Decidiu mudar de carreira? Veja os passos essenciais!

mudança de carreira

Desconto nota do Enem

Aos poucos, as pessoas estão deixando de ver a escolha profissional como algo único, que deve durar para sempre — e isso é algo muito bom! Afinal, deve sempre ser possível mudar de carreira para viver a liberdade de se dedicar a atividades pelas quais você se interessa.

É claro que nem sempre é simples realizar a mudança. De fato, passar por transformações na vida profissional pode ser um desafio, especialmente para pessoas que já conquistaram estabilidade e reconhecimento no mercado de trabalho. Mas nunca é tarde para ir em busca de novas conquistas, certo?

Você tem dúvidas sobre mudança de carreira e não sabe como começar um novo caminho profissional? Reunimos os passos que vão te ajudar a fazer isso. Confira!

Saiba quais são os seus reais interesses

Quem está se perguntando como mudar de carreira deve começar pensando sobre os motivos que despertarem tal interesse. O que te fez pensar em trocar de profissão? Foram insatisfações com o trabalho atual? Foi o surgimento de desejos e interesses diferentes?

Todos estamos expostos às mudanças de preferências ao longo da vida. Esse fenômeno é algo esperado, já que uma decisão feita nos primeiros anos da carreira nem sempre se mantém a mesma depois de vários anos. Você pode ser uma pessoa diferente agora — e está tudo bem com isso!

Aliás, o mercado de trabalho também se diferencia, o que acaba inspirando mudanças de carreira. Algumas profissões surgem ou aumentam de importância ao longo do tempo. Assim, pode acontecer de um profissional se identificar com oportunidades que não existiam no passado.

Considerando tudo isso, o primeiro passo para quem quer mudar de carreira é investir em autoconhecimento e perceber seus interesses atuais. Isso vai te ajudar a definir as opções para planejar o novo momento profissional.

Defina metas e objetivos profissionais

Depois de refletir sobre os seus reais interesses e conseguir delimitar melhor as carreiras que podem ser atrativas, é hora de definir suas metas e objetivos profissionais. A maneira mais eficiente de realizar uma transição é se organizando para ela.

Do contrário, podem aparecer mais obstáculos e dificuldades do que você imagina. Um dos principais aspectos que merecem atenção em relação às metas da mudança de carreira é o planejamento do que precisa ser feito para realizá-las.

Pergunte-se, por exemplo, se é necessário fazer uma nova graduação ou se uma especialização e cursos livres já são capazes de proporcionar o conhecimento necessário para a nova atuação. Além disso, veja se é possível conciliar suas duas carreiras por um tempo ou se o ideal é focar totalmente na mudança.

A partir dos questionamentos iniciais, torna-se viável definir objetivos específicos. Como começar a faculdade, fazer determinados cursos, procurar contatos na nova área, candidatar-se para processos seletivos etc.

Mapeie os riscos e saiba como contorná-los

Como dissemos, mudanças de carreira nem sempre são simples, mas o desafio não é motivo para desistir de seus objetivos. Tenha em mente que toda decisão envolve riscos — inclusive, a escolha de se manter em uma profissão que não desperta mais o seu interesse e motivação.

Tour pela prova do Enem

Nesse sentido, a dica é acolher os riscos e tentar mapeá-los. Conhecendo as dificuldades prováveis você consegue dizer com mais segurança: “quero mudar de carreira”. Procure fazer uma lista com possíveis vulnerabilidades da transição profissional. Por exemplo, a questão financeira, as exigências de tempo para formação, entre outros.

Dedique-se a pensar sobre cada elemento listado e encontre formas de contornar os riscos. Se o tempo é uma limitação na sua rotina, uma estratégia é fazer um curso a distância na faculdade Pitágoras. Assim, é possível aliar qualidade e flexibilidade na troca de carreira.

Qualifique-se na nova área

Esse passo não poderia faltar, não é mesmo? Decidir mudar de carreira significa, na prática, investir em qualificação em outra área. Ela pode ser próxima da que você já trabalha ou pode ser um campo totalmente diferente. Não há problema nisso, desde que se busque uma formação de qualidade.

Nós, da faculdade Pitágoras, acreditamos que fazer cursos de excelência é indispensável no mercado de trabalho. Por isso, nossos alunos contam com uma infraestrutura de excelência, corpo docente qualificado e também diversos benefícios que visam garantir o crescimento profissional — seja na sua primeira ou segunda graduação.

Não caia no erro de acreditar que o segundo curso pode ser feito em qualquer lugar. Se você quer ter sucesso na mudança de carreira, precisa investir nisso tal como fez até aqui. Inclusive, qualificar-se em uma instituição de qualidade permite que a transição seja mais rápida e eficiente.

Busque por parcerias

Não é preciso passar por todos os desafios da mudança profissional sozinho. Ao elencar suas estratégias para lidar com os riscos, lembre-se de pedir ajuda quando necessário. Certamente, faz muita diferença poder confiar em familiares e amigos durante essa fase da vida.

Além disso, lembre-se de valorizar o networking profissional. As parcerias que você já tem e as que ainda vai construir vão ser fundamentais na recolocação de carreira. Mesmo que a mudança seja em áreas bastante distintas, é possível aproveitar o networking atual para encontrar oportunidades.

Uma carta de recomendação escrita por seu último chefe, por exemplo, pode ser útil na hora de abrir portas na nova profissão — afinal, ele pode exaltar suas soft skills, por exemplo. Junto com os novos colegas e professores com quem você vai ter contato, sua rede de contatos só tende a crescer.

Seja criativo durante a busca por uma oportunidade

Lançar-se em uma troca de profissão é um ato de muita coragem. Por isso, ele tem tudo a ver com iniciativa e criatividade. Essas qualidades serão relevantes na hora de buscar oportunidades no mercado e conseguir crescer na carreira.

Esteja atento para aproveitar todos os recursos a seu favor. O estudante da Pitágoras pode utilizar o canal Conecta para ficar mais perto de grandes empresas que têm vagas de estágio e emprego. Desse modo, a reinserção em postos de trabalho pode se tornar bem mais simples.

Lembre-se também de investir no seu marketing pessoal. Saber apresentar as próprias competências e mostrar qualidades ao exercer sua função são aspectos centrais para obter sucesso em qualquer local. Seu crescimento profissional depende disso!

Esses foram os passos essenciais para quem deseja mudar de carreira. Siga todas as dicas que demos e, com certeza, você vai colher bons resultados dessa transição. Não esqueça que buscar capacitação em uma faculdade de qualidade é essencial!

Quer mais ajuda para se capacitar? Veja 7 passos para melhorar sua comunicação interpessoal!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados