8 dicas para encontrar as melhores faculdades de Engenharia de Produção

melhores faculdades de engenharia de produção

Teste Vocacional Rápido

Quando o assunto é: “faculdades que são valorizadas pelo mercado e com muita tradição e status”, a Engenharia raramente fica de fora. Isso acontece porque essa área é bastante tradicional, traz remunerações bem atrativas e também sempre conta com inúmeras vagas e colocações para os seus profissionais.

Dentre as possibilidades, o curso de Engenharia de Produção desponta como uma ótima alternativa. Com salários médios de R$ 7.789,541, esse profissional atua em setores como gestão de sistemas, indústria, logística, controle de qualidade e muito mais.

Mas, afinal, como podemos escolher entre as melhores faculdades de Engenharia de Produção? Esse é um cuidado indispensável para que o seu currículo se destaque em meio à concorrência e, claro, para que a sua qualificação seja devidamente trabalhada ao longo da graduação. Continue a leitura e confira algumas dicas!

Considere a avaliação do MEC

Na hora de escolher onde estudar Engenharia de Produção, o primeiro passo é buscar a nota das faculdades pretendidas no Ministério da Educação (MEC). Essa é uma pontuação obtida a partir de uma série de critérios, como o desempenho dos estudantes nas provas-teste, a qualidade dos professores e a infraestrutura da instituição.

Fazer essa busca é muito fácil. Siga os passos a seguir:

  • acesse o site do eMEC;
  • clique em consulta avançada;
  • digite e busque o nome da instituição. Pronto!

Além disso, você pode filtrar por curso e, assim, fazer um comparativo entre várias faculdades de Engenharia de Produção. Priorize sempre as que tiverem maior nota e, assim, tenha a segurança de ingressar em uma graduação que seja referência no ensino!

Observe a grade curricular

As principais faculdades de Engenharia de Produção têm uma preocupação especial com a sua matriz curricular. É fundamental que as disciplinas ofertadas sejam claras e tenham uma participação ativa no dia a dia profissional do futuro engenheiro.

Confira, a seguir, algumas matérias que não podem estar de fora da grade:

  • Administração e Economia para Engenheiros;
  • Desenho Técnico Projetivo;
  • Física Geral e Experimental — Energia
  • Engenharia Econômica;
  • Cálculo Diferencial e Integral
  • Métodos Matemáticos;
  • Desenvolvimento de Produtos;
  • Gerenciamento de Cadeia de Suprimentos;
  • Controle de Qualidade;
  • Resistência dos Materiais.

As grades curriculares estão, normalmente, disponíveis nos próprios sites das instituições. Caso não encontre, não deixe de entrar em contato com a faculdade e solicitar esse documento.

Pesquise sobre os professores da instituição

Outra dica importante é pesquisar sobre o corpo docente da faculdade em que você está interessado. Tenha em mente que, ao longo do curso, você conhecerá as principais áreas da Engenharia de Produção e, por isso, é preciso aprender com os melhores!

Novamente, essas informações podem ou não estar presentes no site da faculdade. Caso não estejam, não deixe de entrar em contato solicitando os professores de seu curso e faça uma pesquisa sobre a qualificação de cada um deles.

Confira a reputação da faculdade no mercado de trabalho

Ao escolher uma faculdade de Engenharia de Produção, também é importante verificar como ela é vista no mercado. Para isso, não importa se estamos falando de uma instituição pública ou privada — o que vale é a sua tradição entre os empregadores.

Uma boa forma de verificar esse detalhe é entrando em contato com ex-alunos e descobrindo como o mercado de trabalho aceitou cada um deles. De quebra, você faz novos contatos e ainda aprende mais sobre as possíveis áreas de atuação!

Note quais são os diferenciais oferecidos para os alunos

Todos os anos, muitos estudantes se formam no curso de Engenharia de Produção. Ainda que existam muitas vagas possíveis para essa carreira, é fato que as melhores colocações são destinadas aos profissionais mais qualificados.

Por isso, que tal investir em uma graduação que conte com muitos diferenciais? Eles serão muito importantes para o seu currículo e para o seu preparo para o mercado de trabalho. Na Pitágoras, um bom exemplo é o Aula Destaque, que oferece encontros online e gratuitos, ministrados por professores que são referência em suas áreas de atuação e têm muito a agregar.

Priorize faculdades que valorizem a qualificação

A qualificação profissional é algo que deve ser incentivado desde cedo nas faculdades. Um bom exemplo disso é a preocupação com estágios e com a certificação dos estudantes, algo que pode ser observado na Pitágoras.

Por aqui, o aluno conta com estratégias como as Trilhas de Carreiras — que confere certificados digitais válidos para os alunos! — e o Canal Conecta. Esse portal que ajuda o discente a encontrar as melhores vagas de estágio e emprego em sua área de atuação, antes mesmo de ter o diploma em mãos.

Escolha uma instituição com formas de ingresso variadas

A nossa penúltima dica é sobre as formas de ingresso de uma faculdade. Muitas instituições só oferecem uma alternativa para os estudantes, limitando as suas chances de ingressarem em um curso superior. Por isso, fuja dessa realidade!

Por aqui, há diversas formas de ingresso. Você pode utilizar, por exemplo, a sua nota do Enem ou quem sabe fazer o vestibular online da instituição para garantir a sua vaga. Além disso, há várias bolsas de estudo na Pitágoras para facilitar a sua vida. O seu bolso agradece!

Procure instituições com metodologias inovadoras

Para que uma faculdade seja considerada de qualidade, é essencial que ela faça uso frequente de metodologias inovadoras, como as que utilizam a tecnologia para complementar o ensino. Na Pitágoras, isso é uma realidade que faz parte de toda a graduação.

Vale a pena lembrar, também, que na Pitágoras você pode fazer o curso de Engenharia de Produção semipresencial. Essa é uma alternativa incrível que possibilita muito mais flexibilidade e desenvolve uma série de habilidades do estudante ao longo da graduação!

Agora é com você!

Você já conhece as principais dicas para encontrar as melhores faculdades de Engenharia de Produção. Agora é o momento de agir! Comece a se preparar para o vestibular e dê os primeiros passos a um futuro de muito sucesso.

Para agilizar ainda mais esse processo, que tal se inscrever no vestibular de Engenharia de Produção da Pitágoras? Assim, você já se adianta e pode começar o seu curso o quanto antes. Venha fazer parte dessa equipe!

CAGED, valor sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.