O que é seminário e como funciona na faculdade?

Desconto nota do Enem

Ao longo da faculdade, você vai precisar desenvolver diversos trabalhos que pedem uma boa dose de conhecimento em técnicas de organização. Afinal, não importa a modalidade de ensino, a investigação científica não pode ficar de fora. Um dos métodos de estudo mais comum pra desenvolver trabalhos é o seminário.

Inclusive, vários cursos contam com a matéria de Metodologia Científica pra que o aluno tenha contato com essa técnica muito incentivada pelos professores.

Mas, afinal, o que é seminário? Qual é a sua finalidade? Pra responder a essas perguntas e te ajudar a desenvolver uma boa apresentação na faculdade, a gente separou algumas dicas sobre o tema. Fique ligado!

O que é um seminário?

Como você já deve ter visto, o seminário é um método de estudo. Seu principal objetivo é te ajudar a elaborar uma reflexão profunda sobre determinado assunto. Sendo assim, os principais materiais utilizados são os textos. Em geral, você recebe um conteúdo escrito, que pode ser um artigo ou um livro.

Ao ter contato com a leitura, o grupo discute o tema tratado, interpretando a mensagem do material e elaborando críticas que contribuem pra formação acadêmica. A partir desse debate, também é preciso se preparar pra falar com domínio sobre o assunto e solucionar as possíveis dúvidas que surgirem na apresentação.

Como esse método funciona na faculdade?

Entenda melhor como desenvolver argumentos e referências pra esse trabalho acadêmico com os colegas!

Desenvolvimento

O seminário na faculdade começa com a leitura e a discussão de um texto em grupo. Aí, você precisa desenvolver um roteiro como guia da apresentação. Em geral, tem que fazer um material impresso com informações sobre a bibliografia, a ideia principal e a síntese da pesquisa realizada pra entregar ao professor coordenador.

Depois, deve apresentar o trabalho realizado pra turma ou público em questão, dividindo comentários e conclusões sobre a pesquisa entre os integrantes. A ideia é que todo mundo contribua pra reflexão.

Duração

O tempo dedicado na realização de um seminário pode variar bastante de acordo com o número de palestrantes, o tema a ser tratado ou até a decisão do organizador.

Em geral, o professor responsável segmenta os dias pra realizar as três etapas do trabalho: leitura, discussão em grupo e apresentação.

Muitos decidem desenvolver cada uma das fases em uma aula. Outro formato comum é organizar seminários semanais ou quinzenais, que concentram um grande número de palestrantes para as apresentações.

Critérios de avaliação

Sem dúvida, a linguagem que predomina nesse método de estudo é a verbal, com bons diálogos. Afinal, mesmo que você tenha contato com recursos textuais e audiovisuais, o grande propósito do seminário é debater e aprofundar o conhecimento num tema da sua área de estudo.

Assim, se rolar uma nota pro trabalho, os critérios de avaliação podem ser, por exemplo:

Tour pela prova do Enem
  • a estrutura pra apresentação pessoal;
  • o domínio do assunto tratado;
  • o uso adequado do tempo disponível.

Outros itens que podem ser considerados pelo professor são: clareza, objetividade e correto tratamento dado ao texto base da pesquisa.

O que você precisa saber sobre os seminários?

Se você quer entrar na faculdade, é muito provável que em algum momento da vida universitária tenha que saber o que é seminário e como desenvolver um. Mas isso não precisa ser motivo de preocupação, combinado?

O trabalho é uma grande oportunidade de conhecer técnicas que permitem aprofundar os conhecimentos na área. Além disso, participar desse tipo de evento pode tornar o seu currículo ainda mais atrativo. Já pensou?

O contato mais próximo com colegas e professores está entre as vantagens do seminário — o que permite criar uma rede de contatos profissionais na sua área. A atividade em grupo ainda desperta o pensamento crítico e o raciocínio lógico, que são de extrema importância pra impulsionar a carreira, especialmente se você deseja seguir nas ciências.

Quer um bom exemplo? Um profissional do curso de Medicina (que tem média salarial de R$ 7.346,24*), pode usar esse método com frequência pra estudar textos que são referências científicas. Assim, ele consegue atuar com maior propriedade e realizar descobertas a partir de novas teses.

Como se dar bem nas apresentações?

Você pode usar várias estratégias pra se sair bem nas apresentações. Se liga!

Estude bastante

Sem dúvidas, o desenvolvimento do trabalho só vai trazer bons frutos se você estiver disposto pra buscar o máximo de referências possíveis no tema sugerido.

Se o seminário for marcado pra vários dias, a dica é criar uma rotina de estudos e organizar o tempo pra dar conta de todas as etapas.

Prepare a apresentação

Antes de apresentar o estudo realizado pra turma, lembre também de preparar a apresentação. Pra simplificar a tarefa, vale a pena tirar um tempo antes pra organizar o raciocínio lógico que será desenvolvido pelo grupo. O ideal é dividir a fala entre os integrantes e usar recursos audiovisuais com tópicos pra não se perder e garantir aquele poder de persuasão.

Tenha controle emocional

O controle emocional e a segurança pra falar sobre o artigo de opinião também entram na lista pra um bom trabalho. Afinal, o nervosismo atrapalha o seu desempenho oral na frente da turma. Pra tirar parte da ansiedade, é importante ter domínio do assunto e treinar a apresentação, repassando cada tópico que vai ser levantado no dia.

Por último, pra se dar bem nas apresentações, é fundamental contar com o apoio de uma boa instituição de ensino. Aqui na Pitágoras, a gente proporciona um sistema de aprendizado interativo e dinâmico, com avaliações continuadas que também incluem os seminários.

Assim, se você escolher um curso de Direito, de Administração ou de qualquer outra área do conhecimento, vai ter contato com esse método de estudo — seja na sua primeira ou segunda graduação.

Vale lembrar a importância dessa preparação por parte da faculdade, tendo em mente os benefícios do conceito sobre o que é seminário. Afinal, se você desenvolve a capacidade de refletir temas complexos e apresentar suas observações oralmente, você pode se sair melhor em entrevistas de emprego — ainda mais com o benefício exclusivo do Canal Conecta aos estudantes.

Gostou das nossas dicas? Que tal dar um passo em direção à sua carreira profissional? Faça agora mesmo a sua inscrição no vestibular 2020!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 88

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados