O que é e como um artigo de opinião é utilizado na faculdade?

artigo de opinião

Desconto nota do Enem

Você sabe o que é um artigo de opinião e como o formato é atualmente utilizado nas instituições de ensino superior? Esse tipo de texto oferece a oportunidade para os estudantes exporem as suas ideias pessoais por meio do exercício da escrita.

Sendo assim, o gênero textual pode ser composto por textos orais ou escritos, apresentando referências às diferentes formas de expressão. O autor, nesse sentido, deve ter a intenção de convencer os interlocutores e, para que isso aconteça naturalmente, é preciso elaborar bons argumentos.

Ficou interessado sobre o assunto? Então, continue a leitura e saiba qual a importância do artigo de opinião na faculdade. Confira a seguir!

Qual é o objetivo de um artigo de opinião?

Um artigo de opinião consiste em um texto do gênero argumentativo que tem o objetivo de expor uma ideia sobre determinado assunto e, com isso, convencer o leitor. Textos desse tipo podem ser escritos em primeira ou terceira pessoa e, geralmente, o estilo é exigido em diversos concursos e vestibulares.

Assim, os candidatos devem defender seus pontos de vista a respeito de um tema proposto e concluir adequadamente o texto com as suas opiniões. No Enem, por exemplo, os estudantes, para além de defender uma tese, devem também apresentar uma solução de intervenção sobre o problema proposto na parte escrita do exame.

Atualmente, o formato é bastante difundido nos meios de comunicação, especialmente os escritos, como revistas e jornais. Portanto, o primeiro passo para elaborar um artigo de opinião é definir uma ideia sobre determinado assunto e, a partir daí, elaborar argumentos que sejam factuais e convincentes para os leitores, de preferência se posicionando de forma clara e pessoal em relação à questão.

Quais são as características de um artigo de opinião?

Para entender como fazer um artigo de opinião da melhor forma, é preciso conhecer mais sobre a estrutura e as principais características desse tipo de material textual. De forma geral, o artigo deve ser dividido em três partes fundamentais:

  • introdução: contém a apresentação e o posicionamento do indivíduo sobre o assunto;
  • desenvolvimento: é o corpo principal do texto, onde o estudante deve defender as suas ideias com argumentos consistentes e convincentes;
  • conclusão: a parte final do texto deve sintetizar os argumentos e retornar às opiniões apresentadas na introdução.

Independentemente das ideias defendidas, é imprescindível que o texto apresente argumentos verdadeiros com embasamento teórico. Ou seja, é preciso pesquisar tudo o que puder sobre o tema abordado para formular adequadamente o raciocínio. Nesse sentido, pode-se utilizar, por exemplo, dados estatísticos, pesquisas, leis, entre outras fontes.

Do mesmo modo, também é preciso considerar qual é o público a que o artigo de opinião se destina, optando por uma linguagem alinhada à norma culta da Língua Portuguesa. Geralmente, o ideal é evitar ao máximo utilizar gírias e abreviações nos textos, pois isso pode acabar tirando a autoridade do autor.

Ainda, é fundamental revisar erros gramaticais e conferir, ao final, se a sua opinião foi expressa de forma clara e concisa. Em alguns vestibulares, por exemplo, os corretores avaliam mais a estrutura do texto e o encadeamento das ideias do que a opinião sobre o tema em si.

Tour pela prova do Enem

Como um artigo de opinião é cobrado em um vestibular?

Diversas faculdades costumam solicitar aos candidatos que produzam artigos de opinião no vestibular. O argumento deve conter, basicamente, duas partes: a fundamentação e a análise do fundamento. A primeira deve conter informações, fatos e referências para embasar a ideia, e a segunda deve levantar hipóteses sobre a tese defendida.

Igualmente, o gênero textual também pode ser cobrado ao longo do período da graduação, como nos cursos de Jornalismo e Direito. No Direito do futuro, por exemplo, são exigidas uma série de habilidades tradicionais dos profissionais — que devem, necessariamente, dominar a oratória e a escrita para se destacar no mercado de trabalho.

Por isso mesmo, é essencial se manter atualizado das práticas acadêmicas mais recentes, inserindo leituras, cursos de extensão e cursos livres à sua maratona de estudos sempre que possível.

Em quais faculdades ele costuma ser mais usado?

Você sabia que entender como utilizar os diversos formatos textuais de maneira adequada pode facilitar bastante o seu ingresso em uma faculdade e melhorar o seu desempenho acadêmico? O primeiro passo para começar o artigo de opinião é, antes de tudo, elaborar um planejamento e um projeto para o seu texto.

Com isso, a probabilidade de que a composição final seja clara, coerente e bem fundamentada teoricamente é muito maior. Para isso, você deve exercitar a reflexão, a leitura e organizar as suas ideias da melhor forma para definir o tema, a tese e os fundamentos da sua argumentação.

Como a maioria dos vestibulares atualmente cobram esse tipo de redação, é imprescindível estudar a fundo o assunto que você pretende abordar, verificando os autores que trabalham com o tema e selecionar as informações que estejam mais próximas do seu ponto de vista.

Aqui na Pitágoras, temos a responsabilidade social de formar pessoas por meio de uma educação responsável e de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento de seus projetos de vida. Assim, o nosso maior objetivo é justamente fazer com que a comunidade acadêmica busque constantemente conhecimentos que proporcionem crescimento humano, social e intelectual.

Portanto, realizando a sua inscrição no vestibular da Pitágoras, você garante o seu lugar em uma faculdade que trabalha diversos campos do mercado. Aqui, você encontra inúmeras facilidades para ingressar no ensino superior, tendo acesso a um conhecimento prático e não apenas didático do curso.

Entender o que é um artigo de opinião é essencial para quem deseja se destacar nas provas de vestibular, não é mesmo? Portanto, lembre-se de estudar bastante para dominar as técnicas e conhecer mais sobre a estrutura desse gênero textual. Com isso, você se destacará diante dos outros estudantes e terá chances ainda maiores de conquistar um bom desempenho estudantil.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita e deixe o seu comentário no post para contribuir com o debate sobre o assunto!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados