Qual é a nota de corte em Engenharia Elétrica?

nota de corte engenharia elétrica

Gosta de lidar com números? Busca uma carreira que proporcione boas oportunidades, salários atrativos e muitas áreas de atuação? Então, talvez o curso de Engenharia Elétrica seja o ideal pra você! Já pensou em seguir nessa profissão?

Bom, se você está interessado, certamente tem muitas dúvidas sobre esse mundo. Em nossa conversa, tentaremos responder algumas delas, focando a nota de corte pra Engenharia Elétrica nas principais faculdades do Brasil. Afinal, conhecer esses conceitos é o primeiro passo pra conquista de sua vaga!

Por isso, vem com a gente descobrir como tudo isso funciona e comece a se preparar para o próximo capítulo de sua vida –– dessa vez em um cenário completamente novo: a faculdade. Vamos lá? Boa leitura!

Quais são as notas de corte para Engenharia Elétrica?

Se tem curiosidade de saber as notas de corte pra essa graduação nas diferentes formas de ingresso com a pontuação obtida no Enem, chegou o momento. Confira a seguir!

Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é responsável por distribuir, entre os candidatos, as vagas de ensino superior em instituições federais e estaduais. Aqui, as notas de corte pra Engenharia Elétrica costumam ser muito altas, chegando até 800 pontos em alguns lugares do Brasil.

Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é responsável pela concessão de bolsas (de 100% ou 50%) pra estudantes de baixa renda. Na Pitágoras, as notas de corte pra Engenharia Elétrica giram em torno dos 650 pontos.

FIES

Ainda temos o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), que financia cursos de graduação pra estudantes que não podem arcar com os custos das mensalidades. Pra Engenharia Elétrica, as notas de corte beiram os 550 pontos, podendo variar de ano a ano.

Substituição ao vestibular tradicional

Além dessas alternativas, é possível utilizar o Enem pra uma faculdade particular como meio de substituição ao vestibular da instituição. Mais adiante a gente vai ver um pouco mais sobre isso, não perca!

Como funcionam as notas de corte?

O primeiro passo pra saber tudo sobre Engenharia Elétrica é conhecer direitinho o funcionamento do processo seletivo pra aprovação. Então, vem entender o que é a nota de corte.

Nota de corte é o nome dado à pontuação que separa os candidatos aprovados no vestibular daqueles que não conseguiram as suas vagas. Não entendeu? Calma que a gente tem um bom exemplo.

Vamos supor que o curso de Engenharia Elétrica tenha 100 vagas disponíveis. Nesse caso, essa nota corresponde à pontuação obtida pelo candidato que ficou na 100ª colocação.

Os candidatos da 101ª posição em diante entrarão no que é conhecido como lista de espera. Conforme os primeiros colocados forem desistindo das matrículas, a lista vai “rodar” e outras chamadas serão feitas para o preenchimento das vagas totais. Simples, né?

Qual é a diferença entre nota de corte e nota mínima?

Já entendemos o que é a nota de corte, agora, vamos conhecer outro conceito muito importante: o de nota mínima.

A principal diferença entre esses dois conceitos é a mudança. A nota de corte se altera a cada ano, como vimos. Afinal, ela depende da pontuação dos candidatos naquele ano e é impossível prever qual será o valor tirado por eles.

A nota mínima, por sua vez, é fixa. Programas como o FIES e o Prouni, por exemplo, têm uma nota mínima de 450 pontos pra que o candidato possa se inscrever neles.

Mas fique de olho: isso não quer dizer que pessoas que atingirem essa pontuação conseguirão as suas vagas, ok? Elas ainda são reservadas àqueles que conseguirem as maiores notas, desde que consigam fazer pelo menos 450 pontos.

O que fazer caso eu não consiga atingir a nota de corte?

Diante dessas notas de corte, fica evidente que uma boa preparação para as provas do Enem é fundamental. Ainda que algumas alternativas sejam menos concorridas e o ingresso seja facilitado, é imprescindível mandar bem nos exames pra conquistar a vaga de seus sonhos.

Mas nem sempre isso é possível. Às vezes, mesmo com muito esforço, o estudante não atinge a nota de corte necessária pra ingressar em Engenharia Elétrica por meio de programas como o FIES e o Prouni. Nesse caso, o que fazer?

A melhor alternativa é, sem dúvidas, optar pelos vestibulares próprios das faculdades privadas. Eles são uma boa opção pra quem não foi tão bem no Enem e ainda assim gostaria de começar uma graduação o quanto antes.

Na Pitágoras, a gente conta com o vestibular online, que permite que você faça a prova no conforto de sua casa e em uma plataforma completamente segura e muito intuitiva! E o melhor: tendo acesso a muitos benefícios de bolsas e créditos da instituição pra cursar Engenharia Elétrica.

A preparação pra essas provas funciona do mesmo modo que para o Enem. Os pilares da maratona de estudos é:

  • investir em um bom cronograma de estudos.
  • buscar materiais de qualidade (o portal Trilha do Enem é um ótimo exemplo disso);
  • resolver muitas questões e fazer bastante simulados.

Com isso, você vai adquirir experiência e segurança para o momento de seus exames!

Como escolher uma boa instituição de ensino?

Agora que já vimos as formas de ingressar na faculdade sem dinheiro utilizando a nota do Enem, vale ressaltar um ponto muito importante: como escolher uma instituição que realmente atenda às suas necessidades e te prepare para o mercado de trabalho.

💻 Engenharia Elétrica EAD ou presencial? Faça o nosso teste e descubra qual a melhor modalidade para você!

O primeiro passo é buscar diferenciais. Em meio a tantos engenheiros eletricistas qualificados, vai se destacar aquele que investiu em uma educação inovadora, com uso da tecnologia e com metodologias diferenciadas. Esse é o caso da Pitágoras, que conta com programas como a Aula Destaque e faz uso constante de ferramentas tecnológicas no ensino.

Depois, é preciso olhar fatores como:

  • a infraestrutura do curso;
  • o corpo docente;
  • a grade curricular;
  • a preocupação da faculdade com os estágios;
  • a tradição da instituição no mercado.

Com esse checklist, não tem erro! Você certamente vai ingressar em uma faculdade preocupada com os seus estudantes e com o futuro profissional de cada um deles. E tenha a certeza de que a Pitágoras é uma delas!

Chegou a sua vez!

Gostou de conhecer a nota de corte para Engenharia Elétrica e dicas pra mandar bem nas suas provas? Então, chega de adiar o seu futuro! O momento é agora mesmo — comece a se aquecer para os processos seletivos e inicie a sua carreira com o pé direito!

Pra isso, o primeiro passo é se inscrever no vestibular de Engenharia Elétrica da Pitágoras. Vem estudar com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.