Em qual período estudar? Saiba o que é um curso integral!

cursinho integral

Desconto nota do Enem

Você também tem dúvidas sobre o que é curso integral? Trata-se da modalidade de ensino em que o aluno permanece à disposição da faculdade de manhã, à tarde e, algumas vezes, à noite, cursando uma quantidade maior de horas por semestre.

Geralmente cursos com uma carga horária mais densa, como Medicina, são aqueles com a opção integral. Assim, o estudante consegue cumprir uma carga horária maior, fazendo com que a rotina seja diferente em relação às outras opções de período, como apenas diurno ou noturno.

Como as dúvidas sobre esse assunto são recorrentes, preparamos este artigo para ajudar você a escolher o período ideal para fazer a sua graduação. Também para falar um pouco mais a respeito do período integral, suas características e as diferenças em relação às demais modalidades. Continue lendo!

O que é um curso de período integral?

Ao fazer sua inscrição para um vestibular, a instituição de ensino disponibiliza diferentes períodos para que você possa escolher aquele mais adequado às suas necessidades. Entre essas opções está o curso em período integral.

Nesse caso, teoricamente, os alunos estudam o dia inteiro, no período que seria equivalente ao curso matutino, ao curso vespertino ou ao curso noturno, em alguns casos. Ou seja, as aulas se iniciam pela manhã e se estendem até o fim do dia. Assim, são cumpridas mais horas em uma semana, reduzindo o tempo de duração da graduação.

Para muitos cursos, o período integral é realmente necessário. Isso porque, se os alunos estudassem somente um período, precisariam manter os estudos por mais anos, estendendo excessivamente a graduação e prejudicando sua entrada no mercado de trabalho.

As formações em Medicina, Medicina Veterinária, Ciência da Computação, Psicologia e Engenharias são alguns exemplos daquelas disponibilizadas em tempo integral. Assim, mesmo tendo uma ampla carga horária, os alunos conseguem se formar mais rápido do que se estudassem apenas em um turno, por exemplo.

Qual é a diferença entre os períodos de estudo?

Agora que você já sabe o que é um curso integral, ficou mais fácil perceber quais são suas diferenças em relação aos demais períodos, certo? Não é difícil entender porque o seu próprio nome indica a necessidade de estudar o período inteiro. De toda forma, explicamos um pouco mais.

No caso do curso diurno, os alunos estudam pela manhã e podem cumprir outras atividades à tarde e à noite. O curso vespertino é ministrado no período da tarde, enquanto o noturno, à noite. Todos eles com carga horária diária que varia de acordo com a faculdade e a graduação.

Apesar de parecer que o curso integral toma todo o tempo do estudante, isso não é verdade. Primeiro porque enquanto estiver na faculdade ele estará cumprindo a carga horária da graduação, ou seja, aprendendo. Depois, porque muitos desses cursos têm uma grade mais robusta apenas nos primeiros semestres.

Isso significa que, conforme o aluno avança em sua graduação, o número de disciplinas reduz. Assim, ele consegue ter tempos livres, o que facilita cumprir atividades extracurriculares ou se dedicar ao estágio.

Mais uma diferença do curso integral para os demais é o fato de que não se trata, necessariamente de, durante todos os anos de curso, estar presente na faculdade desde manhã até o final do dia. Na verdade, o estudante precisa estar disponível para frequentar as aulas conforme a instituição de ensino as organizar.

A distribuição das disciplinas pode variar ao longo do curso. Existe a possibilidade de estudar o dia inteiro, somente de manhã, à tarde ou até mesclando esses períodos. Por isso, é preciso, antes, conhecer a grade em cada semestre para se dedicar a outras atividades em contra turno à graduação.

Quais são as vantagens e desvantagens do curso integral?

Até aqui, explicamos para você o que é curso integral, como ele funciona e quais são as suas diferenças em relação àqueles que ocupam apenas meio período. Agora, queremos mostrar quais são as vantagens e desvantagens de estudar o dia inteiro. Confira a seguir!

Tour pela prova do Enem

Vantagens do curso integral

Conforme explicamos, ao se dedicar a uma graduação em período integral, você conseguirá estudar mais horas por dia, evitando que o seu curso se estenda por muito tempo. Veja outros aspectos positivos.

Imersão no conteúdo a ser estudado

Como você está estudando mais matérias por semestre, conseguirá ter uma imersão maior no conteúdo que está sendo estudado. Pode se dedicar mais à sua formação, com foco total em finalizar a graduação para iniciar a sua carreira profissional.

Proximidade entre professores e alunos

O tempo que você passará em contato com os professores é maior do que nos cursos que sejam somente diurno, vespertino ou noturno. Ou seja, você pode aproveitar melhor a experiência e conhecimento que têm a oferecer e, com isso, criar uma relação e vínculo mais próximos.

Esse ponto é interessante para estabelecer networking e conhecer a fundo os pontos fortes e fracos da profissão. Aqui na Pitágoras, você pode fazer isso, aproveitando que todos os professores são pós-graduados nas áreas em que atuam e têm pleno conhecimento de mercado.

Diferencial para o currículo

Os cursos integrais são vistos com bons olhos pelo mercado de trabalho, uma vez que o estudante se dedicou exclusivamente à sua formação. Ou seja, esse tipo de graduação agrega um valor extra ao currículo profissional, gerando boas oportunidades.

Formação mais completa

Além do estudo de diversos conteúdos simultâneos, o curso integral possibilita que os professores abordem assuntos de uma forma mais ampla e desenvolvam projetos com os estudantes. Assim, você tem uma formação mais completa e pode vivenciar diferentes aspectos da sua graduação, realizando pesquisas e montando grupos de estudos com os colegas, por exemplo.

Desvantagens do curso integral

Todos os períodos de estudo de uma faculdade podem apresentar desvantagens, e isso não é diferente com os cursos integrais. Veja!

Dedicação exclusiva

Apesar de isso ser um aspecto positivo, também pode ser classificado como uma desvantagem, uma vez que será difícil conseguir um emprego formal que possa ser conciliado com a faculdade. Entretanto, você pode buscar outras alternativas, como ser freelancer ou fazer home office.

Falta de tempo para o estágio

Você precisará se organizar melhor para conseguir fazer o estágio, já que os horários de um curso integral podem ser irregulares. Mas sempre é possível chegar a um acordo com a instituição de ensino para cumprir essa parte prática da graduação ou até mesmo com a empresa na qual pretende trabalhar.

Como escolher a opção ideal para mim?

Para que você possa escolher o melhor período de estudos, é preciso considerar a sua disponibilidade, rotina, se pretende ou não trabalhar enquanto estuda, entre outros aspectos que poderiam favorecer ou prejudicar a sua formação.

Não existe muito segredo, pois a decisão é tomada da mesma forma como quando escolhemos se vamos fazer uma faculdade no interior porque é mais conceituada, ou se ficaremos em nossa cidade, pois é mais prático.

Da mesma forma como você precisa refletir sobre suas necessidades e possibilidades na hora de definir qual graduação cursar e onde estudar, deve pensar sobre o que pretende fazer durante o curso, a fim de conciliar sua vida pessoal e profissional. Assim, o que podemos dizer é que não existe um período melhor do que o outro.

Trata-se de uma questão muito pessoal, que envolve diferentes fatores. Mas agora que você já sabe o que é um curso integral, suas vantagens e desvantagens, pode ponderar com mais consciência e tomar uma boa decisão. O importante é que você faça sua graduação para se profissionalizar.

Para cursar uma graduação, integral ou não, você precisa se organizar. Veja este outro artigo que explica o que é o método GTD e como ele tornará sua rotina mais produtiva!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 116

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados