novas. E, ainda, tudo precisa estar disposto adequadamente no estoque, para que o responsável pelo setor consiga enxergar os materiais existentes e os faltantes;
  • comprar na data certa e na quantidade certa. Estoque em excesso é dinheiro perdido, visto que ele poderia ter sido investido em outras atividades de retorno mais rápido. Por outro lado, é importante não faltarem produtos, para que os clientes sempre sejam atendidos em suas demandas.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico envolve o alto escalão, sendo fundamental para a definição de todas as responsabilidades e os objetivos da organização. Sem isso bem definido, uma empresa não sai do lugar, nem atinge o lucro. Esse é um papel dos proprietários do negócio. No entanto, é possível que eles não saibam fazer essa parte e necessitem da ajuda de um profissional da Administração.

A atividade abrange a definição de:

  • missão: a razão de existir da empresa. Para que ela existe?
  • visão: as aspirações. O que quer ser no futuro? Como quer que os consumidores a vejam?
  • valores: os princípios que guiarão os passos de todos. Por exemplo: transparência, desenvolvimento responsável, colaboração;
  • objetivos: detalhamento em números e em datas do que o negócio quer atingir;
  • análise SWOT: análise do ambiente interno (forças e fraquezas) e do externo (oportunidades e ameaças), que podem influenciar a evolução da empresa.

A partir disso, define-se um plano de ação, o qual precisará de acompanhamento constante, de modo a enxergar possibilidades de melhoria.

Enfim, são diversas as responsabilidades e, como falamos, uma única pessoa pode ficar encarregada de gerenciar todos os departamentos ao mesmo tempo ou apenas cuidar mais especificamente de um desses setores. A profissão é bem dinâmica e, além de possibilitar o trabalho em empresas de terceiros, há, ainda, a oportunidade de fazer o curso para ser empresário, ou seja, dono do seu próprio negócio.

De qualquer forma, fica uma dica: os conhecimentos na área estão sempre evoluindo. Assim, é fundamental não apenas contar com uma faculdade moderna e de qualidade, como também buscar o constante aprendizado.

Aqui na Pitágoras, investimos, sempre, em tecnologia, além de nos preocuparmos em oferecer um curso com todas as matérias de Administração que são essenciais para formar um bom administrador. Nossos professores estão em contínuo aperfeiçoamento, de modo a ter preparo para passar os conhecimentos recomendados.

Agora que você já entendeu o que um administrador faz na empresa, percebeu que sua atuação é cheia de oportunidades? Ficou empolgado para fazer o curso? Não deixe de investir em uma instituição reconhecida e credenciada ao MEC, para você não ter problemas em entrar no mercado de trabalho depois, combinado? Pois é apenas assim que você poderá ter registro no Conselho Federal de Administração!

Gostou do artigo? Então, que tal descobrir no próximo artigo o que considerar na busca de uma faculdade?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content