Entenda como está o mercado de trabalho de Psicologia em 2020

mercado de trabalho de psicologia

Fies para medicina Pitágoras
Desconto nota do Enem

O povo brasileiro é reconhecido mundialmente por sua alegria. No entanto, de acordo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), nós somos também o país mais ansioso de todo o planeta. Essa contradição nos leva a uma conclusão: precisamos de mais profissionais capacitados na área de saúde mental para tratar da população — isso torna o mercado de Psicologia cada vez mais forte no país.

O bem-estar e a qualidade de vida de uma nação estão diretamente relacionados à estabilidade emocional daquelas pessoas. Afinal, não podemos nos considerar realmente confortáveis enquanto não estivermos com a mente sã.

Hoje, portanto, mostraremos algumas das razões pelas quais a Psicologia é uma área em expansão no país. Ao longo de nossa conversa, discutiremos também sobre a importância desse profissional nos cuidados com a saúde da população de maneira geral. Boa leitura!

Qual é a importância da Psicologia para a saúde?

Há um velho ditado que nos diz que uma mente sã é igual a um corpo são. De certa forma, isso é verdadeiro. Um emocional desequilibrado pode, por exemplo, gerar uma resposta exagerada do organismo aos estímulos, potencializando a secreção de hormônios originados do estresse e prejudicando o funcionamento dos órgãos.

Além disso, é muito difícil nos sentirmos felizes quando estamos lidando com doenças como a ansiedade ou a depressão. Isso acaba gerando uma reação em cadeia em nossas vidas: é possível que não consigamos nos relacionar com as pessoas, estudar ou dar conta de nossas obrigações.

Como está o mercado de trabalho da Psicologia?

De acordo com uma pesquisa da Vittude, plataforma on-line ligada à saúde mental, e divulgada pela revista Veja, 86% dos brasileiros lida com algum problema de saúde mental. Esse é um número extraordinariamente alto e bastante preocupante, o que demonstra a urgência de mais profissionais qualificados para lidar com esse tipo de questão.

Sendo assim, o mercado para Psicologia estará, em 2020 e nos anos seguintes, aberto para abraçar novos profissionais nas mais diversas áreas. A seguir, veremos algumas das razões que, além do alto número de indivíduos dependentes desse tipo de serviço, explicam o aumento dessa demanda.

Se quiser se aprofundar mais no assunto, no vídeo abaixo, foram discutidas as oportunidades e desafios para os profissionais de Psicologia nos tempos atuais. A conversa foi mediada pelo Jefferson Schroeder com a participação dos acadêmicos da Kroton, Wilson Luconi, Vanilda Rodrigues e Pedro Ferraz.

Quais são as razões para essa melhora no mercado?

Agora, veremos alguns dos motivos que podem explicar a melhora considerável na busca por profissionais da área da Saúde atualmente. Confira!

Terapia mais acessível

O aumento pela demanda de um determinado serviço faz com que ele se torne mais acessível, tanto financeiramente quanto em relação à localização. Esse é, atualmente, o processo pelo qual a terapia está passando. Pouco a pouco, ela se torna uma ferramenta mais democrática e presente em boa parte das cidades, muitas vezes sendo feita, inclusive, pela iniciativa pública, com o financiamento do SUS (Sistema Único de Saúde).

Tour pela prova do Enem

População mais aberta a falar sobre problemas emocionais

Outro fator que contribui para a melhoria da oferta de serviços ligados à psicoterapia é, sem dúvidas, uma maior abertura por parte da população para falar sobre esses assuntos. Gradualmente, o tema saúde mental tem deixado de ser um tabu e está sendo abordado nas mídias, como filmes, novelas e telejornais. Isso favorece, também, o acesso à informação sobre questões como essas.

Fortalecimento de movimentos sociais

Além disso, o empoderamento de certos grupos, como é o caso das mulheres, também fez com que o número de buscas pela terapia aumentasse consideravelmente. Outro fator é o combate a estruturas sociais preestabelecidas — como o machismo, que torna o homem mais propenso, atualmente, a buscar o auxílio desse tipo de profissional.

Maior amplitude de vagas em áreas diferentes

Falando agora sob uma óptica um pouco mais técnica, é possível mencionar também o aumento da possibilidade de haver vagas disponíveis. A Psicologia, hoje, é essencial em uma série de uma série de setores, como no âmbito empresarial e jurídico.

Psicólogos são requisitados em vários ambientes

Ainda falando sobre a possibilidade de vagas diferenciadas, podemos mencionar também a presença cada vez mais comum desse profissional em diversos ambientes. Hoje, o psicólogo está nas escolas, nos hospitais, nas empresas, ou seja, cresce, gradativamente, o número de oportunidades de trabalho para essa carreira.

Aumento do número de estudos de comportamento

Outro fator importante quando falamos sobre a mudança gradativa na realidade do mercado para a Psicologia é a demanda cada vez maior de pesquisas de comportamento. Seja para fins de saúde pública ou até mesmo para o desenvolvimento de propagandas mais certeiras e adequadas, esse profissional está, sem dúvidas, cada vez mais requisitado para esse tipo de serviço.

Alta demanda de profissionais de coaching

Por fim, temos uma ótima opção de empregos para psicólogos com um espírito empreendedor e que, de certa forma, também justifica a melhora do mercado por meio da criação de um novo nicho: o coaching. Esse é um tipo de serviço cada vez mais procurado, especialmente por pessoas de outras áreas, que querem melhorar variados aspectos de suas vidas.

Como escolher o melhor?

O curso de Bacharelado em Psicologia é uma graduação das Ciências Humanas que, como vimos até então, lida com a saúde mental e com questões comportamentais dos pacientes. Aqui, o estudante precisará ter uma formação técnica aliada a um treinamento humanizado, voltado para compreender as particularidades de cada indivíduo e ajudá-lo da melhor forma possível.

Para escolher uma boa faculdade, é essencial estar atento aos seguintes pontos:

  • corpo docente;
  • infraestrutura da faculdade;
  • conceito da instituição no MEC (Ministério da Educação);
  • grade curricular;
  • possibilidade de execução de atividades complementares na faculdade;
  • orientação para estágios;
  • ferramentas tecnológicas e modalidades variadas de ensino.

A Pitágoras é uma instituição que atende a todos esses requisitos com excelência, sendo uma referência na área de Psicologia. Além disso, é possível ingressar nessa faculdade por meio de uma série de programas, como o FIES e o Prouni.

Como podemos ver, o mercado de Psicologia para 2020 é bastante promissor. Além das novas oportunidades de atuação no setor, é possível observar também uma mudança, ainda que gradual, no comportamento da população brasileira frente aos cuidados com a própria saúde mental. Dessa forma, todos saem ganhando!

Está decidido a investir nessa graduação? Conheça, então, algumas dicas interessantíssimas para obter o merecido sucesso na carreira de Psicologia! Com esses direcionamentos, você já começará esse novo episódio de sua vida com o pé direito. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 73

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados