O que faz um arquiteto e urbanista? Veja as principais funções em diferentes cargos!

quanto custa uma faculdade de arquitetura

Desconto nota do Enem

O que faz um arquiteto e urbanista, afinal? Essa dúvida pode assolar muitos estudantes que pensam em seguir essa carreira no futuro, mas não sabem em quais setores ou cargos podem atuar após formados. 

Para acabar com isso e te ensinar um pouco mais sobre essa profissão, nós preparamos este artigo com as principais funções que os arquitetos podem exercer em diversos setores. Confira! 

Descubra o que faz um arquiteto e urbanista em diferentes cargos e setores 

  • Arquiteto e urbanista de maneira geral;
  • Arquiteto e urbanista especialista em design de interiores; 
  • Arquiteto e urbanista especialista em arquitetura industrial;
  • Arquiteto e urbanista especialista em paisagismo;
  • Arquiteto e urbanista especialista em restauração de obras e edifícios; 
  • Arquiteto e urbanista especialista em arquitetura sustentável.

Qual a função de um arquiteto e urbanista de maneira geral

Entre as principais funções de um arquiteto e urbanismo está a concepção de projetos. O objetivo é fazer com que os ambientes sejam organizados, funcionais e sigam o conceito estético escolhido para eles pelos clientes. 

Qual a função de um arquiteto e urbanista especialista em design de interiores 

Um arquiteto que se especializa em design de interiores é responsável pela criação de projetos pensados em deixar o interior dos imóveis, que podem ser residenciais ou comerciais, por exemplo. 

O objetivo é garantir a funcionalidade e conforto de quem irá usá-los. Além do mais, o arquiteto deve garantir que a estética da decoração esteja coerente com os pedidos e os materiais utilizados sejam duráveis. 

Qual a função de um arquiteto e urbanista especialista em arquitetura industrial 

A arquitetura industrial é uma área não tão conhecida pelo público, mas que necessita de arquitetos capacitados para atuar nela. Nesse setor, os profissionais desenvolvem projetos voltados para o setor produtivo, como indústrias.

Isso inclui a escolha de materiais que sejam duráveis e atendem às necessidades do pedido, que proporcionem uma otimização dos processos de produção e ainda que garantam a segurança dos futuros usuários e se adequem com a paisagem ao redor. 

Qual a função de um arquiteto e urbanista especialista em paisagismo 

Um arquiteto e urbanista especialista em paisagismo projeta espaços ao ar livre. Para isso, ele precisa usar de técnicas de planejamento e gestão. Tudo com o objetivo de fazer com que esses espaços se adequem às normas de segurança e estética, tenham boa usabilidade e fiquem em harmonia com o ambiente ao redor. 

Tour pela prova do Enem

Qual a função de um arquiteto e urbanista especialista em restauração de obras e edifícios

Outra especialidade da arquitetura e urbanismo é a restauração. Isso é, elaborar projetos nos quais os elementos originais, que foram desgastados com o uso ou tempo, mantenham a sua forma. 

Por isso, é um trabalho delicado e que envolve bastante estudo de histórico, especialmente das técnicas artísticas que foram utilizadas na época da construção. 

Qual a função de um arquiteto e urbanista especialista em arquitetura sustentável 

Atualmente, a ideia de sustentabilidade está mais forte do que nunca. Por isso, o trabalho dos arquitetos e urbanistas especialistas em arquitetura sustentável vem se tornando cada vez mais essencial.

Esse profissional fica responsável por criar projetos que ajudem a preservar o meio ambiente. Isso, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais dos seres humanos e atuem de maneira sustentável, diminuindo o uso de recursos não-renováveis, além de serem mais econômicos. 

A Pitágoras ajuda a viabilizar o seu sonho de cursar uma faculdade de Arquitetura e Urbanismo 

E aí, depois de ver o que faz um arquiteto e urbanista você ficou ainda mais interessado em cursar essa faculdade. Então aproveite os benefícios que a Pitágoras oferece para facilitar a realização do seu sonho. 

A faculdade, que hoje é uma das referências no Brasil em ensino superior de qualidade, está presente em vários estados brasileiros. Todas as unidades possuem uma infraestrutura completa para atender as necessidades dos estudantes e prepará-los para o futuro. 

Quer mais? O corpo docente é composto por profissionais com reconhecimento e experiência no mercado e são preparados para ajudar em todas as etapas de aprendizado. 

Além disso, a Pitágoras conta com apoio para os alunos, tanto para conseguirem uma vaga no mercado de trabalho, por meio de um portal que oferta vagas em todo o país, quanto por meio de bolsas de estudos e outros descontos para que você passe pela sua graduação sem dívidas. 

Então não perca tempo e faça hoje mesmo a sua inscrição no vestibular e fique um passo mais próximo de realizar o seu sonho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados