O que o Dentista faz? Veja as principais funções dentro da Odontologia!

dentista e paciente conversando em consultório sobre periodontia

Desconto nota do Enem

A Odontologia é uma área da saúde especializada nos cuidados com a higiene bucal. Mas se quando pensa nessa área, só se lembra de aparelhos dentários, então está na hora de abrir a mente. Quem quer seguir carreira de dentista pode atuar em diversas funções.

No artigo de hoje, vamos te apresentar o que faz um profissional da odontologia, quais são as possibilidades de trabalho e até remuneração. Aproveite essas dicas e tenha mais uma base para te ajudar na decisão de que área seguir.

O que o dentista faz

Basicamente, o dentista é aquele profissional que deve identificar através de exames possíveis problemas dentários. Feio o diagnóstico, ele deve tratar e acompanhar o paciente até que o problema seja resolvido. Porém, assim como na medicina, existem áreas dentro da odontologia.

Sendo assim, o estudante pode escolher em qual área se identifica e deseja seguir para construir sua carreira. Abaixo, selecionamos algumas coisas que o dentista pode fazer:

  • procedimento estético;
  • cirurgias;
  • extração de dentes;
  • limpeza e restauração;
  • projeta e instala próteses;
  • entre outros.

Abaixo, selecionamos algumas das áreas mais escolhidas pelos alunos para seguir carreira. Veja como é a rotina de cada área e descubra com qual mais você se identifica.

Funções do dentista

Existe uma lista grande de funções que um dentista pode exercer. Vale a pena pesquisar como é cada função e suas atribuições. Além disso, o mercado está sempre inovando, então, podem surgir novas áreas de atuação.

O que faz um endodontista

O profissional que se especializar em endodontia, ele basicamente se ocupa na prevenção e tratamentos de doenças que podem atacar a polpa dental. Além disso, também foca os cuidados nos tecidos perirradiculares. O endodontista não vai ficar limitado a apenas tratar da dor que pode acometer essa região.

Ele também pode realizar a obturação do sistema de canais radiculares. Outra atividade na rotina desse profissional é fazer implantes endodônticos, retratamento endodôntico, entre outros.

O que faz um especialista em odontogeriatria

A população de idosos vem aumentando e a ideia de perder os dentes conforme a idade, deixou de ser vista como algo normal. Por isso, a odontogeriatria foi criada, para focar em tratamentos específicos para pessoas idosas.

Os tratamentos são muito parecidos com as outras especialidades. A diferença está mesmo em assegurar a saúde bucal das pessoas que estão na terceira idade. O dentista que se especializa nessa área consegue oferecer um diagnóstico muito mais preciso e dessa forma, orientar sobre os tratamentos que terão um melhor efeito.

As pessoas que estão na terceira idade tendem a desenvolver doenças bucais com mais facilidade. Por isso, a visita ao dentista dessa área é fundamental, para que assim, consiga evitar doenças como a periodontite. Esse é um mercado que tem crescido e o profissional pode começar a atuar com um cargo junior em clínicas.

O que faz o odontopediatra

Assim como os idosos contam com profissionais especializados, a odontologia também conta com uma área voltada para as crianças. A odontopediatria foca o atendimento na saúde bucal do bebê, criança e adolescentes. Sim, até os bebês precisam de cuidado para garantir uma saúde bucal para os anos seguintes.

Tour pela prova do Enem

Para cada fase, os cuidados vão mudando e contar com a ajuda de um especialista é muito importante. É esse profissional que vai fazer as orientações sobre uma escovação correta, tipos de pasta de dente que pode usar. Além disso, é ele que vai conseguir identificar com antecedência qualquer desvio na estrutura dental.

O profissional que atua nessa área, além de gostar da profissão, também precisa se identificar com o público infantil. Afinal, é preciso ter muita paciência e cuidado, pois crianças geralmente ficam ansiosas nos consultórios.

O que faz o dentista geral

Essa é a área que o dentista pode desenvolver várias atribuições durante a sua rotina do dia a dia. Sua responsabilidade é fazer diagnósticos, prevenção e tratamentos de várias condições e doenças dentárias. Quando necessário, é ele quem vai encaminhar o paciente para o especialista de outra área da odontologia.

Entre as suas principais funções, estão: pequenas restaurações, remoção de cáries, atendimento de urgência, limpeza dental, entre outros. Essa é uma das áreas que mais estudantes escolhem seguir. Existem oportunidades de começar como dentista júnior e se desenvolver como pleno e sênior.

Porém, muitos já conseguem começar a carreira empreendendo e tendo a sua própria clínica.

O que faz o profissional de periodontia

O periodontista é o responsável por tratar os tecidos do periodonto. São esses tecidos que são responsáveis pela sustentação para os dentes. Então, seu papel é conseguir diagnosticar e realizar procedimentos para evitar problemas que podem atingir a gengiva, por exemplo.

Dessa forma, se o paciente precisar, é o periodontista que vai realizar procedimentos como a retração de gengiva. Dentro dessa função, o dentista pode seguir por duas subáreas, que são: periodontia clínica e médica e a periodontia estética.

O que faz o profissional de odontologia legal

Por último, conheça a área de odontologia legal. O profissional que atua nessa área fica responsável pela identificação de pessoas que estavam desaparecidas, que faleceram ou sofreram algum tipo de acidente. Geralmente, em casos assim, fica impossível reconhecer a pessoa, por isso, é feito um exame de identificação dentária.

Conhecido também como odontologia forense, o dentista dessa área pode trabalhar fora de clínicas comuns. Ideal para quem busca atuar em um ambiente diferente, mas é preciso ter equilíbrio emocional nessas situações. As possibilidades de trabalho podem ser de funcionário público ou por contrato.

Conheça o curso de Odontologia da Pitágora e se destaque no mercado

Você acabou de conferir algumas das áreas que o dentista pode atuar. Cada uma com funções diferenciadas e algumas similares, mas que são grandes oportunidades de crescimento profissional. Se você quer se destacar no mercado, venha conhecer o curso de odontologia da Pitágoras.

Aqui, você conta com uma grade curricular completa e diferenciada, que vai colocar os seus estudos em outro patamar. Tenha aulas com professores qualificados que vão te apresentar todas as possibilidades que existem nessa área. Além disso, tenha aulas práticas no laboratórios da Pitágoras.

Acesse a opção de cursos em nosso site e faça a sua inscrição no curso de Odontologia. Aproveite as oportunidades de bolsas e condições imperdíveis. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados