Vale a pena mudar de cidade pelo Prouni?

Priorizar a bolsa de estudos e mudar de cidade pelo Prouni, é uma dúvida para muita gente! Além de implicar em transformações. Saiba mais!

Desconto nota do Enem

Sabemos que conquistar uma bolsa de estudos é um passo importante para fazer faculdade, pois minimiza a maior parte dos gastos com a graduação. No entanto, o que fazer quando as oportunidades não estão próximas de casa? Será que realmente vale a pena mudar de cidade pelo Prouni?

Obviamente, não se trata de uma situação de tudo ou nada. Qualquer escolha representará custos e benefícios, mas a questão é o que otimiza mais os fatores envolvidos — como tempo, dinheiro, estudo, trabalho e vida pessoal.

Neste conteúdo, explicaremos por que o ideal é priorizar a bolsa de estudos e mudar de cidade pelo Prouni, ainda que isso implique em transformações. Não deixe de conferir!

Como funciona o Prouni?

O Programa Universidade para Todos é uma política de concessão de bolsas de estudos em faculdades particulares. Nele, o beneficiário pode estudar com abatimento total ou parcial do valor das mensalidades, sem a necessidade de devolver os valores investidos em sua formação.

Para se inscrever, é exigido desempenho de 450 pontos na prova do Enem e acima de zero na redação. O resultado deve ser alcançado na avaliação mais recente, com exceção da inscrição das vagas não preenchidas no processo regular (vagas remanescentes), que admitem qualquer exame de 2010 em diante.

Também é necessário preencher os requisitos econômicos: renda por pessoa do grupo familiar de até 1,5 salário-mínimo, para bolsas de 100%, e de até 3 salários-mínimos, para as de 50%. Além disso, a inscrição exige que o ingressante tenha cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista em escola privada.

Se quiser conhecer mais sobre o programa e ver os períodos de aberturas de vagas, basta acessar o site do Prouni. O sistema centraliza o processo até o momento da escolha dos estudantes contemplados com o benefício.

Vale a pena mudar de cidade por uma vaga no programa?

O Prouni é uma oportunidade única, em que você terá acesso ao ensino com a mesma qualidade de quem paga a mensalidade, sem arcar com os custos. Há, nesse sentido, diversos motivos para mudar de cidade. Entenda o que considerar!

Possibilidade de estudar de graça

Para quem tem dificuldades de pagar a faculdade, os benefícios do Prouni fazem toda a diferença. Afinal, não será preciso restituir os valores depois do curso. Além disso, em muitos casos, o benefício é integral. Logo, as chances de conquistar o diploma aumentam consideravelmente.

Gastos na cidade de destino

É importante comparar as despesas da sua cidade atual com as da possível moradia ao longo da graduação. É que, como muitos custos se repetem, como luz, água, internet e alimentação, deve-se considerar a diferença entre as duas, levando-se em conta a possibilidade de estudar com desconto.

Possibilidade de maior empregabilidade

Avalie, ainda, quais quão bem você pode se dar no novo município. A tendência é que os empregos da região sejam compatíveis com o custo de vida local. Assim, gastos maiores podem ser compensados com ganhos maiores.

Tour pela prova do Enem

Outro ponto é que, ao longo da graduação, você pode atualizar o currículo para curso superior incompleto, bem como buscar opções de emprego e estágio na área do seu curso. Então, a tendência é aumentar a renda com o passar do tempo. Muito bom, concorda?

No caso do aluno Pitágoras, essa integração com o mercado pode ocorrer por meio do canal Conecta. Esse é um portal de empregabilidade completo para ensinar sobre o mercado e ofertar vagas.

Significado da graduação para sua carreira

Quase sempre, o saldo será bastante positivo em favor da mudança com o Prouni! É que, se pudéssemos resumir, você terá as condições de vida de um morador local da cidade de destino com um plus: a chance de fazer a faculdade de graça.

Como passo final, procure refletir sobre o que a diploma representará para sua vida. É natural ver a mudança como um desafio e criar alguma resistência interna. Nesse caso, ter um propósito e um alvo são elementos que vão contribuir para você se sentir mais seguro sobre essa nova fase na sua vida.

Como avaliar e se programar financeiramente?

O ideal é montar uma planilha de gastos para se programar financeiramente e avaliar os valores envolvidos mais a fundo. Procure se basear em informações concretas como aluguéis, necessidade de transporte e preços da localidade. Na internet, existem sites, em que é possível encontrar essas informações, mas também é importante visitar a cidade para comparar preços.

Lembre-se de que sua rotina pode ser diferente em outra cidade, com ajustes para minimizar gastos, ao menos, nos primeiros anos de faculdade. Você pode encontrar uma residência próxima à instituição de ensino ou morar em uma república estudantil, por exemplo, para economizar com transporte e aluguel.

No blog da Pitágoras, reunimos um guia completo sobre como mudar de cidade para estudar. Nele, você encontrará as orientações gerais sobre os municípios em que temos unidades, bem como dicas para se planejar.

Já pensou em transferir sua bolsa?

Uma alternativa igualmente interessante é a transferência de Prouni. Basicamente, a operação consiste em mudar de instituição de ensino, tendo o direito de terminar a graduação com a bolsa. Para concluir essa migração, o manual do Prouni requer que:

  • as instituições de origem e de destino estejam de acordo com a transferência;
  • a instituição e o respectivo curso para o qual o estudante deseja se transferir estejam regularmente credenciados ao Programa;
  • exista vaga no curso para o qual o estudante deseja se transferir.

O ponto central da transferência é o convencimento da instituição de destino, porque a de origem não terá grandes motivos para criar embaraços. Além disso, como o prazo já utilizado da bolsa não é recuperado, é importante que a nova faculdade faça um bom aproveitamento das matérias já cursadas, a fim de que nenhuma disciplina fique descoberta.

Como a Pitágoras tem unidades nas melhores cidades para fazer faculdade, procure um dos polos para avaliar o seu caso. Se, inicialmente, você for para a unidade desejada, depois você pode pedir a transferência!

Sendo assim, considerando as vantagens de estudar de graça, o significado do curso para sua vida e a possibilidade de transferência da bolsa, é muito provável que no seu caso valha a pena mudar de cidade pelo Prouni. Então, avalie essa possibilidade com carinho e não perca a chance de melhorar de vida!

Se quiser tirar dúvidas sobre o ingresso na faculdade com bolsa, acesse nosso conteúdo específico sobre o tema e veja como ingressar na Pitágoras pelo Prouni!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados