Método Pomodoro: o que é e como pode ajudar?

Método Pomodoro

Desconto nota do Enem

O método Pomodoro é uma estratégia pra administrar o tempo na realização de tarefas com o objetivo de aumentar a concentração. Assim, na prática, ele divide os afazeres em intervalos de 25 minutos. Pra quem está prestando vestibulares e estudando para o Enem, essa ideia pode mesmo ser boa estratégia.

Afinal de contas, muitos alunos têm dificuldades pra estudar, ainda mais em casa, com tantas distrações ao redor, não é?

Criado nos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo, especialista em consultorias e treinamentos, o método Pomodoro tem sido muito adotado em empresas. Mas você pode usar o conceito pra se preparar para os processos seletivos! Assim, vai perder menos tempo e ficar afiado em todas as matérias.

Quer saber mais? A Pitágoras te ajuda! Vem com a gente!

O que é o método Pomodoro?

Você deve estar se perguntando: o que é o método Pomodoro? Será que devemos colocar molho de tomate nas apostilas? Calma que não é nada disso, e a gente te explica tudinho.

Sim, a palavra “Pomodoro” realmente significa tomate em italiano. Mas ela foi usada apenas porque o cronômetro de Cirillo, o inventor da técnica, tinha o formato desse fruto.

Na verdade, a tática é separar um grupo de atividades em pequenos intervalos de 25 minutos, que o autor da estratégia batizou de “Pomodoro”. Durante esse tempo, você deve se concentrar ao máximo, até que o alarme do relógio toque.

Assim, evitam-se os deslizes e desvios que tanto atrapalham quem está na busca por uma vaga no ensino superior.

Como aplicar essa técnica na prática?

Como a gente viu, cada intervalo de 25 minutos consiste em um Pomodoro e, nesse período, você deve se concentrar em alguma atividade sem parar para nada. Depois que acabar o primeiro intervalo, precisa descansar por 5 minutos.

Nessa linha de estudo, você tem que fazer 4 Pomodoros, sempre tirando os 5 minutinhos pra relaxar. Nesse curto espaço de tempo, pode tomar um café, ir ao banheiro, alongar as pernas etc.

Porém, a partir do quinto Pomodoro, sua mente vai estar mais cansada. Por essa razão, é necessário um período maior de pausa: de 15 a 30 minutos.

Nesse tempo de ócio, você pode assistir ao episódio de uma série ou ao trecho de um filme, passear com o cachorro, jogar um game, ouvir um som etc.

Pra facilitar a sua adaptação ao método Pomodoro, preparamos um passo a posso de como focar nos estudos por meio dele. Observe!

Elabore uma lista de tarefas

Nessa tática, o primeiro passo é o planejamento. Diante disso, faça uma lista de matérias que você deseja estudar. Assim, cada uma das atividades deve receber um Pomodoro.

Mas cuidado pra não exagerar! Ou seja, se você pretende estudar durante uma manhã, veja quantos pomodoros cabem no seu tempo disponível.

Comece os circuitos

Depois de mapear os estudos do dia, comece o circuito de Pomodoros. Dessa forma, lembre-se: descanse somente 5 minutos nos primeiros 4 Pomodoros. Esse intervalo é chamado de pausa curta.

Em seguida, do quinto Pomodoro pra frente, você pode dedicar entre 15 e 30 minutos para o relaxamento. Nesse caso, você vai tirar a chamada pausa longa.

Não estenda o Pomodoro

Uma das dicas mais valiosas do método Pomodoro é jamais esticar a sua duração, que é de 25 minutos no máximo.

Dessa forma, se acabar o tempo e você estiver concluindo uma leitura, pare mesmo assim. Descanse e abra um outro período de estudos pra terminar o tópico faltante. O descanso é crucial pra que seu cérebro consiga estar em máxima atividade durante cada Pomodoro.

Tome nota dos motivos das paradas indevidas

No começo da aplicação dessa metodologia, você vai se desconcentrar no meio de um Pomodoro várias vezes. Saiba que isso é normal. Assim, não desanime!

Nessas horas, anote o que causou a sua distração e recomece a contagem de tempo. Afinal, durante a rotina de estudos, é normal ficarmos desatentos. Em outras palavras, sempre tem um cãozinho latindo, um bebê chorando ou alguém passando na rua.

Tour pela prova do Enem

Mas ao escrever quais são as causas dos desvios, você pode criar maneiras de fugir deles. Por exemplo: se for o cachorrinho da família, feche a porta do quarto durante a execução do seu próximo Pomodoro.

Quais são os benefícios do método Pomodoro?

Pra aproveitar melhor os estudos, essa tática deve ainda ser dividida nos 3 pilares do aprendizado: teoria, exercícios e revisão. Assim, crie um dia pra cada um dos tipos de estudo e aplique esse mecanismo em todos eles. Com isso, você vai realmente sentir um avanço enorme na sua pontuação.

Agora que você já sabe como usar o método Pomodoro, vamos ver quais são os benefícios que ele proporciona? Então, é só acompanhar a leitura!

Melhora na produtividade e na capacidade de se concentrar

Com essa técnica, você aproveita sua capacidade mental no maior nível de potência. Afinal, manter-se concentrado por uma hora é difícil. Mas por 25 minutos, é completamente possível. Ou seja, ganha foco e produtividade!

Aumento da motivação

O temporizador ligado conduz nossa mente ao sentido de urgência. Dessa forma, vem aquele sentimento: só tenho 25 minutos, preciso aproveitar cada segundo! Em outras palavras, a tática te ajuda a aumentar a força de vontade e a garra nos estudos.

Redução do cansaço

Ao ter disciplina com os períodos de descanso, você não fica tão cansado ao final do dia. Assim, a tendência é ter mais fôlego e energia pra ampliar as chances de ingressar no ensino superior.

Queda na ansiedade

Uma das principais vantagens do método Pomodoro é que ele ajuda no controle emocional, algo muito importante hoje em dia.

Afinal, você não perde tempo pensando no imenso volume de coisas que tem pra aprender. Ele simplesmente faz uma etapa de cada vez, preocupando-se em concluir Pomodoro por Pomodoro.

Se você olhar todo o cronograma de estudos do Enem ou de um vestibular, fatalmente vai bater um desespero. Por isso, essa estratégia é ótima para combater as crises de ansiedade.

Quais outras técnicas de estudos podem ajudar o aluno?

A adaptação à técnica Pomodoro pode levar de 3 a 4 semanas. Ao final desse período, provavelmente você estará aproveitando bem melhor seu tempo pra se preparar para as provas.

Além disso, é possível adequar o sistema no trabalho. Assim, é viável se cansar menos no expediente e guardar mais energia para o aprendizado.

Mas cada pessoa tem a sua personalidade, não é mesmo? Você pode tentar outras estratégias caso a do Pomodoro não funcione muito.

Também existem vários aplicativos de estudos pra experimentar. A seguir, preparamos uma pequena lista com outras metodologias interessantes!

Releitura

Reler um conteúdo várias vezes é ótimo pra memorização. Aliás, trabalhar a revisão é uma técnica muito usada por quem presta concursos. Nesse sentido, a experiência dos concurseiros pode ajudar àqueles que vão prestar o Enem.

Cada vez que você repete a leitura, enxerga a matéria por um novo prisma. Assim, consegue gravar mais forte o conteúdo na sua mente.

Mapas mentais

Os mapas mentais são excelentes para os alunos com memória mais visual. Nesse caso, você faz balões em diagramas com flechas, bolinhas e demais ícones pra resumir cada matéria.

Pode ser em cartolina com canetinhas ou um arquivo de PowerPoint. Além disso, abuse das cores pra chamar a atenção e dividir cada dado. 

Gravação de áudios

Elabore resumos sobre os assuntos mais difíceis e grave áudios com a sua própria voz no celular. Depois, você pode ouvir enquanto pratica exercícios físicos, no caminho para o trabalho ou até na hora do almoço.

Agora é sua vez de estudar!

O método Pomodoro é uma excelente alternativa pra transformar a disciplina nos estudos em algo realizável. Além disso, essa estratégia aumenta seu foco sem consumir muita energia. Ou seja, você aprende mais cansando menos!

Quer mais dicas para melhorar seu futuro e mudar de vida? Então, leia também nosso post que traz algumas das profissões em alta!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 29

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados