Métodos de ensino: descubra qual é o melhor para você

estudantes m sala de aula

Você já tentou explicar um conceito a duas pessoas diferentes? Reflita um pouco. É bem provável que tenha precisado utilizar recursos distintos pra que cada uma delas compreendesse direito o que estava sendo dito, né?

É aí que entra aquela velha frase: “entendeu ou quer que eu desenhe?”. Pra algumas pessoas, a verbalização de um assunto é o suficiente pra que a compreensão ocorra. Pra outras, recursos visuais, por exemplo, podem ser necessários. Isso se deve aos diferentes tipos de inteligência, algo abordado pelas metodologias de ensino.

Hoje, a gente vai falar sobre os métodos de ensino mais populares e eficazes utilizados numa sala de aula, na escola ou faculdade. Assim, você fica por dentro dessas tendências e pode optar por instituições que invistam em diferentes metodologias na hora de ensinar.

Vem com a gente!

O que é uma metodologia de ensino?

Metodologia de ensino é o nome dado ao conjunto de ferramentas utilizadas, num ambiente educacional, pra que o aprendizado seja devidamente alcançado pelos alunos envolvidos no processo.

Certo, a dúvida permanece: o que são métodos de ensino? Em outras palavras, são os “mecanismos” utilizados pelos professores pra ajudar os alunos a captarem e entenderem o conteúdo apresentado. Além da verbalização, ou seja, a explicação pela fala, outros recursos são fundamentais pra que todos aprendam da mesma maneira.

Alguns deles são:

  • resumos;
  • desenhos;
  • vídeos;
  • músicas;
  • apresentações práticas do conteúdo.

Mas saiba que as metodologias utilizadas variam de curso pra curso. Cada graduação pode se beneficiar com um método diferente, que aborde melhor os conceitos da grade curricular.

Quais são os principais métodos de ensino?

Agora, se liga em alguns dos tipos de métodos de ensino mais famosos atualmente e, claro, os que mostram melhores resultados no dia a dia da educação no Brasil e no mundo. Confira!

Aulas online

A oferta de aulas online é uma das grandes mudanças do ensino superior. Essa evolução natural, que hoje em dia valoriza muito a educação a distância e outras metodologias do gênero, faz com que seja possível utilizar o conceito de EAD até mesmo em cursos presenciais. Por isso, é comum encontrar esse tipo de aula em praticamente qualquer graduação conceituada.

Elas são uma ótima maneira de estimular o desenvolvimento de habilidades importantes pra vida acadêmica e profissional do aluno. Dentre elas, a gente pode citar a autonomia, a organização, o autoconhecimento e muito mais, sendo esse um dos melhores métodos de ensino na faculdade.

Disciplinas teóricas

Em seguida, temos a oferta de disciplinas teóricas como uma das metodologias ainda mais relevantes da educação. A explicação de um professor conceituado não pode ser substituída por nada. Afinal, ele transmite na aula não só a teoria sobre um assunto, mas também toda a sua experiência profissional.

Sendo assim, aulas teóricas ainda fazem parte das grades curriculares de cursos de ensino superior em todo o mundo. O que está mudando é o modo como elas são conduzidas. Vamos falar mais sobre isso no próximo tópico!

Metodologias ativas

Uma das novas maneiras de abordar as disciplinas teóricas é misturando-as com a prática simultânea dos conceitos apresentados. Opa, espera aí! Como assim? É isso mesmo: os métodos pedagógicos mais modernos são conhecidos como metodologias ativas e são muito famosos no ensino fundamental e médio, como no caso do método SMART. Mas também estão sendo aplicados no superior.

O pilar desse tipo de metodologia é transformar o aluno no protagonista de seu próprio aprendizado. Sendo assim, o professor atua como um guia durante esse processo, que pode ser dado a partir de vários mecanismos. Um deles é a resolução de problemas, algo que pode ser observado no método PBL, aplicado em alguns cursos de Medicina (incluindo o nosso aqui da Pitágoras!).

Aulas práticas em laboratórios

Ainda tem a metodologia que utiliza as aulas práticas em laboratório como ferramenta de ensino. Aqui, o aluno coloca em prática os conceitos teóricos vistos em sala de aula e pode treinar tudo aquilo que, porventura, tenha ficado abstrato durante a explicação.

Um ponto de atenção: quando falamos sobre laboratórios, pensamos sempre em ciências, certo? Mas não são apenas os cursos da área da saúde que se beneficiam com essa prática. Há espaços adaptados pra todas as carreiras, incluindo as de Humanas e Exatas. Assim, todos saem ganhando!

Aulas interativas e dinâmicas em grupo

Elas dialogam entre si e são, praticamente, a mesma coisa. Afinal, interagir com os colegas de classe e com os professores responsáveis é uma ótima maneira de adquirir conhecimento!

Por meio da promoção de debates, rodas de conversa, palestras e workshops, os alunos podem discutir um tema e mostrar diferentes pontos de vista pra uma mesma situação. Além do conhecimento adquirido, também dá pra se beneficiar a partir do desenvolvimento de habilidades como a oratória, o trabalho em equipe e muito mais.

Como a Pitágoras trabalha esses conceitos?

A Pitágoras é uma instituição com muita tradição no ensino particular. O nosso foco é sempre investir em inovações que possam mesclar, de maneira natural, as metodologias que a gente viu e favorecer o aprendizado de nossos alunos. Além disso, fazer com que eles enfrentem os desafios do recém-formado com muito mais confiança e tranquilidade.

Em todos os nossos cursos, o uso da tecnologia é uma constante. Essa é uma ferramenta fundamental, que alia o letramento digital (uma espécie de alfabetização tecnológica) aos benefícios dessas estratégias para o ensino. Isso porque nem falamos de recursos digitais e exclusivos, como o Canal Conecta, né?

Em caso de dúvidas, fique à vontade pra entrar em contato com a nossa equipe e converse sobre as metodologias aplicadas no curso que você deseja fazer! Vai ser um prazer te atender e bater um papo a respeito das diferentes metodologias da Pitágoras.

Escolha o que mais combina com você!

E aí, gostou de conhecer os métodos de ensino mais populares e eficazes? Com essas informações em mãos, você pode escolher aquele que combina com a sua personalidade, com o seu modo de aprender e com o curso de seus sonhos!

Aqui na Pitágoras, uma das prioridades é mesclar as metodologias citadas de modo eficiente e que favoreça alunos de diferentes tipos de inteligência. Por isso, que tal vir estudar com a gente? Se inscreva no nosso vestibular e aproveite todos os benefícios de nossa instituição!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content