Nota do MEC: entenda como ela é calculada!

Nota do MEC

Desconto nota do Enem

Você sabe o que é a nota do MEC (Ministério da Educação) e por que é tão importante conhecê-la antes de decidir por uma faculdade? Em primeiro lugar, entenda que é um conjunto de conceitos, resultante de um grande processo de avaliação envolvendo as instituições e os cursos universitários.

O conceito obtido atesta pra sociedade a qualidade do ensino e influencia diretamente sua reputação. Os critérios pra nota do MEC são estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O Sinaes atua em três eixos principais de avaliação: das faculdades, dos cursos e do desempenho dos estudantes, considerando os aspectos relacionados a como as instituições oferecem seus projetos pedagógicos, infraestrutura, gestão educacional, pesquisa, extensão, responsabilidade social e por aí vai.

Pra isso, é realizado um trabalho longo e que envolve uma série de estudos. Como você está buscando uma graduação, vale a pena saber um pouco mais sobre esse processo e como é calculada a nota do MEC. Vamos lá?

Como funciona a nota do MEC?

A nota do MEC funciona como uma avaliação global da faculdade e seus cursos, e tem o objetivo de verificar o empenho das instituições em oferecer um serviço educacional de alto valor. 

Dessa maneira, é possível montar um panorama sobre a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior no país e saber se os alunos estão se formando na graduação devidamente preparados pra seu desenvolvimento profissional.

Então, a nota do MEC tem uma função de fiscalização do ensino, mas também é uma excelente fonte de informação para as faculdades melhorarem sua atuação –– e, claro, para os estudantes e a sociedade em geral.

Os conceitos atribuídos às faculdades são de 5 a 1, sendo que:

  • 5 a 4: excelente;
  • 3: atende aos requisitos mínimos exigidos;
  • 2 a 1: insuficiente.

Quando uma faculdade tira uma nota 5 no MEC, todos saem ganhando e significa que se trata de uma excelente instituição. Por outro lado, quando o conceito é 2 ou 1, ela fica com uma péssima reputação, e o curso reconhecido pelo MEC pode até perder a renovação ou, em último caso, o credenciamento.

Indicadores de avaliação

Pra chegar a esses conceitos, o Sinaes utiliza o seguintes indicadores:

  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): avalia ingressantes e concluintes;
  • Conceito Preliminar do Curso (CPC): oferece uma noção prévia da situação dos cursos de graduação no país;
  • Conceito de Curso (CC): nota final do MEC para um curso no país;
  • Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD): mensura o quanto o curso agregou de valor ao estudante durante a graduação, considerando o desempenho no Enade e no Enem.

Quer entender mais sobre o papel do Ministério da Educação no ensino superior? Veja como é a relação entre o MEC e o Prouni (Programa Universidade para Todos).

Qual é a prova aplicada para levantar a nota?

Como você viu em nossa lista de indicadores que geram a nota do MEC, o Enade aparece em primeiro lugar. Trata-se da prova que levanta toda a avaliação do Sinaes.

Esse é um exame obrigatório aos concluintes de um curso de graduação, e participar dele é indispensável pra conseguir o diploma da faculdade.

Tour pela prova do Enem

O Enade avalia o rendimento dos concluintes em relação ao conteúdo programático, competências e habilidades explorados em seu curso. Também se refere ao nível de atualização dos estudantes diante do contexto do mundo atual. Ao todo, são 40 questões –– 10 de formação geral e 30 de conhecimentos específicos da área.

Além da prova, o exame também inclui o “Questionário do Estudante”, no qual ele opina sobre vários aspectos pedagógicos e institucionais.

O exame é composto de ciclos avaliativos de 3 em 3 anos, e são selecionados, além de amostra de concluintes, alunos ingressantes. Porém, somente os que estão finalizando a graduação fazem a prova e o questionário.

Os ingressantes disponibilizam os dados do Enem pra serem comparados futuramente. A partir das pontuações no exame e das demais informações, são gerados o Conceito Enade e o IDD.

Como é divulgada a nota de cada curso?

A consulta de todas as notas do MEC é pública. Basta acessar o portal E-MEC e escolher a forma de busca clicando em uma das seguintes abas: Interativa, Consulta Textual, Consulta Avançada ou instituições extintas.

Em cada uma das abas, você pode fazer sua busca de diversas maneiras autoexplicativas –– por exemplo, utilizando o nome completo ou sigla da instituição. Além disso, dá pra fazer pesquisas individuais de uma informação específica, como:

  • Enade;
  • nome do curso;
  • código do curso;
  • gratuidade do curso;
  • CC;
  • CPC;
  • Enade;
  • CI (Conceito Institucional); 
  • IDD.

Por fim, você pode fazer uma pesquisa de um único dos itens acima e comparar faculdades e cursos de sua região ou ter um olhar abrangente ao observar as instituições de várias localidades ao mesmo tempo.

Como é calculado o Índice Geral de Cursos (IGC)?

O IGC é um indicador que avalia as instituições de ensino superior, realizado anualmente com base nos seguintes critérios:

  • média dos CPCs dos últimos 3 anos dos cursos avaliados em cada instituição, ponderando-se o número de matrículas;
  • média dos conceitos de avaliação dos programas de mestrado e doutorado atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na última avaliação trienial, considerando o número de matrículas;
  • número de estudantes distribuídos na graduação ou mestrado e doutorado (se as instituições não oferecerem pós-graduação stricto sensu, o item acima é eliminado).

A divulgação do CPC sempre se refere a um triênio e compreende todas as áreas previstas no Ciclo Avaliativo do Enade.

Por que a nota do MEC é importante?

Entender como é calculada a nota do MEC não é uma tarefa fácil, já que são feitos inúmeros raciocínios com base em fórmulas matemáticas e estatísticas complexas. O mais importante é que você compreenda a diferença entre cada um desses conceitos e que eles revelam se uma faculdade está tendo um desempenho, no mínimo, satisfatório.

buscar faculdades e cursos com conceitos 4 e 5 é bem importante, pois você tem a certeza de que está fazendo uma escolha da qual dificilmente vai se arrepender.

Vem pra Pitágoras!

Por esse motivo, recomendamos que você venha pra Pitágoras! Boa parte das nossas faculdades tem conceitos 4 e 5 no MEC. Esse resultado é fruto do esforço ara oferecermos um ensino moderno, com o auxílio dos melhores professores e excelente infraestrutura.

Dê o próximo passo na sua carreira: escolha seu curso na Pitágoras e inscreva-se já!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados