O que é o ENADE e por que é importante?

o que é enade

Escolher um curso reconhecido pelo MEC é um passo essencial para que você tenha um ensino de qualidade, mas não é o único! Também é importante ficar atento às avaliações da faculdade, entendendo o que é ENADE e como o exame afeta a sua formação.

Muitas vezes, a instituição de ensino pode estar autorizada a conceder o diploma, ainda que suas avaliações não sejam as melhores. A nota do ENADE é um selo de qualidade pra você fazer uma escolha segura entre as diversas faculdades particulares.

Então, vamos conhecer tudo sobre o ENADE? Continue a leitura pra conferir o nosso guia completo e tirar todas as suas dúvidas sobre a prova mais importante do ensino superior!

O que é o ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é a avaliação do ensino superior no Brasil. As provas são aplicadas pelo INEP, tendo o objetivo de verificar se os cursos têm condições mínimas para permanecerem abertos e classificar as faculdades em diferentes níveis de qualidade.

Você viu alguma semelhança com uma prova bem conhecida dos estudantes, né? Na origem, é como se o ENADE fosse o Enem do ensino superior. Mas com a passar dos anos, o Exame Nacional do Ensino Médio se tornou uma das formas de ingresso na graduação, até mesmo, com possibilidade de bolsa e crédito estudantil. Logo, ficou mais abrangente do que a outra avaliação.

A análise das graduações é mais focada em saber se o curso reconhecido pelo MEC tem o mínimo de qualidade pra funcionar. Além disso, a faculdade ganha uma nota de 1 a 5, que significam:

  • ruim (1 e 2);
  • bom (3);
  • excelente (4 e 5).

O conceito ENADE também influencia outros indicadores que medem a qualidade do ensino superior. Com a avaliação de insumos (corpo docente, infraestrutura e características da instituição), ele forma o conceito preliminar de curso (CPC).

Por fim, as médias dos três últimos CPCs e das avaliações de pós-graduação determinam a nota da instituição de ensino como um todo. É o chamado Índice Geral de Cursos (IGC).

Quando o exame é aplicado?

A prova do ENADE é aplicada em ciclos de 3 anos, sendo realizada pelos ingressantes e concluintes do curso. Assim, a faculdade tem um período pra implementar melhorias e tentar uma nota mais elevada depois dos exames.

Vale lembrar que cada disciplina tem seu próprio exame. O que é ENADE para o aluno de Direito é uma coisa, para o de Administração de empresas é outra, por exemplo. Por isso, todos os anos, é preciso ficar de olho pra saber quais serão os cursos avaliados.

Ah! As unidades da instituição de ensino não compartilham as notas no exame. Assim, pode ser que o resultado em uma localidade seja bom, mas não alcance níveis aceitáveis em outra. Daí a importância de pesquisar as melhores cidades pra fazer faculdade.

Quais são os assuntos cobrados?

O conteúdo é dividido em formação geral e específica. Na primeira, você é cobrado sobre a capacidade de raciocínio, argumentação e conhecimentos gerais. A última edição, por exemplo, os temas foram os seguintes:

I – Ética, democracia e cidadania;

II – Estado, sociedade e trabalho;

III – Educação e desenvolvimento humano e social;

IV – Cultura, arte e comunicação;

V – Ciência, tecnologia e inovação;

VI – Promoção da saúde e prevenção de doenças;

VII – Segurança alimentar e nutricional;

VIII – Meio ambiente, sustentabilidade e intervenção humana;

IX – Cidades, habitação e qualidade de vida;

X – Processos de globalização e política internacional;

XI – Sociodiversidade e multiculturalismo;

XII – Acessibilidade e inclusão social.

Já a prova específica aborda as disciplinas da graduação. Assim, as questões trazem casos e assuntos da área, podendo puxar mais pra Humanas, Exatas ou Biológicas, de acordo com a faculdade escolhida.

Em ambas as provas, existem questões discursivas (escrita) e objetivas (opção de resposta). Além disso, você deve emitir sua percepção sobre o exame e avaliar as condições oferecidas pela faculdade — corpo docente, biblioteca, infraestrutura etc.

Por que ele é importante?

O exame é importante pra todos os envolvidos. Embora não conceda bolsas de estudo, você pode usar a prova pra outras finalidades, como avaliar os próprios conhecimentos e prever quais serão as suas dificuldades quando estiver no mercado de trabalho.

Saber o que é ENADE também é relevante pra quem ainda não escolheu onde estudar. Uma dica é ir à página de cursos da Pitágoras e escolher a sua graduação favorita. Depois disso, pode confirmar as boas avaliações no site do Ministério da Educação pra ter certeza de que fez a escolha certa.

Já o MEC vê a oportunidade de medir a qualidade do ensino superior. Para o Ministério, o ENADE é uma ferramenta pra alcançar diversos objetivos:

  • garantir a qualidade das faculdades privadas; 
  • exigir melhorias e, se for caso, suspender a abertura de cursos; 
  • dar transparência sobre os melhores cursos; 
  • criar e ajustar políticas públicas para as graduações. 

A instituição de ensino também é beneficiada pelo exame. Ao receber o resultado, os gestores podem identificar os pontos de melhoria e realizar as mudanças necessárias. Por fim, é possível receber o reconhecimento pelo trabalho quando se obtém uma boa nota. 

Como o ENADE funciona na prática?

Com isso, já sabemos as características do ENADE, mas como o exame funciona na prática? A aplicação da prova é bem parecida ao vestibular e ao Enem, e você não vai ter dificuldades pra participar se for o caso. 

O exame é obrigatório pra ingressantes e concluintes. No primeiro grupo, está quem alcançou 75% do curso ou está nos últimos 2 semestres. No segundo, ficam todos aqueles que ainda não atingiram 25% da faculdade.

Quem realiza a inscrição é a instituição de ensino. Depois, o MEC entrega a lista de selecionados para fazer o exame, e você vai ser comunicado pela secretaria do curso. Se seu nome estiver na lista, não falte, porque a ausência impede a obtenção do diploma até que a situação seja regularizada. 

Pra estudar, você deve acessar a página do INEP no ano da avaliação e verificar o edital do seu curso. Nesse documento, estão as disciplinas e competências cobradas nas provas objetiva e discursiva. Também dá pra olhar as edições anteriores pra ter uma noção do que cai nas questões. 

O mais importante é fazer uma boa faculdade. Não estamos falando de um concurso público com o objetivo de eliminar e selecionar candidatos. A prova cobra os conteúdos da graduação e, quanto melhor for a sua experiência, maiores são as chances de tirar uma boa nota. 

Invista nos seus conhecimentos!

Saber o que é ENADE antes de fazer a faculdade já é um começo com o pé direito. Um bom conceito dá tranquilidade sobre a qualidade do ensino e ajuda a escolher a instituição certa pra iniciar os estudos. 

Quer fazer uma faculdade bem-avaliada e ter futuro promissor? Escolha um curso da Pitágoras e faça a inscrição no vestibular

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content