Afinal, o que faz o setor de RH em uma empresa?

funcionários do setor de rh

Desconto nota do Enem

As pessoas que são formadas em no curso de Gestão de Recursos Humanos se capacitam para atuar no setor de RH de empresas de todos os portes. Profissionais da área são fundamentais em um negócio, já que os colaboradores são figuras centrais para a produtividade.

Um analista de RH tem salário médio de R$ 3.461,26 no Brasil, para uma jornada de 43 horas semanais. Mas, afinal, você sabe o que o setor de RH faz? Não há dúvidas sobre a importância dele no funcionamento de uma empresa, pois todas as ações condizentes com a gestão dos funcionários passam pelo setor.

Você tem interesse em trabalhar na área? Então, saiba em detalhes quais são as principais atividades do setor de Recursos Humanos, entre elas:

  • recrutamento e seleção de novos colaboradores;
  • cuidado com a motivação dos funcionários;
  • comunicação de valores e políticas da empresa;
  • treinamento e desenvolvimento da equipe;
  • contribuição para o bem-estar emocional e qualidade de vida;
  • administração de cargos, salários e benefícios;
  • busca pelo respeito às diferenças no trabalho.

Boa leitura!

Recruta e seleciona novos colaboradores

Uma das práticas mais conhecidas do departamento de Recursos Humanos é o recrutamento e seleção de novos colaboradores. Quando você envia seu currículo e participa de entrevistas de emprego em uma empresa, é recebido, geralmente, por profissionais do RH.

Por que essa atividade é uma das principais ações do setor? O motivo é que a seleção de funcionários precisa ser feita de modo criterioso, para que seja possível atrair e selecionar candidatos com cultura e valores semelhantes aos da organização.

Além disso, os responsáveis pela seleção precisam conhecer bastante a empresa e as demandas relacionadas a cada vaga. Eles também têm conhecimentos acerca da análise dos candidatos — percebendo, por exemplo, aspectos da personalidade, da capacitação, da motivação, da produtividade etc.

Cuida da motivação dos funcionários

Mais um elemento importante no perfil do profissional de RH é a capacidade para gerir a motivação dos funcionários. A faculdade de Recursos Humanos desenvolve conhecimentos muito úteis sobre a relação das pessoas com o seu local de trabalho e com as atividades que realiza.

A motivação é um ponto fundamental, já que colaboradores que se sentem motivados apresentam maior nível de bem-estar no trabalho e conseguem manter um grau positivo de produtividade. Ao contrário, profissionais desmotivados têm dificuldade em constituir uma boa relação com a empresa.

Alguns problemas oriundos da desmotivação é o aumento das faltas e afastamentos do trabalho, além do risco de rotatividade de funcionários. Tudo isso não é interessante para empresa. Logo, o setor de RH é estratégico no desenvolvimento de ações que motivem a todos e gerem mais qualidade no ambiente de trabalho.

Comunica os valores e políticas da empresa

Outra resposta para o que faz o setor de Recursos Humanos é participar do gerenciamento da cultura organizacional. Ela diz respeito aos valores que regem as relações e as políticas que são importantes para o local. Para que isso se fortaleça, o ideal é que todos participem.

Então, a equipe de RH deve planejar práticas que comuniquem os valores e as políticas da companhia para os funcionários. Também é comum o desenvolvimento de diferenciais, como campanhas de Marketing interno, que tragam esses aspectos para o dia a dia da instituição.

Tour pela prova do Enem

Profissionais de RH qualificados estão mais bem preparados para ter uma visão estratégica na sua atuação, atuando de forma decisiva na empresa. Nesse sentido, é essencial fazer um curso de qualidade. Aqui na Faculdade Pitágoras, a infraestrutura, o corpo docente e o suporte dados aos alunos tornam isso possível e os colocam à frente da concorrência.

Treina e desenvolve a equipe

Trabalhar no RH envolve, ainda, pensar em formas de capacitar cada vez mais os funcionários. Afinal, as empresas comprometidas com seus Recursos Humanos não se limitam a selecionar bons profissionais. Elas também entendem que um diferencial competitivo é ajudá-los a se manterem atualizados e a alcançarem o sucesso profissional.

Os treinamentos podem ser realizados por equipes da própria empresa ou por meio de parcerias com profissionais externos. Quem faz o levantamento de quais são as ações necessárias e quando elas devem acontecer são os profissionais do setor de RH.

Assim, o que o setor de RH faz é acompanhar de perto as equipes de trabalho na empresa e identificar dados que mostrem demandas de qualificação e desenvolvimento. Depois, podem organizar treinamentos de atualização para profissionais de tecnologia, por exemplo, ou uma palestra sobre relacionamento interpessoal para equipes que vivenciam conflitos.

Contribui para o bem-estar emocional e qualidade de vida

O trabalho também é um local em que a saúde se faz importante. Empresas que não tem um clima positivo podem enfrentar diversos problemas, como a diminuição da produtividade e os maiores custos com:

  • afastamentos;
  • demissões;
  • rotatividade de funcionários etc.

Esse é um dos motivos pelos quais a Gestão de Recursos Humanos é um setor estratégico na organização. Quando há identificação e atendimento das demandas dos colaboradores, torna-se possível contribuir para maior nível de foco no trabalho e de bem-estar.

Consequentemente, os desafios relacionados às pessoas são reduzidos. Nesse ponto, é fundamental que o profissional de RH esteja sempre atualizado sobre práticas diferenciadas que o permitam realizar intervenções de qualidade com as equipes que são acompanhadas por ele.

Administra cargos, salários e benefícios

O setor de RH de uma empresa também centraliza algumas ações de planejamento e execução dos planos de cargos, salários e benefícios. Tais conceitos fazem parte da gestão de pessoal, logo, devem contar com os conhecimentos e a experiência dos analistas de Recursos Humanos.

A gestão de salários e benefícios é vista como um dos aspectos relevantes na motivação e na qualidade de vida dos funcionários no trabalho. Assim, faz parte da atuação do RH pensar em melhorias que possam ser oferecidas de modo a aumentar a satisfação das pessoas.

Busca o respeito às diferenças no trabalho

Acompanhar os colaboradores de uma empresa envolve contato direto com pessoas diferentes. Com isso, a inclusão e o respeito às diferenças são cuidados importantes para profissionais de RH. Uma demanda é, por exemplo, o cumprimento das leis que tratam da contratação de pessoas com deficiência.

Além disso, estimular relações respeitosas entre os colegas de trabalho é outra demanda central. Afinal, nem sempre os relacionamentos das equipes são positivos. Muitas vezes, o RH precisa atuar mediando conflitos e orientando as pessoas sobre comunicações e relacionamentos interpessoais mais eficientes.

Viu como existem muitas respostas para o questionamento “o que o setor de RH faz”? Agora você já conhece as principais funções da área e sabe o salário do RH. Se você tem interesse em trabalhar nele, vale a pena se capacitar para ser um grande profissional e aproveitar as oportunidades!

Quer garantir a melhor formação no ensino superior? Inscreva-se no vestibular da Faculdade Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados