O que é a área de Ciências Biológicas e qual é o papel do profissional?

estudante de ciências biológicas

Ciências Biológicas é um campo do conhecimento que estuda a vida — o ser humano, fauna, flora e outros seres vivos — e a forma como ela interage com o meio ambiente. É uma área voltada para a pesquisa sobre a origem, evolução, adaptação e o funcionamento dos organismos e para a conservação dos recursos naturais.

É também uma carreira que permite a atuação em ramos bem diversificados e com boas oportunidades no mercado de trabalho. Já pensou em fazer a faculdade Biologia, mas ainda busca mais informações? Então, confira o post que nós da Pitágoras preparamos para você. Boa leitura!

O que é estudado no curso de Ciências Biológicas?

O curso Ciências Biológicas tem duração de 4 anos e é oferecido nos formatos Bacharelado e Licenciatura. É uma formação voltada para quem quer estudar todos os aspectos relacionados aos seres vivos, processos biológicos, pesquisas genéticas, análise de microrganismos, bem como a conservação de recursos naturais.

Na Licenciatura, o profissional formado fica habilitado para dar aulas no ensino fundamental e médio, cursos pré-vestibulares e técnicos. Dessa forma, é a carreira ideal para quem sonha em ser professor de Biologia. Isso porque, além dos conhecimentos específicos da área, o aluno aprende sobre metodologia e práticas pedagógicas.

Já o Bacharelado é uma carreira mais abrangente: o profissional pode se dedicar a diferentes nichos, como pesquisas em laboratório, a atuação em áreas de preservação ambiental, zoológicos, indústrias e até em órgãos de saúde pública, com o estudo de microrganismos causadores de doenças, por exemplo.

Qual é o perfil do aluno?

Agora que você já sabe o que é Ciências Biológicas, vai querer entender qual é o perfil do aluno que escolhe essa carreira, acertamos? Em primeiro lugar, é preciso ter afinidade com a área de Biológicas, uma vez que o campo de estudo envolve os seres vivos e a natureza.

É uma graduação que mistura aulas teóricas e práticas. Assim, é preciso ler bastante e também gostar das atividades em laboratório. Você vai se dar bem na faculdade de Biologia se apreciar as pesquisas, tiver atenção aos detalhes e também for curioso. É importante ainda ser um bom observador e desenvolver uma visão crítica sobre os temas estudados.

Quem estiver no curso de Licenciatura ainda precisa gostar de trabalhar com pessoas e ser empático, visto que o ambiente profissional será a sala de aula, geralmente com crianças e jovens.

Como é o mercado de trabalho?

Se você busca informações sobre o que é Biologia, deve ter curiosidade para saber sobre as perspectivas profissionais da área, não é mesmo? O biólogo encontra boas oportunidades no portal de vagas exclusivo dos alunos da Pitágoras, o Canal Conecta. Principalmente porque há alguns segmentos que estão em alta como a sustentabilidade, o que abre espaço no setor público e privado.

Na educação, há uma demanda boa por professores de Biologia, tanto em escolas públicas como particulares, permitindo construir uma carreira de sucesso. Há ainda a área da saúde, com o crescimento de pesquisas com células-tronco.

Média salarial

Tem curiosidade de saber a média salarial do profissional tanto no Bacharelado quanto na Licenciatura? Nós trazemos para você:

Em quais áreas o biólogo pode atuar?

Segundo o Conselho Federal de Biologia (CFBio), existem mais de 80 áreas em que o profissional que faz faculdade de Ciências Biológicas pode trabalhar. Acompanhe a seguir algumas de destaque.

Biologia Marinha

A Biologia Marinha é uma área fascinante, em que o biólogo realiza a coleta e faz a identificação de animais para pesquisar sobre as relações entre eles e o ambiente onde vivem. Pode trabalhar ainda com projetos de conservação da vida no mar.

Biotecnologia

Nesse segmento, o biólogo trabalha com pesquisas voltadas para a manipulação e estudo de organismos em laboratório para diversos fins, como seu uso para a indústria farmacêutica ou de alimentos, por exemplo.

Genética

Nicho no qual o biólogo realiza pesquisas de mapeamento genético e de uso de células-tronco, trabalhando, assim, com diagnósticos de doenças genéticas ou ainda com análise de DNA para testes de paternidade.

Ensino

Trabalho que envolve não só a sala de aula, mas também projetos de educação em espaços como parques, zoológicos e museus. Pode ainda atuar em editoras para produção de livros didáticos de Biologia.

Taxonomia

Segmento que se volta para a identificação de novas formas de vida e sua classificação. No Brasil, há procura por profissionais dessa área por causa da nossa grande biodiversidade.

Zoologia

Nesse campo, o profissional estuda a genética, a evolução dos animais, sua diversidade animal e até a identificação de novas espécies.

Meio ambiente

Um campo que é tendência por conta da preocupação de governos e organizações com a questão da preservação ambiental. O profissional pode trabalhar em projetos de conservação de recursos naturais, descarte adequado de resíduos e avaliação de impacto de empresas no meio ambiente.

Qual é a importância de fazer uma boa faculdade?

Quer sua faculdade Ciências Biológicas? Então, escolha uma instituição de ensino superior de referência, que tenha uma boa avaliação no Ministério da Educação (MEC), professores qualificados e apresente uma grade curricular completa e atualizada. Ter formas de ingresso facilitadas também é um diferencial.

Verifique ainda a infraestrutura do curso, a plataforma para graduações 100% online ou semipresencial, o Portal do Aluno, bem como o suporte que é dado ao estudante.

Ao escolher a Pitágoras, você tem um curso de qualidade e sai bem-preparado para aproveitar todas as oportunidades que o mercado oferece. Com dedicação aos estudos e o apoio personalizado que oferecemos a todos nossos alunos, certamente conseguirá alcançar o sucesso profissional.

Gostou de entender o que é Ciências Biológicas e como essa carreira pode proporcional um futuro promissor? Não perca tempo e comece a se planejar: escolha uma boa faculdade e garanta o seu diferencial competitivo no mercado de trabalho!

Quer saber mais detalhes sobre essa graduação? Entre em contato com a equipe do Pitágoras e tire todas as suas dúvidas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content