O que faz um Fisioterapeuta? Confira as funções em diferentes cargos!

o que faz um fisioterapeuta

Desconto nota do Enem

Você está pensando em ingressar no nível superior em um curso na área da saúde? Gosta de estar próximo às pessoas e sempre poder fazer algo por elas? É uma pessoa paciente, ética, e tem muita empatia? 

Se a sua resposta para essas perguntas for sim, então fazer uma Faculdade de Fisioterapia pode ser uma excelente opção de carreira para você. Contudo, se assim como muitos estudantes você ainda não conhece os cargos que um fisioterapeuta pode ocupar, é só continuar com a gente nesta leitura.

Saiba o que faz um  fisioterapeuta em diferentes cargos  e setores!

De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), aqueles que se formam em Fisioterapia podem optar por 15 especialidades:
– Fisioterapia em Acupuntura
– Fisioterapia Aquática
– Fisioterapia Cardiovascular
– Fisioterapia Dermatofuncional
– Fisioterapia Esportiva
– Fisioterapia em Gerontologia
– Fisioterapia do Trabalho
– Fisioterapia Neurofuncional
– Fisioterapia em Oncologia
– Fisioterapia Respiratória
– Fisioterapia Traumato-Ortopédica
– Fisioterapia em Osteopatia
– Fisioterapia em Quiropraxia
– Fisioterapia em Saúde da Mulher e Fisioterapia em Terapia Intensiva. 

São muitas as áreas de atuação para um fisioterapeuta e com salários bem atraentes. Por esta razão, para ajudar você que está sonhando com seu diploma e registro profissional, vamos contar algumas das atribuições daqueles que optam pela carreira na Fisioterapia.

O que faz um fisioterapeuta?

O fisioterapeuta diagnostica a partir de exames e de laudos médicos as possíveis patologias de um paciente. Assim, após esta primeira avaliação, ele indica o melhor tratamento fisioterapêutico, trata e acompanha a evolução clínica de pessoas com as mais diversas lesões e condições físicas.

O trabalho conjunto com o médico especialista, pode potencializar a recuperação dos pacientes. Por meio de técnicas, procedimentos, exercícios, massagens e outras condutas o fisioterapeuta devolve a qualidade de vida e a autonomia de pessoas acidentadas ou portadoras de alguma doença no escopo de sua atuação. 

O que faz um  fisioterapeuta esportivo? 

A maioria das pessoas admira os grandes atletas. No entanto, o que alguns não sabem, é que estes profissionais de alta performance contam com o trabalho dedicado e constante de um bom fisioterapeuta esportivo.

O profissional de fisioterapia atua na preparação, na prevenção de lesões, e na reabilitação dos esportistas. Assim, os atletas ficam aptos, do ponto de vista físico, para terem  um bom desempenho em suas práticas esportivas.

O que faz um fisioterapeuta do trabalho ?  

É cada vez mais comum a promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho. Sendo assim, as empresas têm investido  na prevenção e na manutenção da saúde de seus colaboradores.

Nestes espaços a presença de um fifioterapeuta é requisitada para abordar as questões ergonômicas. Orientar quanto a postura na utilização de equipamentos, nas tarefas de repetição e outras prescrições a fim de prevenir doenças ocupacionais. 

Tour pela prova do Enem

O que faz um fisioterapeuta intensivista? 

Em tempos de pandemia, este profissional teve seu merecido destaque. O fisioterapeuta intensivista cuida de pacientes em estado crítico, em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Durante a pandemia da Covid-19, a contribuição deste especialista está sendo fundamental para a preservação da vida de milhares de pessoas. O intensivista precisa zelar pelo gerenciamento da ventilação mecânica, invasiva e não invasiva; realizar manobras e técnicas específicas com o intuito de prevenir complicações pulmonares em pessoas infectadas pelo Coronavírus, entre outras condutas em parceria com uma equipe multifuncional.


O que faz um fisioterapeuta cardiovascular? 

Em linhas gerais, aqueles que se especializam na fisioterapia cardiovascular se dedicam a dar mais qualidade de vida a pacientes diagnosticados com doenças cardiovasculares. Assim, atuam na prevenção da evolução de quadros e também em pós operatórios. 

Desta forma, o profissional prescreve os tipos de exercícios adequados a cada paciente, de acordo com a avaliação clínica.  


O que faz um fisioterapeuta neurofuncional ? 

O profissional que escolhe esta especialidade atua tanto na prevenção quanto no tratamento de patologias do sistema nervoso central e periférico. Na prática, ele cuida da reabilitação de pacientes que sofreram alguma perda em suas capacidades neurológicas, cognitivas e motoras, em razão de acidentes ou doenças, 

A Pitágoras te ajuda a realizar o sonho da  Faculdade de Fisioterapia!

A faculdade Pitágoras possui anos de tradição e tem formado profissionais que se destacam em suas áreas de atuação. Nossos professores são qualificados e empenhados na tarefa de garantir aos nossos alunos uma formação de qualidade. 

Todos os cursos são pensados para atender as diferentes demandas dos estudantes. Sendo assim, além do ensino presencial, também oferecemos diversos cursos na modalidade EAD (ensino a distância).
 

Contamos com pólos de ensino em diversas localidades do país, oferecemos inúmeras modalidades de bolsas de estudos, tudo isso para garantir que o sonho do ensino superior se torne uma realidade na vida de cada vez mais pessoas. 

Por estas razões, não perca mais tempo, comece hoje mesmo a mudar a sua história. Faça sua inscrição clicando aqui!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 32

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados