O que é Gastronomia e como atuar na área? 👨‍🍳

estudante de gastronomia

Desconto nota do Enem

Você tem vontade de fazer o curso de Gastronomia, mas ainda está na dúvida sobre como funciona a graduação? Pra muito além do ato de cozinhar, o profissional formado na faculdade pode atuar numa série de setores e ocupar funções diferenciadas no mercado de trabalho.

Na faculdade, você aprende a manusear e preparar alimentos, além de conhecer mais sobre gestão, segurança alimentar e processos industriais, por exemplo. A formação acadêmica ainda te permite realizar diversas atividades e te capacita pra prestar serviços no setor alimentício da melhor forma, pra que atue com eficiência.

Tem interesse no assunto? Então, se liga neste post! A gente fala sobre o que é Gastronomia e quais são os desafios de trabalhar nessa área.

O que é Gastronomia?

De modo geral, a área de Gastronomia reúne todas as técnicas, práticas e conhecimentos que ajudam a construir uma alimentação de qualidade pra população. Ou seja, você atua diretamente com a segurança alimentar, garantindo que as normas de higiene, preparo e manipulação sejam cumpridas do jeito certo.

A Gastronomia é um termo bem usado na culinária pra definir todas as atividades que envolvem os alimentos. Quem se forma na graduação pode desempenhar uma série de funções no mercado de trabalho, sem se limitar apenas à cozinha, por exemplo.

Como a carreira está em ascensão, o caminho ideal pra quem deseja se qualificar e atuar no ramo alimentício é fazer uma faculdade de Gastronomia. Com um diploma de ensino superior, você tem mais chances de conseguir um bom emprego, renda salarial atrativa e melhores oportunidades de crescimento profissional.

Como é o curso de Gastronomia?

A graduação em Gastronomia é uma opção entre os cursos Tecnólogos aqui da Pitágoras que pode te ajudar a apurar suas habilidades culinárias. É essencial pra que se torne um profissional atuante numa das áreas mais promissoras e concorridas do mercado de trabalho. O legal desse formato é a duração reduzida: a intenção é que você se forme e ocupe uma vaga de emprego logo.

Assim, a graduação te ensina como trabalhar com Gastronomia em cozinhas de diferentes portes, executando as mais diversas atividades e tarefas. Você consegue vivenciar experiências próximas da realidade e do cotidiano de trabalho, tendo uma melhor preparação pra encarar os desafios do setor de alimentos.

Se você está na dúvida entre a faculdade de Nutrição ou Gastronomia, por serem áreas parecidas, saiba que a maior diferença está na grade curricular dos cursos. Na segunda, você tem disciplinas que tratam sobre:

  • segurança alimentar;
  • processos industriais;
  • valor nutricional;
  • características dos alimentos;
  • legislação da indústria alimentícia;
  • prática comportamental das populações;
  • comidas e alimentos regionais.

No Tecnólogo, a duração do curso é de 2 anos e grande parte da carga horária é formada por atividades práticas. Com isso, você aprende sobre temas ligados à atuação profissional e, também, à parte logística da fabricação e preparo das refeições.

Tour pela prova do Enem

Quais são as áreas de atuação pra esse profissional?

Quem conclui a graduação em Gastronomia pode aproveitar um mercado de trabalho amplo e diversificado pra prestar seus serviços. Você tem chance de conquistar oportunidades em:

  • restaurantes, bares, padarias, cafés e redes de fast food;
  • hotéis, pousadas e resorts;
  • cruzeiros marítimos;
  • empresas de catering;
  • produtoras de eventos;
  • indústrias que oferecem serviços e benefícios de alimentação aos colaboradores;
  • editoras que produzem livros, revistas e publicações sobre Gastronomia;
  • empresas de planejamento e estruturação de cozinhas;
  • consultorias gastronômicas;
  • serviços de personal chef.

Ao iniciar a carreira e pegar seu lugar no mercado, a média salarial do gastrólogo é de R$ 2.654,19*. Mas com o tempo de experiência e os diferenciais profissionais, dá pra conseguir rendimentos ainda maiores, ocupando cargos bem valorizados e remunerações pra lá de atrativas.

Qual é o perfil do profissional?

Pra se dar bem na graduação de Gastronomia, você deve gostar de cozinhar, né? Mas além disso, é preciso desenvolver outras habilidades pra atingir um diferencial e se destacar entre os concorrentes de profissão.

Ser organizado, disciplinado e conseguir gerenciar bem o tempo, são aspectos tão fundamentais quanto a capacidade de criar, planejar e manipular os alimentos. Outro ponto esperado do perfil do profissional é ter facilidade pra liderar e trabalhar em equipe, sabendo como lidar com o público e os colegas de serviço, de forma ética e empática.

Isso demanda, é claro, uma boa comunicação interpessoal. Então, se você sabe como transmitir as informações de forma ágil e compreensível, e não tem problema em ouvir críticas e sugestões de outras pessoas sobre o seu trabalho, talvez essa seja a carreira ideal para o seu futuro!

Como atuar na área?

Pra atuar e se candidatar a uma vaga de emprego na área, o caminho mais indicado e seguro é fazer um curso superior de Gastronomia. Na graduação, você tem acesso a um processo de aprendizado de qualidade, saindo qualificado pra atender às atuais demandas dos empregadores.

Aqui na Pitágoras, a gente oferece apoio personalizado para os nossos alunos em todas as fases da formação acadêmica. Isso permite que a nossa comunidade tenha acesso às principais atualizações e inovações do mercado, sem falar do Canal Conecta. Essa plataforma exclusiva te ajuda a encontrar uma boa oportunidade de emprego ou estágio.

Optando por um dos cursos da Faculdade Pitágoras, você tem a garantia de investir num aprendizado de excelência. Isso é essencial pra que você possa entregar melhores serviços e atender às necessidades das empresas que atuam diretamente com o ramo de Gastronomia. Ainda consegue sua vaga na graduação com formas de ingresso facilitadas!

Conhecer mais sobre o que é Gastronomia e o que se aprende no curso é essencial pra que você possa tomar uma melhor decisão para o seu futuro. Então, se acredita que o setor tem a ver com a sua personalidade, o mais indicado é focar nos estudos e escolher o Tecnólogo. Assim, dá pra conseguir uma vaga logo e começar a sua carreira profissional da melhor forma!

Agora que você já sabe da importância que um diploma tem para o seu desenvolvimento, aproveite e se inscreva no vestibular da Pitágoras!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados