O que se estuda em Filosofia na faculdade?

estudantes de filosofia na faculdade

Desconto nota do Enem

Já teve curiosidade de saber o que a Filosofia estuda? Os estudantes veem essa disciplina no ensino médio, já que é obrigatória. Mas conhecem pouco sobre a teoria e não sabem ao certo o que se estuda na faculdade no curso de Filosofia nem pra que ela serve.

Pra iniciar nossa conversa, vamos reformular esta frase muito comum: “pra que serve a Filosofia?”. Ela é a mãe de todas as ciências e seu objetivo não é servir pra alguma coisa — ela não é utilitária. Sua função é muito mais ampla e profunda do que isso.

E esse é o motivo pra você ler este texto: a gente vai contar o que estudar na faculdade de Filosofia, onde fazer o curso e como é a profissão. Vem com a gente descobrir mais sobre a “amiga da sabedoria”!

Como é a profissão do filósofo?

Grande parte dos formados em Filosofia escolhe a Licenciatura. Sabe por quê? Assim, eles são capacitados pra dar aulas a crianças e jovens, no ensino fundamental e médio. Como a disciplina é obrigatória mais para o fim dessa etapa dos estudantes, sempre há grande número de vagas disponíveis pra quem quer dar aulas nesse segmento.

O salário do professor vai depender do número de aulas semanais e se a instituição é pública ou privada. Em média, R$ 3.003,29* é o que ganha um professor de Filosofia do ensino médio no Brasil.

Se não quiser seguir carreira acadêmica ou ser pesquisador na área, o filósofo pode ficar despreocupado, porque tem outros campos de atuação. Não é pra menos que ele é um profissional requisitado pra lidar com situações de análise da realidade social, né?

Mario Sergio Cortella é um exemplo de filósofo brasileiro, além de ser escritor e palestrante. Suas análises ajudam as pessoas a pensarem sobre a vida pessoal e profissional. Ainda tem a Djamila Ribeiro, filósofa e feminista, muito atuante na discussão contra o racismo.

Veja onde mais você pode trabalhar ao se formar filósofo:

  • em ONGs e instituições diversas, dá pra criar e desenvolver projetos educativos;
  • em empresas, pode prestar consultoria, pra buscar equilíbrio nas relações interpessoais;
  • em escolas e editoras, trabalha na produção de material didático e de questões pra concursos públicos, entre outras provas.

O dia a dia da profissão

O filósofo ou o professor de Filosofia tem rotinas com várias horas dedicadas à leitura diária. O estudo nunca fica de fora da profissão, já que é preciso estar sempre atualizado. Não dá pra ficar apegado às ideias de Platão e Aristóteles, lá da Grécia Antiga, sem aplicar nos acontecimentos da atualidade, não é mesmo? E isso vale pra professor ou pra quem trabalha em empresas.

No caso do educador, ele precisa se preparar, ainda, pra:

  • ministrar aulas;
  • atender às dúvidas dos alunos;
  • criar projetos pedagógicos e itinerários formativos;
  • elaborar e corrigir provas.

E não basta terminar a graduação! O meio acadêmico pede a formação continuada. Por isso, você deve se preparar pra se especializar em um tema que seja de seu interesse e para o qual exista demanda na área da educação ou filosófica. Não adianta estudar um assunto que já tem pesquisa pra todo lado, né?

O que se estuda na faculdade?

Talvez você não saiba, mas um dos princípios mais importantes da sociedade tem a ver com a Filosofia: a ética no trabalho e na vida em geral é o que regula nossa convivência com os outros. E essa orientação é estudada em uma das disciplinas de Filosofia mais interessantes: a Ética.

Tour pela prova do Enem

Se liga nas outras matérias que fazem parte da grade curricular da graduação:

  • História da Filosofia: Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea;
  • Filosofia Política;
  • Filosofia da Arte;
  • Filosofia da Linguagem;
  • Filosofia da Ciência e Tecnologia;
  • Lógica;
  • Teoria do Conhecimento;
  • Estética;
  • Epistemologia;
  • Metafísica.

Dá pra perceber que a ideia é relacionar a Filosofia com as outras áreas de estudo do ser humano: ciência, arte, política, educação etc.

No, curso, o estudante também vê em detalhes os maiores nomes das escolas filosóficas, ou seja, as teorias e pensamentos dos filósofos mais famosos. São os chamados grandes pensadores, como Santo Agostinho, Platão, Descartes e Kant, que integram o currículo de todo estudante da área.

No caso da Licenciatura, além das matérias de Filosofia, ainda há as disciplinas didático-pedagógicas, específicas pra formar professores:

  • Filosofia da Educação;
  • Sociologia da Educação;
  • Psicologia da Educação;
  • Prática de Ensino;
  • Estágio em Ensino de Filosofia;
  • Didática de Licenciatura;
  • Prática de Pesquisa e Ensino em Filosofia.

Você ainda vê as disciplinas em tópicos especiais pra tratar de temas pontuais, como Memória, Mulheres e Relações Internacionais.

É importante ter uma ideia da grade de matérias de um curso antes de fazer a inscrição. Será que é isso que você quer estudar? Tem uma área da qual você gosta mais dentro daquele curso? Por isso, não deixe de buscar todas as informações!

Como escolher uma boa faculdade?

Entre os cursos da Faculdade Pitágoras, temos a Licenciatura em Filosofia, na modalidade de ensino a distância.

Sabe o que é o melhor de estudar online? Você não precisa ir todos os dias à faculdade, então não perde tempo com deslocamentos e com o trânsito. Isso te ajuda a organizar sua rotina de estudos pra aproveitar ao máximo os momentos de aprendizagem.

As disciplinas são dadas em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), com toda a segurança e tecnologia pra alcançar o melhor rendimento.

Aqui na Pitágoras, temos tudo o que você precisa pra estudar Filosofia no seu tempo e do seu jeito, com o apoio dos melhores professores e material didático especial. Ainda é possível contar com o apoio exclusivo do Canal Conecta, que te ajuda a encontrar estágio na área e o emprego certo pra você.

Está esperando o que pra ir atrás do seu sucesso profissional? Depois de saber o que a Filosofia estuda, corra no nosso site e faça sua inscrição para o vestibular! Dá até pra usar a sua nota no Enem, sabia?

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 45

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados