Qual é a nota de corte de Fisioterapia?

fisioterapeuta e paciente

Desconto nota do Enem

A faculdade de Fisioterapia tem tido uma grande procura pelos estudantes que se interessam pela área da saúde. São diversas opções de atuação, que envolvem esportes, cuidado com idosos, ambiente de trabalho, entre tantas outras. Na prática, isso torna o curso bastante disputado, disparando as notas de corte — principalmente nas instituições de ensino públicas.

Ser fisioterapeuta faz de você uma pessoa que age diretamente na qualidade de vida e no bem-estar alheio. Quer mais gratificação e realização pessoal do que isso? Mas, para ser um profissional bem-sucedido, o primeiro passo deve ser conquistar o ingresso em uma faculdade. Assim, a nota de corte de Fisioterapia é um dos fatores a serem analisados com atenção.

Você sonha em fazer Fisioterapia? Para ajudar nessa conquista, nós da Pitágoras vamos mostrar todas as informações sobre esse tema. Vamos lá?

Formas de ingressar no curso de Fisioterapia

O curso de Fisioterapia é um dos mais disputados, muito por causa das possibilidades de emprego. Como a população tem uma alta taxa de envelhecimento, trabalhar com idosos traz bastante segurança, assim como a busca por qualidade de vida. Ou seja, os empregos na área de saúde são sempre abundantes, tornando as graduações da área um atrativo para os profissionais.

Veja só este exemplo: para estudar na USP no curso de Fisioterapia, que é uma faculdade pública, eram pouco mais de 30 candidatos para cada vaga em 2020. Já imaginou ter que disputar seu lugar na graduação com tantas pessoas? Nas particulares, por outro lado, você tem um ensino de excelência e outros benefícios diferenciais — sendo o principal deles a menor quantidade de concorrentes.

Ao escolher estudar em uma faculdade particular, o seu caminho para se matricular mais rapidamente se abre. Você não vai perder anos fazendo cursinhos preparatórios ou estudando em casa por conta de uma concorrência altíssima.

Com isso, você logo pode participar do mercado de trabalho, fazendo estágio profissional e construindo um currículo recheado de experiências. Quer ver só as principais formas de ingresso na faculdade de Fisioterapia? Continue com a gente!

Sisu

Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada, como você já deve saber. Trata-se de uma maneira informatizada de o Ministério da Educação selecionar estudantes para ocupar vagas em instituições públicas de ensino superior.

Podem participar do Sisu os alunos que fizerem o Enem no ano em que se inscreverem para a vaga sem ter zerado a redação (veja só a importância de mandar bem no seu texto!). Para se cadastrar, é só entrar no site do programa e colocar seu número de inscrição do exame. O resto é como conhecemos: candidatos com melhor classificação são os escolhidos.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma ação do Ministério da Educação que garante bolsas de estudos, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior.

Para participar, além da inscrição do Prouni, existem alguns critérios:

Tour pela prova do Enem
  • ter feito todo ensino médio em escolas públicas ou ser bolsista de colégios particulares;
  • não ter zerado a redação;
  • comprovar renda para os diferentes tipos de bolsa;
  • ter algum tipo de deficiência.

Enem

Prestar Enem é superimportante. Além de ajudar no Sisu, muitas faculdades particulares consideram a nota da prova para a distribuição de vagas. Em alguns casos, a matrícula é feita combinando a pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio e seu boletim de desempenho na educação básica.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma linha de crédito do MEC para financiar os custos do ensino superior. Existe um período de carência de 18 meses para começar a pagar. Você gostaria de optar por esse financiamento? Então, vale ficar de olho no resultado do FIES.

Vestibular tradicional

Muitas faculdades ainda têm uma prova própria (inclusive na versão vestibular online), que costuma variar de acordo com a instituição.

O interessante dessa forma de ingresso é que ela pode dar direito a bolsas. Aqui na Pitágoras, elas chegam até a 100% do valor. Interessante, não é? Por isso, tenha cuidado para não perder as datas.

Nota de corte de Fisioterapia no Sisu

O Sisu é o sistema que costuma ter a nota de corte de Fisioterapia mais alta, sabia? Pois é, elas ficam entre 658 e 833. A média nacional está em 700, por isso, toda a sua dedicação é válida e pode garantir o seu sucesso.

Nota de corte Fisioterapia no Prouni

Para a faculdade de Fisioterapia, a nota mínima de 450 pontos já possibilita sua inscrição no Prouni. Mas é preciso ir além disso para garantir a vaga. O ideal é que atingir de 560 a 705 pontos.

Nota de corte Fisioterapia no FIES

Além de não ter zerado na redação do Enem, você vai precisar de uma média de 560 pontos para contar com o FIES. Porém, a nota de corte de Fisioterapia pode variar entre 460 e 710 pontos. Moral da história? Você deve se dedicar ao máximo, estudando em casa e por meio de aplicativos, para não ficar para trás por pouco.

Nota de corte em uma faculdade particular pelo vestibular ou Enem

Você pensa em usar a nota no Enem com objetivo de entrar em uma faculdade particular? A dica é pesquisar qual é a pontuação de corte na instituição. Assim, mesmo antes do exame, você já tem mais consciência do que é preciso. Para estudar aqui na Pitágoras, converse com a gente e entenda os detalhes da prova!

Conquistar sua vaga no vestibular de Fisioterapia ajuda a manter uma vida saudável em termos financeiros. Vale a pena saber qual é o salário de um fisioterapeuta, principalmente para não começar sua vida profissional com pouca informação. A média está em R$ 2.700, podendo variar com seu nível de experiência e especialização.

Por isso, depois garantir sua entrada no curso, nossa dica é aproveitar as aulas, prestar atenção, estudar em casa e seguir se especializando para ser um ótimo fisioterapeuta. Assim, você pode manter uma clientela e ainda ser recomendado a possíveis pacientes.

Gostou de saber mais sobre a nota de corte de Fisioterapia e como conquistar sua vaga tão sonhada? Então, aproveite para se inscrever no vestibular da Pitágoras!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados